Acessórios necessários para hipismo

acessórios para hispimo

O hipismo compreende todas as atividades esportivas praticadas com cavalos, remonta da Antiguidade, porém, as regras e tradição de competições modernas datam de 1883. Se você tem o desejo de se tornar um praticante de salto, corrida, polo, adestramento dentre outras modalidades que estão no escopo do hipismo precisará de alguns equipamentos de segurança. A seguir vamos explicar um pouco melhor quais são esses acessórios.

Hipismo: quais os equipamentos necessários?

Os acessórios para hipismo são necessários tanto por uma questão de segurança, como para o conforto do cavaleiro e do equino. A seguir, vamos apesentar os equipamentos para hipismo divididos em categorias que incluem os elementos para a segurança do cavaleiro, segurança do equino e demais acessórios.

– Equipamentos para proteção do cavaleiro

Capacete hípico

Equipamento de segurança obrigatório, o capacete hípico, protege o cavaleiro do impacto de uma eventual queda. Dependendo da finalidade da equitação os capacetes podem ser de modelos diferentes. No entanto, é fundamental que sejam leves e ofereçam ventilação para o cavaleiro, mantendo assim o seu conforto. h3

Colete hípico

O colete hípico é muito importante para a segurança por proteger a coluna do cavaleiro. Geralmente, essas peças contam com enchimento que visa oferecer mais conforto e se adequar ao formato do corpo de quem conduzindo o animal. Fique atento a regulagem do colete para deixá-lo mais confortável no dia a dia.

– Equipamentos para proteção do cavalo

Caneleira hípica

A proteção dos tendões dos cavalos deve ser uma prioridade para quem está começando na prática do hipismo. As caneleiras hípicas devem ser usadas nas patas dianteiras do animal, que em boa parte dos casos ficam expostas a uma grande variedade de impactos.

Para facilitar a colocação dessa peça indicamos os modelos em velcro que são mais fáceis de ‘vestir’ nos cavalos. Colocar equipamentos de segurança nos cavalos pode não ser uma tarefa fácil para quem não tem experiência, no começo é importante contar com alguém que te auxilie.

– Demais equipamentos

Sela

Esse item é essencial para o conforto do cavaleiro e o bem-estar do cavalo e lembre-se que deixar o animal irritado é um grande risco para uma ação intempestiva do mesmo. O tipo de sela a ser utilizado depende de qual é o objetivo do cavaleiro, já que modalidades como Três Tambores, por exemplo, contam com selas específicas que podem ser feitas de camurça para propiciar um melhor desempenho.

Para equitação um dos modelos de sela de maior sucesso é a sela australiana que conta com um assento mais profundo e pesado oferecendo mais conforto para subidas e descidas. Quando estiver escolhendo a sela ideal considere a atividade a ser realizada bem como a capacidade de oferecer equilíbrio para o cavaleiro e se encaixar com conforto no dorso do cavalo.

Estribos

Os estribos são fundamentais para o equilíbrio do cavaleiro enquanto ele cavalga. Esses itens podem ser encontrados em versões de plástico, alumínio, aço inox e até revestidos de couro. Para aqueles que estão iniciando no hipismo recomendamos os estribos com formato de sino que são mais estáveis.

Luvas

Luvas oferecem mais controle para o cavaleiro conduzir o equino, sendo assim é importante encontrar um par para chamar de seu. Se as suas mãos transpiram muito a recomendação é apostar em luvas de algodão que tenham pingos de borracha permitindo que a pele respire. Luvas de couro ecológico são bastante seguras.

Cabeçada

O item que recebe o nome de ‘cabeçada’ consiste em tiras de couro que são utilizadas na cabeça do equino tendo como objetivo coordenar os seus movimentos. O cavaleiro deve atentar para a existência de modelos distintos de cabeçada como o Testeira Nó, Testeira com Afogador e Side Pull.

Chicote hípico

Um item que somente deve ser usado com conhecimento, pois se forem mal manejados podem estressar os cavalos e causar acidentes. Além disso, é relevante saber escolher o chicote hípico mais adequado para o seu estilo de montaria, há opções com revestimento de nylon e ponta de borracha que não machucam os equinos.

O objetivo das modalidades hípicas é estabelecer uma comunicação entre o cavaleiro e o cavalo em que há respeito então jamais se deve estressar ou machucar o animal de qualquer maneira.

Esporas hípicas

As esposas são itens que permitem que o cavaleiro se comunique com o cavalo indicando o que precisa que ele faça. As esporas não devem machucar o equino, atenção que o mau uso desse item pode irritar o animal e causar acidentes.

Correia de espora hípica

Trata-se de um acessório que ajuda na fixação das esporas a bota do cavaleiro, lembrando que esporas servem para estabelecer comunicação com o equino e não para lhe impingir sofrimento então escolha as versões sem pontas cortantes.

Agora que você já sabe quais são os melhores acessórios de hipismo,  que tal aprender como selar o seu cavalo?