Sobremesa de Natal
Curiosidades

Sobremesas de Natal: confira algumas opções com produtos diretamente da roça

Já pensou qual sobremesa de Natal estará na sua mesa neste fim de ano? Se ainda não, temos um convite especial para te fazer, que tal conferir receitas feitas com produtos diretamente da roça? Vale a pena conferir essas opções para encontrar uma que será ideal para a sua celebração!

Sobremesa de Natal: confira receitas com produtos diretamente da roça

Receita de doces caipira pode ser o que estava faltando para completar o seu menu de jantar e almoço de natal. Abaixo selecionamos receitas cheias de sabor que tem como diferencial utilizar produtos diretamente da roça. Vamos começar?

Receita de Pudim da Roça

Uma sobremesa cheia de sabor e personalidade, para incrementar o pudim nada melhor do que ovos caipira, daqueles bem amarelinhos!

Ingredientes

4 ovos caipiras inteiros

1 lata de leite condensado

1 lata de leite integral (utilize a lata de leite condensado como medida)

½ colher de chá de amido de milho

Calda

1/3 de xícara de chá de água

1 xícara de chá de açúcar

Como fazer

Calda

Para fazer a calda você irá precisar de uma forma de 19 cm de diâmetro com furo no meio. Adicione o açúcar e derreta totalmente, mexa sempre até observar que os torrões de açúcar sumiram. Ao perceber que está quase dourado, vá pingando a água até que fique douradinho e o caldo grosso. A calda deverá ser reservada.

Pudim

Todos os ingredientes do pudim devem ser colocados no liquidificador e batidos juntos. Despeje a mistura naquela forma previamente reservada e leve para assar em banho-maria em forno médio de 180°.

Tampe com papel alumínio por um tempo de 50 minutos. Depois desse tempo, remova o papel e deixe assar por mais 20 minutos para que fique dourado. Deixe esfriar e desenforme, leve para gelar por aproximadamente 5 horas.

Receita de Bolo de Curau de Milho

Outra receita tradicional no universo caipira como o pudim e o doce de leite, o bolo de curau de milho não pode faltar nas suas festas de fim de ano!

Ingredientes

3 latas de milho verde

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de sopa de fermento em pó

4 ovos

1 xícara de trigo

3 xícaras de chá de leite

1 3/4 de xícara de açúcar

250 gramas de queijo frescal

1 pitada de sal

100 gramas de coco ralado

300ml de leite de coco

Como fazer

No liquidificador, você deverá bater o milho verde e o leite de coco até chegar a uma textura de pasta bem cremosa. Os outros ingredientes deverão ser adicionados, bata até que esteja bem homogêneo. Em uma forma quadrada untada, despeje a massa e leve para assar no forno quente até que esteja dourado. Depois é só servir.

Receita de Doce de Leite da Fazenda

Certamente essa sobremesa não pode faltar no seu Natal com ares caipira.

Ingredientes

2 litros de leite (precisa ser o de saquinho porque senão não dará o ponto)

6 xícaras de açúcar (cerca de 600 gramas)

1 pau de canela

5 cravos em pau

Suco de 1 limão pequeno

Como fazer

O leite misturado ao açúcar deverá ser levado ao fogo médio-alto numa panela grande, se desejar pode usar a panela de pressão. Não tampe, deixe levantar fervura e acrescente o suco de limão, os cravos e a canela. Espere ferver até que seja reduzido pela metade, mexa apenas quando a mistura subir muito para que não derrame.

A cor do doce é que dará o ponto certo, você pode escolher se prefere mais claro ou mais escuro. O doce fica com grumos quando está pronto, a calda fica fina, parece ambrosia sem os ovos. Você pode conservar seu doce de leite caipira em potes de vidro na geladeira.

Receita de Arroz Doce Caipira

Ingredientes

1 xícara de chá de arroz

2 ½ litros de leite

½ litro de água

1 pedaço de canela em pau

1 colher de sopa de raspas de limão

1 pacote de coco ralado

½ kg de açúcar

Casca de 1 limão

Canela-da-China em pó a gosto

Como fazer

A xícara de chá de arroz lavado deverá ser pré-cozida e escorrida em ½ litro de água com a casca de 1 limão e com a canela em pau. O tempo de cozimento é de cerca de 10 minutos em fogo médio. Vá adicionando aos poucos 2 ½ litros de leite, mexendo de vez em quando durante uma hora e meia em fogo médio.

O caramelo deverá ser feito derretendo ½ kg de açúcar em fogo médio por cerca de 10 minutos ou até chegar à cor do caramelo. O caramelo deverá ser misturado ao arroz, acrescente 1 pacote de coco seco ralado de 100 gramas. Polvilhe então a canela em pó e as raspas de limão.

Receita de Brigadeiro Caipira

Ingredientes

1 lata de leite condensado

350 gramas de paçoca (daquelas tipo rolha)

4 colheres de sopa de chocolate em pó

2 colheres de sopa de margarina

1 lata de creme de leite

Como fazer

O leite condensado, o chocolate em pó e a margarina deverão ser cozidos em fogo médio numa panela. Mexa bem até que engrosse. Espere até que esteja morno e acrescente o creme de leite.

Num refratário de tamanho médio, intercale camadas de brigadeiro e de paçoca previamente esfarelada. Você deverá terminar com a paçoca. Deixe na geladeira por 2 horas e sirva.

Com essas dicas de receita não tem desculpa para não ter uma sobremesa caipira deliciosa no natal!

Fonte imagem: pixabay.com