Acessórios para Hipismo
Mundo Country

Acessórios necessários para hipismo

Se você tem o desejo de se tornar praticante de salto, corrida, polo, adestramento, entre outras modalidades do escopo do hípico, precisará de alguns acessórios para hipismo. A seguir vamos explicar um pouco melhor quais são esses acessórios e os seus papéis na sua segurança.

Acessórios para hipismo: quais são necessários? 

O hipismo compreende todas as atividades esportivas praticadas com cavalos e remonta da Antiguidade, porém, as regras e tradição de competições modernas datam de 1883. Os acessórios hípicos são necessários tanto por uma questão de segurança, como para o conforto do cavaleiro e do equino. 

A seguir vamos apesentar os equipamentos para hipismo divididos em categorias que incluem os elementos para a segurança do cavaleiro, segurança do equino e demais acessórios.

Equipamentos para proteção do cavaleiro

Capacete hípico

Equipamento de segurança obrigatório, o capacete hípico protege o cavaleiro do impacto de uma eventual queda. Dependendo da finalidade da equitação, os capacetes podem ser de modelos diferentes. No entanto, é fundamental que sejam leves e ofereçam ventilação para o cavaleiro, mantendo, assim, o seu conforto. 

Colete hípico

O colete hípico é muito importante para a segurança por proteger a coluna do cavaleiro. Geralmente, essas peças contam com enchimento que visa oferecer mais conforto e se adequar ao formato do corpo de quem conduzindo o animal. Fique atento à regulagem do colete para deixá-lo mais confortável no dia a dia.

Culote hípico

Culote é o nome dado à calça específica para a prática hípica, podem ser encontradas em várias cores e tamanhos. Contudo, em competições são aceitas apenas nas cores branca ou bege.

O diferencial dessa calça é ser mais estreita na barra e ter reforços em sua parte interna. Essas calças são feitas de material que permite que a pele respire com mais facilidade e com maior flexibilidade. 

Casacas e camisas

As casacas e camisas são parte do uniforme hípico, em competições são aceitas casacas com as seguintes cores: azul, preto, cinza e vermelha. As camisas, que devem ser de cores neutras, fazem parte da composição do visual dos competidores hípicos. Acompanha essas duas peças uma gravata branca (homens) e a gola padre (mulheres). Há situações em que é permitido substituir a camisa por uma polo. 

Equipamentos para proteção do cavalo

Caneleira hípica

A proteção dos tendões dos cavalos deve ser uma prioridade para quem está começando na prática do hipismo. As caneleiras hípicas devem ser usadas nas patas dianteiras do animal, que em boa parte dos casos ficam expostas a uma grande variedade de impactos.

Para facilitar a colocação dessa peça, indicamos os modelos em velcro que são mais fáceis de “vestir” nos cavalos. Colocar equipamentos de segurança nos animais pode não ser uma tarefa fácil para quem não tem experiência, no começo é importante contar com alguém que te auxilie.

Demais equipamentos

Sela

Esse item é essencial para o conforto do cavaleiro e o bem-estar do cavalo, lembre-se que deixar o animal irritado é um grande risco para uma ação intempestiva do mesmo. O tipo de sela a ser utilizado depende de qual é o objetivo do cavaleiro, já que modalidades como Três Tambores, por exemplo, contam com selas específicas que podem ser feitas de camurça para propiciar um melhor desempenho.

Para equitação, um dos modelos de sela de maior sucesso é a sela australiana, que conta com um assento mais profundo e pesado, oferecendo mais conforto para subidas e descidas.

Quando estiver escolhendo a sela ideal, considere a atividade a ser realizada, bem como a capacidade de oferecer equilíbrio para o cavaleiro e se encaixar com conforto no dorso do cavalo. Procure por lojas com boa variedade de itens de selaria para ter mais chances de encontrar a sela ideal para seu amigo de quatro patas. 

Estribos

Os estribos são acessórios para hipismo fundamentais para o equilíbrio do cavaleiro. Esses itens podem ser encontrados em versões de plástico, alumínio, aço inox e, até, revestidos de couro. Para aqueles que estão iniciando no hipismo, recomendamos os estribos com formato de sino, que são mais estáveis.

Luvas

Luvas oferecem mais controle para o cavaleiro conduzir o equino, sendo assim, é importante encontrar um par para chamar de seu. Se as suas mãos transpiram muito, a recomendação é apostar em luvas de algodão que tenham pingos de borracha, permitindo que a pele respire. Luvas de couro são bastante seguras.

Cabeçada

O item que recebe o nome de “cabeçada” consiste em tiras de couro que são utilizadas na cabeça do equino, tendo como objetivo coordenar os seus movimentos. O cavaleiro deve atentar para a existência de modelos distintos de cabeçada, como o Testeira Nó, Testeira com Afogador e Side Pull.

Chicote hípico

Um item que somente deve ser usado com conhecimento, pois se for mal manejado pode estressar os cavalos e causar acidentes. Além disso, é relevante saber escolher o chicote hípico mais adequado para o seu estilo de montaria, há opções com revestimento de nylon e ponta de borracha que não machucam os equinos.

O objetivo das modalidades hípicas é estabelecer uma comunicação entre o cavaleiro e o cavalo em que há respeito, então, jamais se deve estressar ou machucar o animal de qualquer maneira. A função do chicote não é punir o cavalo, apenas chamar sua atenção para algum comando. Nunca utilize com excesso de força ou como forma de castigo. 

Esporas hípicas

As esporas são itens que permitem que o cavaleiro se comunique com o cavalo, indicando o que precisa ser feito. Elas não devem machucar o equino, atenção que o mau uso desse item pode irritar o animal e causar acidentes. As esporas não são itens para causar dor aos cavalos, apenas para permitir a comunicação. 

Correia de espora hípica

Trata-se de um acessório que ajuda na fixação das esporas à bota do cavaleiro, lembrando que esporas servem para estabelecer comunicação com o equino e não para lhe impingir sofrimento, então, escolha as versões sem pontas cortantes.

Agora que você já sabe quais são os melhores acessórios de hipismo, que tal aprender como selar o seu cavalo?