Animais,  Mundo Country

Cavalgadas – Saiba Mais Sobre essa Prática

como-tirar-mofo-de-roupas-de-couro

A cavalgada faz parte da vida de muitas pessoas e pode transformar a nossa relação com a natureza. A atividade é feita com cavalos mansos treinados e permite que uma experiência transcendental de contato com o ambiente à sua volta. Para quem busca uma atividade para relaxar e desligar da rotina atribulada, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a prática.


Conhecendo melhor as cavalgadas

Definida como atividade de turismo de aventura, a cavalgada deve ser praticada com cavalos mansos e que tenham sido treinados para isso. Os animais precisam compreender o que será pedido a eles para responderem de acordo com o esperado.

Os cavalos podem ser usados para transportar pessoas ou apenas para passear, oferecendo um ponto de vista mais integrado à paisagem ao redor. Não há restrições para praticar, o indivíduo só precisa ter noções básicas de equitação, para montar com segurança. Vale lembrar também que menores de 18 anos precisam da autorização dos responsáveis ou devem estar acompanhados.

Histórico das cavalgadas

No Brasil, as cavalgadas tiveram início durante os séculos 17 e 18, quando as suas principais funções eram conduzir o gado das fazendas. Com o passar do tempo, as cavalgadas adquiriram traços religiosos, mas conservando essa característica. Os cavaleiros dos séculos passados pediam proteção divina para si e para os animais que conduziam, pois as cavalgadas traziam inúmeros perigos pelo caminho.

Os rituais que envolvem cavalgadas e pedido de proteção divina ainda acontecem hoje em dia, contudo, ficaram mais modernos: os animais já contam com veículos motorizados e pessoas fantasiadas para trazer mais ludicidade as suas atividades.

Cavalgadas ecológicas

Para quem deseja aprender mais sobre o meio ambiente indicamos a prática de cavalgadas ecológicas, que permitem passear com o seu cavalo por trilhas que podem estar em caminhos de terra ou em pontos mais desafiadores, como desfiladeiros. Nesses casos, os cavaleiros e amazonas devem ter mais experiência.

Uma forma de ter certeza quanto à segurança de uma cavalgada ecológica é escolher uma opção oferecida por uma empresa de turismo. Os pacotes elegem locais mais seguros e adequados para todos os níveis de habilidade com os cavalos. Esses pacotes contam também com a presença de guias que ajudam a monitorar os cavalos, tornando o passeio mais tranquilo e agradável. Algumas opções oferecem capacetes para garantir ainda mais a segurança dos praticantes.

Dicas de vestimenta para a prática da cavalgada

A roupa é bastante importante para a prática da cavalgada. Recomenda-se o uso de roupas leves, como calças confortáveis, camisas soltas no corpo e calçados de sola lisa, podendo ser botas ou tênis. Luvas podem ser interessantes para quem deseja mais conforto e precisão nas manobras sobre um cavalo.

Para quem vai praticar a cavalgada com finalidade turística é recomendado o uso de mochilas para guardar câmeras fotográficas, binóculos, casacos, chapéu e outros itens. Vale a pena levar também um cantil ou garrafa de água, pois, por mais que não pareça, a cavalgada pode te fazer suar bastante.

Observe bem o cavalo

Antes de começar a prática de cavalgada é interessante observar bem as condições do cavalo. No momento do galope, por exemplo, é possível verificar se ele está mancando ou se o seu caminhar é titubeante. Se algo parecer errado com o animal no momento em que você estiver se preparando para iniciar a atividade, solicite a troca do cavalo. Não arrisque começar a cavalgada num animal sem condições físicas para aguentar o esforço.

Interaja com o cavalo

É preciso, também, ficar atento à questão da interação com o cavalo. O animal precisa ter confiança no indivíduo que irá montá-lo, e isso se constrói desde antes do começo da cavalgada. O cavaleiro ou a amazona deve agir com calma diante do animal para lhe transmitir tranquilidade e evitar assustá-lo.

Converse com o cavalo chamando-o pelo nome e demonstrando que o respeita. A amizade com o animal garante mais segurança para quem monta. Suba e desça sempre pelo lado esquerdo do cavalo essa dica é primordial. A cavalgada aproxima o ser humano do cavalo, de maneira que as pessoas nunca devem se colocar numa posição de superioridade em relação ao animal.

As cavalgadas estão entre as práticas que mais promovem contato com a natureza e retorno às raízes essencialmente brasileiras. Se você nunca teve a oportunidade de cavalgar, não perca mais tempo!