Filmes,  Mundo Country

Filmes de Faroeste – os melhores representantes do cinema western

Um bom filme de cowboy é aquele que, mesmo tendo elementos bastante específicos, tem uma linguagem universal, apresentando temáticas e sentimentos pertinentes a todo ser humano. Questionamentos morais e o entendimento de até que ponto uma vingança é mesmo justa são algumas das bases que fazem desses filmes grandes sucessos de bilheteria em todas as épocas. Que tal conhecer os melhores títulos dessa categoria?

Filme de cowboy – entendendo um gênero diverso

O ponto central das tramas de filmes western ou de faroeste é o herói, que quase sempre é um indivíduo de dedo rápido no gatilho e que, embora seja violento, também é justo na medida do possível. Há muitas pérolas cinematográficas desse gênero, pois esses filmes exploram uma gama de temas intensos, como bravura e covardia, vingança e senso de justiça, a jornada do herói, e outros sem contar os maravilhosos cenários.

Os melhores filmes western de todos os tempos

Será que o seu filme de faroeste preferido está nessa lista? Continue lendo e descubra!

Matar ou morrer

IMDB – Ano: 1952

Durante o seu casamento, o xerife Will Kane (Gary Cooper) é informado que ao meio-dia chegará, a bordo de um trem e em busca de vingança, o bandido Frank Miller (Ian McDonald), que ele mandara para a prisão, mas que conseguiu fugir. Sua noiva, a bela Amy (Grace Kelly), insiste para eles simplesmente irem embora, mas Kane sabe que isso só faria com que vivessem fugindo e decide ficar para enfrentar os inimigos.

Trilogia do homem sem nome

Ano: “Por um punhado de dólares” (1964), “Por uns dólares a mais” (1965) e “Três homens em conflito: o bom, o mau e o feio” (1966)

Os três filmes que trazem o ator Clint Eastwood no papel do Pistoleiro Sem Nome são fundamentais para o que se entende como filme de faroeste. Sob a batuta do cineasta italiano Sergio Leone, essa trilogia tem como personagem principal o arquétipo perfeito do cowboy norte-americano, com seu cinismo característico e moral um tanto ambígua. Os filmes são independentes entre si, mas vale a pena assistir toda a trilogia.

Era uma vez no Oeste

IMDB – Ano: 1968

Novamente na lista dos melhores do western, um longa do cineasta Sergio Leone, um dos mestres do gênero. O enredo começa com o brutal assassinato de um pai e todos os seus filhos por interesse em suas terras que estão no caminho da futura estrada de ferro contudo, o que os bandidos não sabiam era que esse homem havia se casado com uma prostituta de Nova Orleans, que passa a ser a nova dona do local. Um atirador misterioso e habilidoso passa a proteger a viúva por ter contas a acertar com o assassino.

Bravura Indômita

Ano: Primeira versão (1969), segunda versão (2010)

Um dos diferenciais dessa história é ter como ponto central a personagem Mattie Ross, uma garota que sofre o baque de ter seu pai assassinado. Buscando vingança, ela contrata o xerife alcóolatra Rooster Cogburn por 100 dólares para caçar e capturar o assassino, mas impõe a condição de acompanhá-lo na missão. Na versão de 1969, os papéis principais são interpretados por Kim Darby e John Wayne, enquanto no remake de 2010, por Hailee Steinfeld e Jeff Bridges. As duas versões são excelentes e merecem ser assistidas pelos fãs de filme de cowboy.

Butch Cassidy

IMDB – Ano: 1969

Considerado como um dos melhores filmes de faroeste e do cinema em geral, tem sua trama focada em dois foras da lei, Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), líderes do Bando Buraco na Parede, que vive de assaltar bancos e trens. Acompanhados por Etta (Katharine Ross), namorada de Sundance, os dois decidem ir para a Bolívia, onde se deparam com inúmeras aventuras.

Os Imperdoáveis

IMDB – Ano: 1992

O longa tem Clint Eastwood como ator e diretor, dando vida ao pistoleiro aposentado Bill Munny, que resolve voltar à ativa quando surge a oportunidade de ganhar mil dólares para matar os homens responsáveis por cortar o rosto de uma prostituta. Mas, como nada é fácil no cinema western, Munny e seus pistoleiros aliados precisam enfrentar outro caçador de recompensas inglês (Richard Harris) e o xerife (Gene Hackman).

Django Livre

IMDB – Ano: 2012

Um filme de faroeste com o estilo incomparável de Quentin Tarantino, que constrói sua história com base numa dupla altamente improvável, o escravo liberto Django (Jamie Foxx) e o caçador de recompensas Dr. King Schultz (Christoph Waltz), que é alemão. Tudo começa quando Schultz compra Django como escravo para que ele o ajude a encontrar e capturar os irmãos Brittle.

Como prêmio por seu auxílio, o escravo é liberto, mas decide continuar ao lado do alemão. Os dois, então, encontram a esposa de Django, Broomhilda (Kerry Washington), que foi vendida como escrava há muitos anos e agora está na temida fazenda Candyland, como propriedade do abominável Calvin Candie (Leonardo DiCaprio).