Turismo rural
Curiosidades

Turismo Rural: atividade que movimenta a economia das cidades do interior

O turismo rural cresceu consideravelmente nos últimos anos e se tornou mais uma possibilidade de atividade para movimentar a economia das cidades do interior. No artigo a seguir falaremos mais sobre essa modalidade que abriu um novo e interessante nicho para o campo.

O que é turismo rural?

A busca por tranquilidade e contato com a natureza tem movimentando a economia de cidades do interior através de atividades turísticas. Mas, no que consiste o chamado turismo rural?

De forma resumida, trata-se do conjunto de atividades turísticas realizadas no meio rural, em que há comprometimento com a produção agropecuária. Essas atividades de turismo agregam valor a produtos e serviços e ampliam o alcance da importância do patrimônio cultural do campo.

A oferta turística no âmbito rural não se ocupa apenas de atividades agropecuárias, mas também de valorizar o patrimônio natural do nosso país. Os empreendedores desse segmento turístico devem se atentar para a preservação do meio ambiente e resgate de manifestações e práticas culturais.

O folclore, a gastronomia, os trabalhos manuais, entre outros atrativos, têm grande importância para que o turismo rural cumpra a sua função que se estende para além do lazer.

Turismo rural: conheça os lugares mais procurados

Essa modalidade de turismo se tornou uma das mais procuradas pelos turistas brasileiros e estrangeiros que escolhem nosso país para visitar. Ressaltamos que as experiências vão além de uma simples hospedagem num hotel fazenda, há todo um leque de possibilidades. Para apresentar o turismo rural de forma mais completa e efetiva listamos alguns dos locais mais procurados no Brasil.

Vassouras, Rio de Janeiro

Vassouras era conhecida, no século 19, como a cidade dos barões do café. Isso já explica porque é um ótimo lugar para conhecer mais sobre o estilo de vida dos poderosos do café desse período. Essa cidade fica situada na região do Vale do Café, interior do Rio de Janeiro.

Ficou curioso para saber como era o estilo de vida das famílias cafeeiras locais? Então visite a Casa da Hera, por lá você encontra o mesmo mobiliário e o estilo de organização da época. Passeando pelas ruas de Vassouras e observando a arquitetura, você vai sentir que viajou no tempo.

Na área rural da cidade há diversas fazendas abertas para a visitação. Uma dica é a fazenda “Cachoeira Grande”, de 1820, que possui antiguidades e relíquias com destaque para um piano alemão de 1803. No mês de julho a cidade realiza o tradicional Festival do Vale do Café.

Cabaceiras, Paraíba

A pequena cidade de Cabaceiras tem pouco mais de cinco mil habitantes e está situada a 180 km de João Pessoa, capital paraibana. Com o título de “Hollywood brasileira”, já foi o cenário de mais de 25 filmes, incluindo o grande sucesso “Auto da Compadecida”.

O Lajedo de Pai Mateus, uma formação rochosa com mais de cem blocos de granito, é uma das grandes atrações para os turistas. Há inscrições rupestres e sítios arqueológicos no local. Outro ponto turístico interessante é o monumento natural Saca de Lã.

Anualmente, em junho, acontece na cidade a festa do Bode Rei para celebrar a matéria-prima mais utilizada por lá, o couro de bode. Nessa festa é possível se deliciar com as comidas à base de leite de cabra e carne de bode, além de conferir a exposição de caprinos. Tire um tempo para conhecer as construções antigas e as casinhas coloridas.

Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo

Para quem deseja conhecer a cultura country brasileira, a dica é visitar a cidade de Venda Nova do Imigrante, no interior do Espírito Santo. A economia local é voltada quase que totalmente para a produção cafeeira. Em torno de 90% das propriedades rurais da cidade trabalham com café.

O turismo rural foi iniciado na cidade em 1987 e, desde então, só cresceu. Ao todo, 70 propriedades e 300 famílias investem nessa modalidade para o seu sustento. Essa cidade é considerada como a grande referência do agroturismo. Visitando-a é possível acompanhar de perto a produção de alimentos e conhecer melhor o cotidiano agrícola. É uma forma interessante de se conectar com a natureza.

Na cidade há 17 casas coloniais do século 19, a mais antiga delas é de 1825. Para quem embarcar nesse turismo rural, fica a dica de conhecer também a cachoeira do Alto Bananeira que possui sete quedas.

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

A cidade de Bento Gonçalves detém o título de capital brasileira da uva e do vinho. A Serra Gaúcha é responsável por nada menos do que 85% da produção de vinho nacional. Um excelente destino para quem é apaixonado por vinho, fica a dica de conferir a Avaliação Nacional de Vinhos e o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil.

A imigração italiana teve grande relevância para a formação dessa cidade e para preservar essa história foi criado o Parque Temático Epopeia Italiana. A ideia é que os visitantes conheçam a forma de vida dos italianos da região no período da imigração.

O turismo rural é uma modalidade de turismo que permite o contato com a natureza e a aquisição de novos conhecimentos!

Fonte imagem: pixabay.com