As Melhores Modas de Viola

Os melhores modões de Viola

O modão de viola é um estilo musical que fala diretamente ao coração dos brasileiros e tem como tema a vida no campo, o dia a dia dos trabalhadores rurais, histórias cheias de altos e baixos, tragédias com amor e morte entre outros. Uma das características mais marcantes dos modões é contar histórias que comovem e nos fazem pensar sobre vários aspectos da vida. Que tal conferir as melhores modas de viola de todos os tempos?

Para quem gosta de ouvir uma boa história contada em lindos versos, listamos a seguir os modões de viola que se mantêm na mente e nos corações dos fãs do estilo.

Modão de viola: Chico Mineiro

Intérpretes: Tonico e Tinoco

A amizade é um tema que aparece bastante nas modas de viola e um dos motivos para o sucesso da música “Chico Mineiro”. Relatando o trágico fim da amizade do narrador com o personagem título, essa música nos faz pensar em quanto é importante aproveitar sempre cada instante com as pessoas de quem gostamos, pois quando menos esperamos pode ser o último.

Modão de viola: Moda da Pinga

Intérprete: Inezita Barroso

Uma moda de viola conhecida por todos os bons violeiros é um dos grandes sucessos de Inezita Barroso, talvez o mais cativante dessa música seja que quase todo mundo já teve seus probleminhas com bebidas.

Modão de viola: Estrada da Vida

Intérpretes: Milionário e José Rico

A reflexão sobre a vida é uma constante nas modas de viola e um dos motivos para que “Estrada da vida” tenha se tornado um verdadeiro clássico.

Modão de viola: Rei do Gado

Intérpretes: Tião Carreiro e Pardinho

Um verdadeiro clássico dentre as modas de viola, “Rei do Gado” tem uma história interessante que nos faz pensar na importância de manter sempre a simplicidade e não julgar as pessoas pela sua aparência.

Modão de viola: Saudades da minha terra

Intérpretes: Milionário e José Rico

A saudade da terra é um tema bastante trabalhado nas modas de viola e essa letra se tornou um clássico dentre as canções desse estilo. O cenário que é descrito na música realmente cativa até quem não nasceu no campo.

Modão de viola: Romaria

Intérpretes: Renato Teixeira

A fé é uma das temáticas trabalhadas com mais beleza nas letras das modas de viola, a simplicidade com que o homem do campo crê que está sendo protegido para que possa se manter em seu caminho, apreciando as pequenas coisas boas da vida é realmente inspirador.

Modão de viola: Boi soberano

Intérpretes: Tião Carreiro e Pardinho

Com um enredo que prende a atenção de quem ouve, essa moda de viola, relata um ato heroico de um boi chamado Soberano que mesmo sendo o grande problema da boiada salvou uma criança de ser pisoteada. O desfecho da história é o ápice desse relato cheio de magia.

Modão de viola: O menino da porteira

Intérprete: Sérgio Reis

Contando uma história trágica essa moda de viola, além de ser um clássico da música se tornou um clássico do cinema nacional tendo ganhado duas versões, uma em 1976 com Sérgio Reis e outra em 2009 com Daniel.

Modão de viola: Rancho fundo

Intérpretes: Ary Barroso / Chitãozinho e Xororó

A poesia com que a vida no campo é descrita nas modas de viola é realmente um dos motivos para que o estilo seja considerado como um dos clássicos da nossa cultura. Nessas músicas há sempre uma grande tristeza sendo relatada.

Modão de viola: Moreninha Linda

Intérpretes: Tonico e Tinoco

O amor também está presente nas modas de viola, os peões tendem a desenvolver paixões dignas de novela.

Modão de viola: Terra Roxa

Intérpretes: Tião Carreiro e Pardinho

Mais um modão de viola em que fica claro que quem julga os demais pela aparência acaba se dando mal. A história contada nessa moda é bastante comum entre os trabalhadores da terra que podem até andar por aí com roupas amarrotadas, mas têm bons recursos quando se dedicam a sua enxada.

Modão de viola: Caboclo na cidade

Intérpretes: Dino Franco e Mouraí / Chitãozinho e Xororó

Um dos temas mais recorrentes nos modões de viola é a mudança dos personagens do campo para a cidade, em quase todas as modas existe um saudosismo do que ficou para trás e um certo arrependimento como o desse caboclo na cidade.

Modão de viola: As andorinhas

Intérpretes: Trio Parada Dura

Com uma poesia muito própria, essa moda de viola é um dos clássicos do estilo.

Modão de viola: Filho adotivo

Intérprete: Sérgio Reis

A história dessa moda de viola é uma das mais bonitas e nos faz pensar sobre o momento em que os filhos se tornam pais dos seus pais. Estar ao lado de quem os criou é realmente uma prova de amor.

Modão de viola: Tristeza do Jeca

Intérpretes: Tonico e Tinoco

Uma das modas que todo bom violeiro deve saber tocar, com uma poesia bastante singular essa música apresenta toda a beleza e a poesia de ser alguém nascido e criado no campo. Uma das músicas mais bonitas desse estilo.

Você gostou dessa lista com os melhores modões de viola? Que tal continuar ouvindo música sertaneja e conferindo as grandes promessas do sertanejo para 2019?