Working Cow Horse
Animais

Working Cow Horse – Saiba mais sobre a modalidade e veja dicas para iniciar seu cavalo

A modalidade esportiva Working Cow Horse tem como base o controle de bois por um cavalo. Trata-se de um esporte em que o cavaleiro deve desenvolver grande sintonia com seu companheiro equino, sendo relevante se atentar para alguns passos iniciais. Continue lendo para saber mais sobre essa modalidade e como fazer parte dela. 

O que é Working Cow Horse?

Essa modalidade pode ser conhecida também como Reined Cow Horse e consiste na dominação de bois por cavalos, os equinos devem ter pleno controle sobre o gado. O cavaleiro deve demonstrar grande destreza no trato com os bois e boa coordenação para o uso das rédeas do cavalo. 

Durante a realização da prova, o cavaleiro deverá conduzir o animal, de maneira que ele realize movimentos previamente estabelecidos e manobras, mantendo um único boi sob controle. São ações obrigatórias: realizar movimentos circulares em torno do bovino, executar giros com precisão e manter o controle de forma padronizada. O treinamento dessa modalidade inclui atividades de apartação e rédeas.

Julgamento da prova

Cavaleiro e cavalo são julgados por todas as partes que compõem a prova de Working Cow Horse, no primeiro momento, é observada a condução do cavaleiro, que deve guiar o equino, realizando mudanças de mãos, giros (spins) e esbarros. É fundamental que haja liderança concreta do cavaleiro para uma boa nota.

Na sequência, é realizada a prova chamada de “Fence Work” (Trabalho de Cerca), o boi é finalmente colocado na arena e o cavalo deverá dominá-lo na ponta final. Depois de ter conseguido dominar o bovino, chega o momento de o cavalo guiá-lo para perto da cerca. O boi deverá ficar girando nas duas direções. Por fim, chega a parte final da modalidade, em que o cavalo deverá levar o boi para o centro da arena, o equino deve fazer círculos em ambas as direções em torno do bovino para isso. 

Pontos e penalidades da Working Cow Horse

Como já mencionamos, o cavaleiro e o cavalo são avaliados, cada um pode receber uma pontuação entre 0 e 100. A nota média é 70. Dentre os critérios de avaliação usados pelos jurados estão a realização do manejo no tempo certo (timing), movimentos realizados com precisão, domínio do cavaleiro pelo uso das rédeas e cow sense (sendo de rebanho), que é a percepção do cavalo em relação à existência do bovino. 

Penalidades são aplicadas quando o domador e o cavalo não conseguem realizar o domínio do bovino ou quando o equino age com agressividade na arena. 

Confira 5 dicas de iniciação de cavalos nessa modalidade

Confira, a seguir, dicas para preparar seus animais para as atividades da modalidade de controle de bovinos.

1 – Contato do cavalo com o boi

É interessante que o cavalo a ser iniciado nessa atividade esportiva já tenha algum contato com bovinos, seja participando de competições de laço ou no cotidiano da sua propriedade. Se o equino ainda não teve nenhum contato com bois, é preciso criar oportunidades para que isso aconteça, ele pode auxiliar um cavalo mais experiente a manter o lote no centro da pista e, depois de algum tempo, começar a soltar e guardar os bovinos sozinho. 

2 – Guie seu cavalo

No momento de treinar os animais para a modalidade de Working Cow Horse, tenha cuidado com movimentações voluntárias do equino em direção ao boi. O cavalo somente deve se dirigir ao boi quando você guiá-lo dessa maneira. Se desejar que o boi se mova, caminhe com seu cavalo na direção da cabeça dele. 

3 – Treino com a bandeira

Um tipo de treinamento bastante eficaz para iniciar cavalos nessa atividade do mundo country é o da bandeira. Basicamente, se deve usar uma bandeira em movimento para representar o que o bovino fará na arena. Conduza seu cavalo de forma que ele aja em relação à bandeira como deverá agir para controlar o boi. Realize o movimento sempre em linha reta, mantendo-se em paralelo à bandeira. Quando for virar, dê um ou dois passos para trás antes de fazer a virada de 180°. 

4 – Parada

Independentemente da raça de cavalo escolhida para participar dessa modalidade, é fundamental ter perfeito controle para que ele possa parar ao lado do boi sempre que o último parar, seja em um trote ou galope. Os posteriores devem ser mantidos no chão e estar sempre retos quando parar. 

5 – Não tenha pressa

Um grande erro que alguns cavaleiros cometem ao iniciar o treinamento de seus cavalos para essa modalidade, é achar que precisam sair em disparada atrás dos bois quando eles escapam. Quando se está começando o treinamento, não se deve ter o desejo de ganhar do boi na corrida e sim de fazer com que seu equino desenvolva a percepção do outro animal. Conforme o tempo for passando, o cavalo vai desenvolver esse sentido. 

Com essas dicas você poderá iniciar seus cavalos na modalidade de Working Cow Horse! 

Fontes:
https://cavalus.com.br/modalidades/working-cow-horse/5-dicas-para-iniciar-seu-cavalo-no-working-cow-horse

Conheça o Working Cow Horse

Imagem: https://www.shutterstock.com/home