Maremmano
Animais

Maremmano: raça de cavalo inteligente, sensível e robusta

A raça Maremmano se destaca por seu porte atlético, beleza e grande afinidade com o trabalho no campo. Que tal conhecer mais sobre a origem desse cavalo com diversos diferenciais? Continue lendo!

Maremmano: conheça esse cavalo espetacular

Maremmano é uma raça da região de Maremma, Toscana e Lácio, na Itália. Trata-se de uma linhagem de cavalos trabalhadores que eram utilizados pelos Butteri, família italiana pecuarista, para serviços de finalidade pecuária. A raça evoluiu a partir do cavalo Napolitano e outras raças de relevância na Europa. Atualmente, é um cavalo de sela.

O porte atlético dessa raça se deve especialmente aos vários cruzamentos com puro-sangues. É um animal que pode ser definido como sendo inteligente, sensível e robusto. Para completar os seus diferenciais, se adapta bem a diferentes exigências. Não há dúvidas de que se trata de uma das raças de cavalo mais importantes da Itália.

Manutenção do genótipo

Como citamos, o Maremmano é uma raça de cavalo muito representativa e importante na Itália. Por esse motivo, foi instituído um programa de reprodução sistemática, objetivando manter o genótipo antigo da raça.

A partir desse sistema, se tornou possível também alcançar uma variação mais ampla na raça. Infelizmente, esses cavalos estão praticamente extintos em sua forma original, porém, ainda existem na forma de raça modificada.

Maremmano: a ascensão e a queda da raça

Um dos usos para os quais os cavalos Maremmano eram requisitados era a condução de carruagens senhoriais dos Papas. A escolha desses equinos para tal função se deve à sua força e visual imponente. Durante esse período, houve forte mistura com o sangue de garanhões puro-sangue berberes, árabes e andaluzes.

A fama desses cavalos se espalhou após a unificação italiana de 1860. Com isso, houve o envio de indivíduos de animais, especialmente garanhões, para todo o território italiano. O objetivo era que a raça Maremmano ajudasse a aperfeiçoar as outras do país.

O cavalo Maremmano passou a ser bastante solicitado para cavalaria por sua força e bom desempenho em campo. Os cruzamentos feitos ao longo da história deram origem a animais de bom porte e habilidade. Contudo, após o término da Segunda Guerra Mundial, a raça foi praticamente extinta. Nos anos 1970, o interesse pelos cavalos Maremmano foi retomado.

Usos do cavalo Maremmano

Os equinos dessa raça já tiveram muitos dias de glória devido ao seu porte forte e bonito. Também se destacaram como animais indicados para o trabalho agrícola e pecuário. No entanto, o fim da guerra, o advento dos carros e a mecanização do campo tiraram essas funções dos cavalos Maremmano.

Atualmente, esses animais têm ganhado espaço como bons companheiros para o homem, em especial para crianças. A docilidade do temperamento é o que os torna aptos para tal função. Trata-se de um equino de fácil domesticação e com grande adaptação para atividades como cavalgadas, por exemplo. É um animal bonito e de um porte espetacular.

Características dos cavalos Maremmano

Os cavalos dessa raça têm a altura média de cernelha de 1,58m para os machos e 1,55m para as fêmeas. Costumam atingir a altura máxima aos 42 meses de idade. Normalmente, são cavalos de cabeça grande que pode ser curvada. O pescoço é alongado e bastante proeminente, seus ossos são grandes e a crina costuma apresentar um visual ondulado.

O dorso tende a ser muito forte e ligeiramente longo, com o rabo em uma boa posição. As patas são curtas e bem torneadas, o osso é amplo e seus cascos firmes e endurecidos. A cor dos cavalos dessa raça é geralmente sólida em tons de castanho (só nas fêmeas), marrom, preto, entre outras. É possível cavalgar em cavalos dessa raça na região acidentada da Toscana, mais precisamente no Parque Nacional de Maremma.

Maremmano: cavalos sobreviventes

O local em que a raça se desenvolveu, Maremma, favoreceu que os animais se tornassem facilmente adaptáveis a condições difíceis. Essa região nunca apresentou condições favoráveis para cavalos.

Por terem que sobreviver em um ambiente, de certa forma, inóspito, esses animais acabaram se tornando mais resistentes. Os potros Maremmanos apresentam elevada taxa de sobrevivência, embora demorem para atingir a maturidade.

As origens da raça

Essa raça é originária de uma raça de cavalos dos etruscos (primeiros da região a levar a sério a criação de cavalos), há cerca de 800 a.C. Esses animais estiveram presentes nesse período ao longo da costa do Tirreno.

Os etruscos tinham rigorosos processos de reprodução para os cavalos, no entanto, ao que tudo indica, esses parâmetros foram deixados de lado pelos romanos. Seguiu-se um longo período improdutivo para essa raça e, durante o Renascimento, no século 16, reapareceram.

Os cavalos da raça Maremmano se destacam por sua inteligência, sensibilidade e porte! São animais realmente diferenciados e preparados para diversas funcionalidades, como pôde ver ao longo do artigo.

Fonte imagem: mundoecologia.com.br