os melhores tipos de ervas de terere
Curiosidades

Conheça as melhores ervas de tereré disponíveis hoje no mercado

os melhores tipos de ervas de terere
Entenda quais são os tipos e as melhores ervas de tereré atualmente

Que tal conhecer mais sobre as melhores ervas de tereré disponíveis no mercado e escolher a sua favorita? Continue lendo para saber mais sobre essa bebida que consiste em uma infusão de vários tipos de ervas em água fria, perfeito para um dia de verão, e que é uma tradição nos estados do Paraná, Mato Grosso de Sul e Rio Grande do Sul.

Qual é a diferença entre tereré e chimarrão? 

É importante esclarecer que tereré e chimarrão não são a mesma coisa, a principal diferença entre as duas bebidas, que têm como base ervas, é a temperatura. O tereré é uma bebida fria que pode ser bastante refrescante no verão, enquanto o chimarrão é uma infusão de erva mate em água quente ideal para o inverno.

Ervas de tereré: quais são as melhores opções do mercado? 

Podendo ser grafada como tereré ou tererê, essa é uma bebida bastante tradicional na região centro-oeste do Brasil. Se você aprecia ou está ainda conhecendo os segredos do sabor construído por várias ervas tereré diferentes em água fria, vai gostar de conferir as dicas que listamos a seguir sobre as opções disponíveis no mercado. 

Melhores ervas de tereré

Saiba quais são as melhores opções para o seu tereré e deixe a sua bebida ainda mais saborosa.

Erva-mate tradicional de moagem fina

O tipo de erva-mate mais comum de ser encontrado no mercado possui uma textura mais fina devido ao fato de ter passado por um processo de moagem mais rigoroso que não deixa galhos da planta. Dentre as opções da lista, essa é a que mais guarda semelhanças com a erva de chimarrão, podendo ter um fundo de sabor amargo. A dica para quem apostar nessa erva é ficar atento que, após uma semana armazenada, ela pode perder seu sabor característico. 

Erva-mate crioula grossa

Essa versão da erva-mate para tereré conta com cerca de 30% de galhos e pó e 70% de folhas, tornando o seu sabor final mais palatável por ser menos amargo. Além disso, é uma alternativa que não entope a bomba.

Erva-mate pura folha

O nome dessa versão faz referência ao fato de utilizar como base a folha pura da erva, chegando a um sabor mais marcante que permanece mais tempo no paladar. Os apaixonados por tereré mais tradicional têm mais inclinação para esse tipo de erva, contudo, vale a ressalva de que ela demanda cuidados de conservação. A embalagem deve ser mantida bem fechada para não perder o seu aroma.

Erva-mate composta com outras ervas

Para aqueles que desejam um sabor mais rico em sua erva para tereré, recomendamos a versão composta, em que a erva-mate passa pelo processo de trituramento e, em seguida, é misturada com outras ervas, chegando a um resultado de sabor diferenciado. É possível sentir tanto a erva-mate quanto as outras ervas, que podem ser boldo, erva doce, burrito, menta, entre outras.

Erva-mate com sabores artificiais

Nos últimos tempos, as versões com sabores artificiais, como abacaxi, tutti-frutti, maracujá, cereja, entre outras, têm feito sucesso entre os mais jovens. Esses produtos são desenvolvidos com alterações de aroma e sabor, sendo que em alguns casos há a adição de açúcar, podendo torná-lo contraindicado para diabéticos.

Algumas versões trazem combinação de ervas medicinais e aromáticas com ervas artificiais, então, se você preza pelas versões plenamente naturais, é interessante ler com atenção o rótulo do produto antes do consumo. 

Confira, a seguir, algumas dicas sobre as ervas artificiais de maior sucesso no mercado:

Erva-mate sabor tutti-frutti: a preferida dos mais jovens, se destaca por seu sabor doce que lembra bala.

Erva-mate sabor hortelã: para deixar o seu tereré mais refrescante, nada melhor do que combinar o amargo da erva-mate com a refrescância da hortelã. Essa versão tem feito grande sucesso.

Erva-mate sabor limão: certamente, é a fruta cítrica que mais combina com o tereré, uma dica para quem não quer comprar a versão artificial é misturar a água do tereré com limão para obter o seu sabor, nesse caso, a erva pode ser a tradicional.

Erva-mate sabor menta e limão: uma combinação que traz refrescância com um toque cítrico e todo o sabor da erva-mate. Menta e limão combinam muito bem em versões quentes como chás e também são sucesso em bebidas frias como o tereré.

Erva-mate sabor tereré menta e canela: os paladares mais refinados costumam ter boas surpresas com a mistura de diferentes especiarias e erva-mate.

Erva-mate sabor extra forte (hortelã, menta e boldo): esse sabor artificial tem ganhado destaque por oferecer uma combinação poderosa de boldo, menta e hortelã. Aqueles que sempre apostam nas versões mais fortes de diferentes bebidas não podem deixar de provar.

Escolha Seu Sabor Favorito

Se você gosta de tereré e tem procurado opções para conseguir dar uma variada para o seu paladar, nada como apostar nas versões com composição combinada com outros elementos. Quem prefere opções tradicionais também pode variar com a escolha de versões com mais ou menos folhas e galhos. O mais importante é relaxar enquanto toma o seu tereré!

Que tal ficar por dentro de mais novidades no mundo country? Navegue pelo blog da Rodeo West e fique por dentro de tudo o que faz parte desse universo! 

Imagem: Shutterstock