Avicultura
Agronegócio

Avicultura: descubra mais informações sobre esse ramo do agronegócio

A avicultura é um ramo focado na produção de alimentos com destaque para carne e ovos. Esse setor vem se destacando na economia e pode representar um excelente investimento para quem deseja se inserir nesse mercado. Continue lendo para entender mais a respeito.

O que é avicultura?

Um dos ramos do agronegócio que mais cresce, a avicultura se caracteriza pela criação de aves com foco em produzir alimentos, especialmente carne e ovos. Embora o frango seja a principal espécie criada, esse é um setor que abrange outras possibilidades, como gansos, patos, perus, avestruzes e codornas. A atividade está dividida em áreas, sendo as principais a avicultura de corte e a avicultura de postura.

A divisão se deu pelo fato de que a chamada “dupla aptidão” – animais que podem ser destinados tanto para produzir carne quanto ovos – têm resultados piores quando comparado com a especialização em uma das atividades. Inclusive, há linhagens selecionadas para atender cada área com mais eficiência.

Avicultura de corte: produção de carne

Em uma fazenda de avicultura de corte, as aves são criadas até chegarem ao peso de abate. Em seguida, a carne é devidamente processada e comercializada. A alta demanda fez dessa área do agronegócio uma das mais organizadas e desenvolvidas no tocante à tecnologia. Há amplo cuidado, desde a seleção do material genético até a chegada do produto à mesa do consumidor.

No início da difusão dessa atividade no mercado nacional, um lote de aves levava cerca de seis meses para estar pronto para a comercialização. Hoje em dia, esse tempo médio caiu para apenas 40 dias. Dentre os fatores que possibilitaram esse dinamismo estão os avanços tecnológicos em genética, ambiência, nutrição e sanidade. Os modelos de criação, bem como as técnicas de manejo, também foram modernizadas.

Manejo das aves de corte

O criador de aves de corte deve estar ciente de que a primeira semana de vida dos animais representa mais de 16% do tempo de criação. Logo, essa é a fase mais crítica do processo de produção de carne de aves. É o período que terá maior influência no desempenho dos animais no fim do ciclo produtivo.

O Brasil é o terceiro maior produtor de carne de frango do mundo, com um total de mais de 13 milhões de toneladas por ano. Nosso país exporta a carne de frango para mais de 150 países.

A avicultura é responsável por empregar mais de 3,5 milhões de trabalhadores. Esses dados são da Embrapa e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Esses são motivos mais do que suficientes para realizar o manejo adequado da criação de aves, assim há grandes chances de ter um ótimo retorno.

Preparo da granja para a chegada das aves

O manejo das aves na primeira semana é muito importante, então é essencial preparar o galpão para a sua recepção. O galpão deve passar por pelo menos 10 dias de vazio sanitário para que tenha as condições adequadas para receber os pintinhos.

Os bebedouros devem ser devidamente higienizados e estar em funcionamento. Os comedouros, onde no futuro haverá milho, também precisam ser abastecidos. Ocupe-se do pré-aquecimento do aviário e confira se a ventilação mínima está funcionando. O ideal é estabilizar a temperatura e a umidade relativa (UR) por pelo menos 24 horas antes dos animais chegarem.

A temperatura na parte interna do galpão deve ser conferida cerca de 2 a 3 horas antes da chegada dos animais, deve estar em torno de 32°C. Ofereça para os animais cama de bom material e com altura de 8 a 10 cm. Se for uma cama reutilizada, é importante distribuir pelo menos 2 cm de espessura de material novo.

A contagem e pesagem dos animais devem ser feita no momento do alojamento. Tal procedimento pode ser utilizado com a finalidade de separar os animais que têm algumas deformidades, sejam de pernas, bico ou alterações que possam prejudicar o seu desenvolvimento.

O desempenho do lote depende da qualidade dos pintinhos. Compre animais de fornecedores idôneos que tenham registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e realizem eficiente controle sanitário eficiente.

Avicultura de postura: produção de ovos

Nessa área, o foco produtivo está nos ovos, ou seja, as aves são criadas para a postura. As aves utilizadas para essa finalidade são chamadas de poedeiras. Os ovos podem ser utilizados tanto para o consumo quanto para a reprodução. Ambos os mercados são promissores com boas oportunidades.

No caso dos ovos para reprodução, é necessário que eles sejam “galados”, ou seja, sejam fertilizados pelo galo (macho). Por sua vez, os ovos para consumo não demandam a presença do macho para sua produção. Analisar esses pontos é determinante para direcionar qual rumo tomar se for se dedicar à avicultura de postura.

O setor de avicultura vem crescendo consideravelmente sendo um ótimo investimento no agronegócio!

Fonte imagem: pixabay.com