Ranch Sorting
Curiosidades

Ranch Sorting: entenda como funciona o esporte

Ranch Sorting
Ranch Sorting – Conheça esse esporte

 

A modalidade esportiva country Ranch Sorting foi criada entre 2006 e 2007, nos Estados Unidos, e já conta com um número significativo de adeptos. Consiste em uma versão esportiva de apartação de gado e deve ser praticada em duplas, em muitos casos, compostas por familiares. Continue acompanhando para entender melhor como esse esporte funciona.

O que é Ranch Sorting?

Em pouco tempo de existência, essa modalidade já entrou para a lista dos principais esportes equestres existentes, em especial entre os criadores de cavalos da raça Quarto de Milha, bastante indicados para apartação. Os competidores participam em duplas e devem ordenar 10 cabeças de gado de acordo com a indicação numérica solicitada. 

O local em que a competição é realizada deve ter dois currais, em um deles ficam as 10 cabeças de gado numeradas, de 1 a 10, e no outro a dupla. Antes da prova começar, o locutor indica um número, que pode ser 3, por exemplo. Assim, a dupla participante deverá ordenar as cabeças de gado de acordo com esse número indicado. Neste exemplo ficaria assim: 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0, 1, 2. 

Vence a competição a dupla que conseguir organizar as cabeças de gado de acordo com esse número em menos tempo. É fundamental que animais de rodeio participantes estejam ordenados na ordem certa, caso contrário é considerado o desempenho é considerado como SAT (Sem Aproveitamento Técnico). A dupla pode ser punida com SAT também se utilizar força desnecessária ou agredir os animais participantes.

Quais são as regras do Ranch Sorting?

Assim como outras modalidades de rodeio esportivo, o Ranch Sorting conta com algumas regras que vamos explicar melhor abaixo. 

Tempo limite 

A ordenação do gado, de acordo com o número previamente escolhido, deverá acontecer dentro de um tempo limite, que pode ser de 60, 75 ou 90 segundos. O organizador da prova é que determina de quanto será esse tempo. 

Configuração da pista de Ranch Sorting

A competição deve ser realizada em uma pista com formato de “8”, cujo diâmetro pode variar entre 15 e 18 metros. Há uma abertura entre as duas partes que compõem o 8, com altura entre 3,87 e 4,70 metros. 

Procedência do gado

O gado a ser apartado nessa competição de rodeio deve ter origem europeia ou industrial, pois esses animais costumam ter mais respeito pelos cavalos, tornando a atividade mais segura. Animais de raças como Nelore e Gir não indicados, já que podem se tornar um tanto agressivos.

Competições em que participam crianças ou indivíduos pouco experientes devem utilizar gado treinado e comprovadamente manso para reduzir as chances de acidentes. No entanto, nas competições com viés mais profissional, o gado a ser usado tende a ser mais difícil de manejar para exigir mais esforço das duplas. 

Divisão em modalidades

O Ranch Sorting pode ser dividido em modalidades de rodeio que são: Aberta, Amador e Master. 

Handicap

Como o Ranch Sorting é considerado um dos esportes em família country, mas também uma competição de nível profissional, foi criada a qualificação de Handicap, que nada mais é do que a avaliação do grau de experiência do competidor para encaixá-lo na categoria mais indicada de acordo com o seu desempenho. 

O HC, como também é chamado, é um identificador numérico cuja função é deixar aparente o nível de experiência do indivíduo. Os competidores devem preencher um formulário com alguns dados para que seja possível compreender qual é a sua experiência em apartação e também quais são seus interesses competitivos. Os profissionais estão reunidos na divisão #14. 

Cavalos de Ranch Sorting

Mencionamos que os cavalos Quarto de Milha são bem avaliados para essa modalidade esportiva, no entanto, não existem regras. Até equinos classificados como Sem Raça Definida (SRD) podem ser escalados para realizar essas atividades de apartação. O treinamento dos cavalos é fundamental para ter um bom desempenho e a dica é evitar treinar apenas com gado manso.

O cavalo precisa estar acostumado a um gado mais xucro para não se assustar em um momento de competição. É fundamental que o cavalo treine com animais menos mansos do que os que estarão disponíveis na arena. Além da apartação, os equinos devem ser preparados para fazer a condução do gado para o local desejado. 

Esporte para a família 

Alguns esportes do universo country são indicados para a prática em família, como é o caso do Ranch Sorting, que permite uma aproximação maior entre familiares. Afinal, disso depende o bom resultado para fazer com que o gado se posicione de acordo com a ordem numérica solicitada. 

É também uma boa prática para quem trabalha diretamente com animais e precisa tornar esse contato menos difícil. Os praticantes devem atentar para a questão de que não se trata de agir com força sobre os animais, mas sim com respeito e técnica. 

Já conhecia o Ranch Sorting? O que acha desse esporte? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!

Copyright:https://www.shutterstock.com/