Primavera
Curiosidades

Dicas para aumentar a produtividade na Primavera

A produção rural durante a primavera pode apresentar certo declínio devido às condições climáticas específicas dessa estação. O ideal é que os produtores rurais se preparem para passar por esse período com o mínimo de impactos possível. Continue lendo e confira boas dicas! 

Primavera: dicas para elevar a produção na estação

A primavera é uma estação climática complicada para os produtores rurais pelo fato de apresentar um regime de chuvas geralmente irregular e amplitudes térmicas que comprometem algumas culturas. No entanto, essas adversidades podem dar lugar para um aumento da produção, basta se atentar para as dicas abaixo!

1 – Dedique-se ao preparo do solo

Para garantir o aumento da produtividade na fazenda, é recomendável se dedicar ao preparo do solo. É comum que, durante essa estação do ano, a umidade se torne um pouco escassa, de maneira que haverá pouca água disponível no solo para o desenvolvimento das culturas. A água é fundamental para que diferentes culturas cresçam e se desenvolvam ao longo do ano. 

A realização de um bom manejo, antes de dar início ao processo de semeadura, contribuirá para aumentar a safra na produção seguinte. Também é indicado que seja realizada uma avaliação laboratorial do solo para detectar se há alguma necessidade nutricional, se precisa de adubação ou corretivos para tornar o solo potencialmente mais produtivo. O solo tem necessidades bem diferentes ao longo do ano, sendo importante fazer o seu preparo e análise constantemente. 

2 – Sistema de irrigação

Um bom sistema de irrigação é um grande aliado para aumentar a produtividade, pois ajuda a combater os efeitos negativos da eventual falta de chuvas que é comum na primavera. A irrigação artificial permite aproveitar com mais assertividade a janela de plantio dessa estação. 

Antes de optar por um sistema de irrigação, é válido considerar com quais variedades você trabalha e qual é o regime de água que elas demandam para escolher uma alternativa que se encaixe em suas necessidades. Lembre-se que o sistema escolhido precisa estar alinhado com as necessidades das variedades cultivadas. 

3 – Controle de pragas e doenças em restos de cultura

Muitos agricultores usam a estratégia de realização do plantio direto sobre a palhada da cultura anterior para reduzir os problemas decorrentes da redução de umidade, tem ainda a vantagem de proteger as sementes das enxurradas e das temperaturas muito elevadas que podem vir na sequência.

No entanto, é fundamental que, ao adotar esse sistema para elevar a produtividade, o agricultor, realize um controle efetivo de pragas e doenças que podem se manter na palhada da cultura anterior. Quando esse cuidado não é tomado, há o risco de comprometer a safra seguinte devido à presença de ervas daninhas. Inspecione sempre os restos utilizados para impulsionar a produção. 

4 – Pulverização precisa

A tendência é que a primavera seja uma estação cada vez mais quente, com temperaturas acima do normal, algo que contribui para o aumento da presença de pragas nas lavouras. Para evitar o replantio, é crucial manter o controle do aumento das pragas com o uso de defensivos, porém, da forma correta para ter excelentes resultados. 

Ter um planejamento de como utilizar os defensores corretamente é imprescindível para não comprometer a qualidade do solo e evitar dar brecha para que pragas devastem o seu trabalho. Estar preparado para os desafios da primavera é crucial para não ser pego de surpresa por situações que podem sair do controle, como pragas inesperadas. 

5 – Faça escolhas assertivas de variedades para plantio

Quer passar pela primavera com sucesso na produção da sua fazenda? Então, é importante saber escolher as variedades corretas para o plantio de acordo com as características dessa janela de plantio especificamente. 

Se as previsões para a primavera forem de pouca chuva, busque por sementes com boa resistência à estiagem ou que sejam bastante resistentes a fortes chuvas, caso seja essa a previsão. Para anos em que a janela de plantio da primavera é curta, recomenda-se optar por sementes precoces. Se tiver dúvidas, você pode consultar um agrônomo para obter dicas e, até mesmo, uma consultoria focada nas características da sua propriedade. 

Primavera também é tempo de produtividade

A estação do ano que é vista como um período de dificuldade por muitos agricultores pode ser um excelente período de produtividade, no entanto, é fundamental se atentar para as especificidades dessa época. O regime de irrigação precisa ser adequado às necessidades das variedades cultivadas, assim como as sementes devem atender às exigências dessa estação do ano.

Quando há planejamento prévio e manutenção constante ao longo da janela de plantio da primavera, é possível obter ótimos resultados. Coloque essas dicas acima em prática e analise a produtividade das suas safras seguintes. Com cuidado e atenção é possível ser um ótimo produtor, mesmo durante a primavera. 

Gostou de saber mais sobre como aumentar a produtividade da sua fazenda na primavera? Comece a colocar em prática e perceba os bons resultados! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/