Benefícios dos chás
Mundo Country

Benefícios dos chás: como eles podem colaborar com a saúde do homem do campo?

Os benefícios dos chás são conhecidos desde tempos remotos, pois civilizações antigas já tinham o hábito de consumir essa bebida. Se você é adepto de beber chás regularmente ou está incluindo a bebida em sua rotina, vai gostar de saber mais sobre esses benefícios. Boa leitura!

Conheça os principais benefícios dos chás

Com uma ampla oferta de ervas ao alcance das mãos, as pessoas que moram em regiões rurais podem e devem incluir os chás em seu dia a dia. Além dessas bebidas serem muito saborosas, entregam uma série de benefícios para a saúde. Continue lendo para conhecer as vantagens de beber chá regularmente.

1 – Reduz o estresse

O dia a dia de trabalho do homem do campo pode ser bastante extenuante, física e mentalmente. Muitos chás ajudam a reduzir os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) no organismo.

Um bom exemplo é o chá preto que diminui os níveis desse hormônio, promovendo uma sensação de bem-estar e tranquilidade. Além disso, só o hábito de se sentar para beber uma xícara de chá já contribui para que você se sinta menos estressado.

2 – Melhora da qualidade do sono

A insônia é um problema cada vez mais comum nos dias de hoje e já chegou aos moradores do campo. Muitas pessoas fazem uso de medicamentos para conseguir dormir. Porém, é possível apostar em uma solução mais natural, incluindo em seu dia a dia alguns chás.

Chás com potencial calmante, como camomila e maracujá, são ótimas opções para quem está com dificuldade de pegar no sono. Esses chás, além de reduzir a sensação de estresse, promovem o relaxamento do corpo de uma forma geral de maneira a deixá-lo mais propenso ao sono.

3 – Reduz os níveis de colesterol no sangue

Um dos benefícios para o corpo de beber chás regularmente é a redução dos níveis de colesterol no sangue. Antes de mais nada, é importante esclarecer que colesterol é uma substância essencial para o organismo, podendo ser encontrado em duas formas: HDL (lipoproteína de alta densidade) ou LDL (lipoproteína de baixa densidade). O problema se dá quando o organismo passa a ter mais LDL circulante do que HDL.

Alguns chás, como o chá verde, por exemplo, ajudam a reduzir o colesterol LDL no organismo, inibindo a sua absorção. Quando o consumo de chá verde é associado a uma dieta saudável, pode ser de grande ajuda no combate ao mau colesterol. Vai uma xícara de chá?

4 – Detox no organismo

Um dos processos mais realizados pelo corpo humano é a renovação das células. Essa renovação acontece através da morte das células que são então substituídas por outras. Com o passar do tempo as células mais morrem do que são produzidas de maneira que há o envelhecimento de órgãos e tecidos.

O processo de deterioração celular é acelerado por substâncias conhecidas como radicais livres. Para combater a ação dos radicais livres é importante consumir compostos chamados antioxidantes. Há vários chás ricos em antioxidantes como o chá de romã, espinheiro-branco, cúrcuma, gengibre, matcha, entre outros.

5 – Controle da pressão arterial

Muitas pessoas sofrem com a hipertensão (pressão alta) que pode levar a uma série de prejuízos para a saúde. Uma forma de reduzir os níveis de pressão é incluir em sua rotina chás que auxiliam nessa tarefa. Um exemplo é o chá de hibisco que contribui para essa redução de forma indireta.

Nesse chá, há a combinação de substâncias positivas para a pressão e ação diurética que contribui para a eliminação de líquidos. É uma bebida que ajuda no equilíbrio da pressão no organismo. Nesse caso, é importante conversar com seu médico para entender como usar o chá a seu favor.

6 – Reduz o risco de alguns tipos de câncer

Os radicais livres não são nocivos apenas para o envelhecimento, eles podem levar ao surgimento de neoplasias e outros tipos de câncer. Cânceres nada mais são do que o crescimento anormal de células que passaram por mutações. As estruturas geradas têm grande facilidade para se multiplicar e se modificar, o que pode levar a metástases em todo o corpo.

Dessa forma, o combate dos radicais livres é determinante para evitar o surgimento de cânceres. O chá verde é uma excelente alternativa para quem deseja prevenir cânceres de diferentes tipos. Claro que ter um estilo de vida saudável também é muito importante.

7 – Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Esse é mais um caso em que o consumo regular de chás, como o verde e o preto, aliados com uma alimentação saudável podem trazer excelentes resultados. Essas bebidas e uma alimentação equilibrada ajudam a diminuir as chances de desenvolver doenças cardiovasculares que, além de fatais, podem gerar bastante sofrimento.

Gostou de conhecer os principais benefícios dos chás? Já inclui algum chá no seu dia a dia?

Fonte imagem: pixabay.com