Criação de caprino
Agronegócio

05 Dicas para iniciar uma criação de caprinos

A criação de caprino vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil e pode ser uma excelente oportunidade de empreendimento rural. No artigo a seguir listamos 05 dicas para quem está considerando investir nesse segmento.

Criação de caprino: excelente oportunidade de negócio

Criar cabras e bodes pode ser bastante lucrativo, haja vista que eles geram dois produtos bastante rentáveis: carne e leite. Embora tenham uma aparência frágil, os caprinos são muito resistentes, adaptando-se bem ao clima extremamente quente da região nordeste, parte do Brasil que concentra o maior número desses quadrúpedes. Sua rusticidade permite que se desenvolvam bem em diferentes climas e condições.

05 Dicas para começar uma criação de caprino

Sendo uma das atividades mais profícuas do agronegócio brasileiro atual, a criação de caprinos pode representar uma oportunidade de consolidação no mercado. Para quem está considerando investir nesse setor, listamos 05 dicas especiais para alcançar o sucesso.

1 – Atenção para a escolha dos caprinos

A escolha dos animais que comporão seu rebanho tem forte impacto para o sucesso da criação. O mais indicado é dar preferência para os caprinos puros que têm maior capacidade produtiva. O criador deve ainda se atentar para o porte e aprumo dos animais. Os ligamentos precisam ser fortes e os úberes volumosos.

Caprinos com carga genética são mais caros, no entanto, oferecem melhor resultado para o caprinocultor. Tais animais devem ser registrados em órgãos devidamente credenciados pela ABCC (Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos). Essas observações são relevantes para dar início a uma criação com animais fortes e com mais oportunidades de lucros.

2 – Conheça as finalidades das raças

A criação de caprinos pode ter três objetivos distintos: produção de carne, produção de leite e produção de ambos. Dependendo dos objetivos da criação, uma ou outra raça é mais interessante. Aqueles que estão buscando se tornar criadores de caprinos devem estudar mais sobre os animais antes de iniciar a criação.

Uma raça que vem ganhando destaque por sua dupla aptidão, ou seja, boa produção de leite e carne, é a Anglo-Nubiana. Criadores que desejam focar na produção de carne devem conhecer melhor a raça Boer. No âmbito da produção de leite, se destacam as raças Alpina e Saanen.

A compra das matrizes e reprodutores depende dos objetivos da criação. Por isso, antes de pesquisar o preço dos animais é importante decidir qual será o direcionamento da criação. Assim como em qualquer negócio, é fundamental fazer um bom planejamento antes de investir.

3 – Coloque os investimentos em infraestrutura na ponta do lápis

Iniciar uma criação de caprinos tem um custo relativamente baixo, no entanto, é importante que os futuros criadores coloquem esses custos na ponta do lápis. Para que os animais tenham um bom ritmo produtivo, é essencial que estejam num ambiente agradável, seguro e propício ao seu desenvolvimento.

A estrutura oferecida deve garantir conforto e bem-estar para os animais. É importante que haja baias para o alojamento dos caprinos e uma área coberta para a proteção do rebanho do sol intenso e das chuvas.

Uma alternativa interessante é a construção de uma área com piso ripado com sarrafos de 3 centímetros (espessura) por 5 centímetros (largura). É importante que haja um espaçamento de 2 centímetros entre os sarrafos e de 1,0 centímetro em relação ao solo.

4 – Alimentação da criação

Os cuidados com a alimentação dos caprinos se refletem em animais fortes e com grande capacidade produtiva. As plantas arbustivas com folhas largas, como o feijão-guandu, são excelentes alternativas para fortalecer os caprinos. As forrageiras como as gramíneas também podem ser boas opções.

Durante o período da seca, os caprinos podem ser alimentados com silagem e feno. O plantel permanece forte e saudável. Os grãos funcionam como um ótimo complemento nutricional para os caprinos. Além de manter os animais numa dieta balanceada, é essencial se atentar para o fornecimento abundante de água limpa e fresca.

5 – Reprodução

Quem deseja investir na criação de caprinos deve conhecer um pouco sobre a reprodução desses animais. As raças caprinas de origem europeia, por exemplo, começam a se reproduzir com apenas quatro meses de vida.

No entanto, ainda que possa se iniciar a reprodução nesse período, não é recomendável. O ideal é esperar até que esses animais tenham mais idade para que estejam mais bem formados.

Sendo assim, é necessário manter os machos separados das fêmeas, evitando que a reprodução se inicie em um momento em que os animais não estão totalmente preparados para isso.

A partir dos três meses dos caprinos já é indicado separá-los, senão as coberturas começam cedo e a saúde dos seus animais pode ser comprometida. É uma forma de preservar a saúde reprodutiva do seu plantel em médio e longo prazo.

Com essas dicas você poderá dar início a sua criação de caprinos com grande potencial de sucesso!

Fonte imagem: pixabay.com