Como Plantar Feijão
Curiosidades

Veja 10 dicas importantes para plantar feijão de maneira correta

Neste artigo apresentaremos 10 dicas de como plantar feijão, garantindo a qualidade da produção desse alimento que está na lista dos mais importantes para os brasileiros. Apostar nessa cultura pode ser um grande acerto para os agricultores que desejam investir em um segmento com excelente retorno.

Top 10 dicas de como plantar feijão

Confira, a seguir, uma lista com 10 dicas de como plantar feijão corretamente. Esse é um dos principais alimentos da mesa dos brasileiros e, por isso, merece toda a atenção dos agricultores. De maneira geral, não há grandes segredos para esse cultivo, mas é válido se atentar a alguns pontos cruciais para ter bons resultados.

1 – Tenha atenção à variedade da semente

A escolha da variedade de semente de feijão a ser cultivada deve ser realizada observando a região em que o plantio será feito. É essencial que a semente seja adaptada às condições climáticas da região em que será cultivada.

Se tiver dúvida, é possível consultar a Embrapa para descobrir qual a melhor variedade para a sua propriedade. Em alguns casos, é possível até mesmo fazer testes junto com grupos de agricultores.

2 – Clima

A temperatura para plantar feijão pode variar entre 15°C e 30°C durante todo o ciclo da planta. Contudo, o ideal é que essa temperatura fique entre 18°C e 25°C. Vale ressaltar que o feijão não resiste a baixas temperaturas e geadas. Os interessados em produzir feijão devem se atentar para a adequação da propriedade escolhida para essa atividade. 

Outro ponto bem importante de ressaltar em relação ao cultivo de feijão é que se deve plantar as sementes na época do ano correta. Lembrando que a época certa varia de acordo com a espécie e o clima local. Para se ter uma ideia, no calendário agrícola da região Sul o mês ideal para cultivar feijão é agosto, já na região Nordeste é outubro. 

3 – Concorrência entre espécies

Se você deseja ter uma produção industrial de feijão deve se atentar para essa questão extremamente importante. Nesse caso há uma exigência de maior limpeza e, dessa forma, não é indicado ter outras espécies concorrendo com o feijão nos seus 30 primeiros dias, momento em que a vagem começa a fechar. No entanto, se a sua produção não tem contornos industriais, esse é um tópico que você pode ignorar. 

4 – Solo

O solo mais indicado para o cultivo de feijão é aquele bem drenado, rico em matéria orgânica e fértil. A faixa de pH ideal fica entre 5,5 e 6,5. Para que o cultivo seja bem-sucedido é necessário irrigar mantendo o solo sempre úmido, porém, sem que ele fique encharcado. Esse é um fator decisivo para que seu cultivo de feijão se desenvolva adequadamente. 

5 – Luminosidade

O feijão é uma planta que demanda alta luminosidade, a incidência direta de sol é uma excelente alternativa. Se a sua propriedade fica em uma região bastante agraciada pelo sol, há a possibilidade de realizar o seu cultivo em áreas parcialmente sombreadas por plantas mais altas, como café e milho. É importante avaliar se haverá incidência solar suficiente com o cultivo de plantas mais altas no entorno. 

6 – Profundidade de plantio das sementes

As sementes de feijão devem ser plantadas no local definitivo a uma profundidade entre 3 e 7 cm. No caso do solo ser pesado, a dica é cultivar a uma profundidade de 3 a 4 cm. Em solo leve a profundidade deve ser um pouco maior. Esse cuidado faz toda a diferença para que suas plantas cresçam com força e saúde. 

7 – Espaçamento

O espaçamento para o plantio de feijão pode variar de acordo com a variedade escolhida para ser cultivada. O padrão de espaçamento é de 40 a 60 cm entre as linhas e de 7 a 10 cm entre as plantas. 

8 – Remoção de plantas invasoras

É fundamental que durante o primeiro mês de cultivo sejam removidas as plantas invasoras, uma vez que elas podem concorrer com o feijão. 

9 – Colheita

Normalmente a colheita é realizada em um período entre 80 e 100 dias após a germinação. É possível colher as vagens secas manualmente nas plantações menores. No caso das plantações de maior porte, o indicado é fazer a colheita quando se tem em torno de 90% das vagens secas. As plantas podem ser cortadas ou arrancadas por processo manual ou com o uso de máquinas colheitadeiras.

10 – Armazenamento do feijão

O principal cuidado no tocante ao armazenamento do feijão diz respeito a evitar a entrada de ar. É uma medida necessária para impedir o desenvolvimento do gorgulho. Não se esqueça que o feijão é um organismo vivo que, caso seja plantado, brota e se desenvolve. 

Com essas dicas você conseguirá impulsionar a sua produção de feijão por meio de técnicas corretas para seu cultivo e armazenamento.