Como limpar um tênis de couro?

Tênis de Couro
Dicas de como limpar um Tênis de Couro

 

O tênis de couro faz parte dos looks de muitos cowboys e cowgirls, se você também é adepto de usar esse item precisa saber como fazer a limpeza corretamente, evitando danificar o material. Calçados de couro geralmente demandam um investimento financeiro mais significativo, de maneira que é essencial cuidar bem deles para garantir sua durabilidade. Vamos conferir como fazer essa limpeza?

Dicas de como limpar tênis de couro sem danificar o material

Usou seu tênis country de couro e agora precisa limpá-lo? Então você veio ao lugar certo, pois vamos ensinar as formas corretas de eliminar a sujeira sem estragar seu calçado. São técnicas bastante simples que vão deixá-lo como novo.

Flanela macia

Nos casos em que o tênis couro não está muito sujo, é possível fazer a limpeza usando apenas uma flanela macia. Passe o tecido delicadamente sobre a superfície do calçado para remover os resíduos. Não faça movimentos de vai e vem, passe a flanela em um único sentido. Assim você evita espalhar mais a sujeira no calçado.

Limpeza com escova úmida

O tênis de couro jamais deve ser mergulhado em água, pois isso fragiliza o material durante o processo de evaporação. O ideal é passar sobre o calçado uma escova úmida com um pouco de sabão neutro. Esfregue a sujeira com suavidade até que esteja completamente removida. 

Para terminar o processo de limpeza do seu calçado, você deverá passar sobre ele um pano úmido, a ideia é remover os resíduos de sabão. Preste muita atenção para que não fique sabão no couro, isso pode danificar o calçado. Essa dica é ideal para os casos em que o tênis está realmente sujo. 

Limpeza de tênis branco de couro

Você precisa limpar um tênis branco couro e não tem ideia de como fazer isso sem estragar o material e obtendo um nível elevado de limpeza? Então confira o tutorial, passo a passo, que apresentaremos abaixo. É bem mais fácil do que você imagina!

Materiais necessários

  • Pasta de dente branca
  • Escova de dente
  • Pano limpo e seco
  • Pano limpo e úmido
  • Recipiente contendo pouca água

Como fazer

Passo 1 – Use o pano limpo e seco para remover o pó da sujeira do seu tênis.

Passo 2 – Umedeça outro pano limpo e macio, deve estar apenas úmido para não molhar demais o calçado. Passe-o sobre o tênis para remover a sujeira mais superficial.

Passo 3 – Nas manchas mais persistentes você deverá aplicar pasta de dente branca. 

Passo 4 – Use a escova de dente para esfregar a pasta branca sobre as manchas.

Passo 5 – Umedeça outro pano macio e limpo para remover a pasta de dente do tênis. 

Passo 6 – Use o pano seco e limpo para secar o seu calçado. 

Seguindo esses passos você consegue limpar o seu calçado e se livrar de manchas de sujeira. 

Comprando produtos de limpeza

Ao comprar um tênis de couro leia com atenção as recomendações do fabricante quanto à forma correta de limpar o calçado. Se desejar usar produtos industrializados para a limpeza, compre itens específicos para uso em couro, evitando usar um produto que possa causar danos irreparáveis ao material. 

Impermeabilizantes

Para que o tênis de couro masculino ou feminino não estrague ao ser usado em dias de chuva, é importante fazer a impermeabilização do material para evitar a absorção de água pelo mesmo. Compre produtos indicados para essa tarefa e aplique no calçado antes do primeiro uso. Esse pequeno cuidado evita uma série de problemas no futuro. 

Dicas para higienizar a palmilha do seu tênis

Saber higienizar as palmilhas dos tênis de couro feminino e masculino também é importante para evitar o surgimento de odores ruins. De maneira geral, as palmilhas podem ser lavadas na máquina de lavar. Se preferir, você poderá lavá-las à mão com água e sabão, use uma escova para esfregar. 

Caso o mau odor ainda se mostre persistente, a dica é colocar as palmilhas dentro de uma caixa junto com um pouco de bicarbonato de sódio durante algumas horas. Em seguida, você deverá esfregar novamente para reforçar a limpeza e remoção do que causa o cheiro desagradável. 

Importante: limpeza dos cadarços

Cadarços sujos dão uma aparência ruim para os tênis, então, é bem importante manter a sua limpeza em dia. Você poderá levar os cadarços para lavar na máquina, nesse caso, o ideal é colocar o item dentro de um saquinho especial. Essa proteção evita que os cordões desfiem pelo contato com a máquina e outras peças. 

Como remover chiclete da sola do tênis?

Pisou em um chiclete e não faz ideia de como removê-lo da sola do seu tênis de couro? A dica é bem simples, use um cubo de gelo. Esfregue o gelo na sola para que a goma endureça. Em poucos instantes ele irá soltar sozinho da sua sola.

Com esses cuidados, o investimento realizado para comprar um tênis de couro vale muito mais a pena, pois o calçado irá durar por anos e com uma aparência de novo.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/