Aplicativos Mobile
Agronegócio

Aplicativos mobile: a tecnologia auxiliando o crescimento do agronegócio

Os aplicativos mobile já fazem parte da rotina de trabalhadores rurais, contribuindo para melhorar os resultados do campo. Os smartphones e tablets fazem parte da rotina de propriedades de todos os portes. A seguir iremos apresentar alguns apps que podem ajudar a organizar a rotina de trabalho no campo.

Aplicativos Mobile: conheça apps que podem ajudar no dia a dia do campo

Os recursos tecnológicos se tornaram grandes aliados do agronegócio. Pequenos, médios e grandes produtores têm usado os aplicativos mobile para tornar seu dia a dia de trabalho mais eficiente.

Com esse auxílio, é possível planejar as ações com foco nos recursos que se têm disponíveis. Confira a seguir algumas dicas de aplicativos, alguns gratuitos, que podem ser de grande ajuda para seu empreendimento rural.

1 – Agri Precision

O aplicativo está disponível para Android em português. Essa tecnologia é ideal para ser utilizada na prática da Agricultura de Precisão. Com funções de um GPS, esse app guia os passos dos usuários de ponto a ponto para que as amostras em campo sejam coletadas.

O Agri Precision pode ainda ser utilizado para o cálculo de áreas de talhões, exportação de pontos de contorno e grade, assim como geração de grade amostral. Dessa forma, podem ser gerados mapas amostrados e de recomendação.

2 – Fields Area Management

Esse aplicativo está disponível gratuitamente para Android, porém, apenas em inglês. Usando imagens de satélite, o app permite medir o perímetro e calcular áreas com apenas alguns toques na tela. O usuário só precisa localizar a fazenda através das coordenadas de GPS e marcar os pontos desejados.

Também é possível usar o modo de rastreamento, marcando as coordenadas em uma caminhada ou utilizando um veículo. Essa medição pode ser realizada inclusive em áreas de pivô com características arredondadas.

O app permite armazenar as marcações para conferência posterior. Também é possível utilizar recursos para facilitar o compartilhamento dos dados.

3 – Calculadora Agronômica

Um aplicativo disponível gratuitamente para Android e iOS em português. Essa calculadora foi desenvolvida especialmente para o ambiente rural. Tem contato direto com máquinas de pulverização que precisam ser reguladas a cada aplicação, assim é possível ter um melhor aproveitamento de insumos na lavoura.

Essa calculadora permite controlar o volume de calda por hectare, a vazão de calda por minuto, realizar cálculos da quantidade de sementes por hectare e a quantidade de defensivo necessário para o pulverizador.

4 – GPS Fields Area Measure

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e em inglês. O recurso é utilizado para medir e verificar as áreas plantadas. Também utilizando imagens de satélite, o app mede o perímetro e a área total rural. O recurso de compartilhamento de dados é uma opção dentro da interface. Esses dados podem ser abertos no Google Maps.

Esse app é recomendado para quem trabalha com colheita, cultivo, sementeira e também para produtores rurais que precisam medir áreas para cercá-las. É indicado também para os agricultores que usam tratores e colheitadeiras, como Class, John Deere, Case, New Holland, Valtra, Fendt, Massey Ferguson ou ainda equipamentos como Amazone, Kuhn, Lemken, Simba, entre outros.

5 – Strider

Está disponível em português para iOS. O app é especializado em oferecer uma solução para controlar pragas. A sua tecnologia tem a cobertura de 400 mil hectares no Brasil. Possui uma plataforma de suporte de informações para a tomada de decisão através da reunião de dados coletados no campo por técnicos e sensores.

Nesse aplicativo são gerados relatórios com as pragas por área, além de um mapa de calor que apresenta o nível e o local da infestação. É bastante utilizado por produtores de algodão, café, soja, frutas e cana-de-açúcar.

6 – Adama Alvo

Aplicativo gratuito disponível para Android e iOS em português. O agricultor tem acesso a um banco de imagens que auxilia na identificação de pragas e doenças em culturas de milho, soja, trigo e algodão.

Nessa base de dados são pesquisadas doenças por nome e sintomas, tem também informações sobre o ciclo de vida das pragas. Inclusive, os produtores podem enviar fotos diretamente do campo para então receber a avaliação de técnicos sobre o problema.

7 – Roundup Ready Plus

O aplicativo Roundup Ready Plus está disponível para Android e iOS, em português. Pode ser baixado nas versões “Pragas” e “Ervas Daninhas”. Ambos oferecem ao usuário informações sobre práticas e produtos de manejo de acordo com a região, o tipo de cultura, necessidade e controle (de ervas daninhas ou pragas).

Também fornece informações detalhadas sobre herbicidas e pesticidas utilizados na prevenção e eliminação de ambos os problemas. Uma ferramenta interessante desse app é que calcula o preço da aplicação do herbicida.

A tecnologia é uma grande facilitadora do trabalho no campo! Gostou de conferir as nossas dicas de aplicativos mobile para o agronegócio? Aproveite para navegar pelo blog Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos e novidades para facilitar a vida no campo!

Fonte imagem: pixabay.com