Dale Evans
Filmes

Dale Evans – Grande ícone dos filmes de faroeste

Dale Evans é indiscutivelmente uma das grandes estrelas do cinema western, tendo conquistado uma estrela na calçada da fama de Hollywood e o reconhecimento de um público fiel. Que tal conhecer mais sobre a vida desse ícone do faroeste?

Dale Evans: a trajetória de uma estrela

Conheça mais sobre a vida de Dale Evans, uma das maiores estrelas country.

Em 31 de outubro de 1912, nascia Lucille Wood Smith em Uvalde, Texas, aquela que viria a ser conhecida como a “Rainha do Oeste”. A infância da futura estrela do gênero de filme de faroeste foi bastante conturbada. Nesse período, seu nome chegou até a ser trocado para Frances Octavia Smith.

Os pais de Lucille/Frances, Walter e Betty Sue, perceberam o potencial da pequena estrela e sempre incentivaram os talentos musicais dela. Desde muito cedo, a menina fez aulas de dança e piano. Enquanto ainda cursava o ensino médio, se casou com Thomas Fox, com quem teve um filho chamado Thomas Jr.

O casamento não durou muito e, assim que conseguiu o divórcio, Lucille/Frances passou a frequentar uma escola de negócios em Memphis e conseguiu emprego como secretária. O sonho de ser uma estrela ainda existia e ela estreou como cantora na rádio local.

Nasce Dale Evans

A mudança de nome ocorreu em 1931, todos queriam ver Dale Evans se apresentar. Nessa época teve início a sua caminhada ao estrelato, ela fazia vários shows com orquestras por todo o Meio Oeste dos Estados Unidos. O fato de estar se tornando conhecida lhe ajudou a conseguir um teste para o filme Holiday Inn, de 1942.

Embora não tenha conseguido o papel, assinou contrato de um ano com a Republic Studios, uma empresa norte-americana que distribuía filmes independentes e programas de televisão. Foi a partir desse contrato que teve início uma nova fase na carreira de Dale Evans.

Em agosto de 1943, apenas duas semanas após ter assinado o contrato com a Republic Studios, a artista iniciou os ensaios para gravar o seu primeiro filme. No decorrer do ano seguinte, gravou mais nove filmes. Sua carreira de cantora não ficou parada e ela gravou músicas também. Nesse momento da vida a estrela estava em seu terceiro casamento, casada com Robert Butts, diretor de orquestra.

Dale Evans: a estrela de filmes western

Conforme a carreira de atriz de Evans ascendia, seu casamento se afundava em uma séria crise. Em paralelo a isso, o estúdio decidiu tentar outro caminho para a carreira da atriz e lhe chamou para gravar seu primeiro filme de western ao lado de Roy Rogers, o cowboy estrela daquela época.

Os dois atuaram no longa “The Cowboy and the Senorita”, de 1944, e a química entre eles era inegável. O estúdio entendeu que tinha uma verdadeira mina de ouro nas mãos e escalou a dupla para outros filmes do gênero. O público ansiava por histórias de faroeste do casal e do cavalo Trigger.

Dale Evans passou a receber cartas e presentes de pessoas de todas as idades, pedindo que ela fizesse outros filmes western. No decorrer da década de 1940, Evans e Rogers estiveram no auge da fama.

Se nas telas do cinema eles eram um casal, na vida real eram amigos e confidentes. Os dois trocavam confidências a respeito dos problemas conjugais que enfrentavam em suas relações matrimoniais. Foi somente em 1947 que Roy tomou coragem e pediu a mão de Evans em casamento.

O casamento de Dale Evans e Roy Rogers

O casal, que já tinha uma longa relação nas telas e uma grande amizade, oficializou o matrimônio em uma cerimônia simples em um rancho em Oklahoma. O local escolhido para o enlace era também o cenário do 17° filme das duas estrelas juntas. Rogers foi uma das maiores estrelas do cinema western e é difícil pensar em sua carreira sem pensar em Dale Evans.

A conexão do cowboy com sua terceira esposa em cena é inegável e, além das telonas dos cinemas, eles também brilharam em duas séries de televisão. Algo interessante de mencionar é que os dois brilhavam muito juntos e separados.

Apesar de terem feito um sucesso estrondoso em parceria, também tinham grande força sozinhos. É bem provável que essa independência de sucesso tenha contribuído para que a relação durasse até o fim da vida de Rogers.

Roy Rogers faleceu em 6 de julho de 1998, em decorrência de problemas cardíacos. Dale Evans faleceu no dia 7 de fevereiro de 2001, devido à insuficiência cardíaca congestiva. O casal teve uma contribuição significativa para o cinema western e é lembrado com carinho até hoje pelos fãs do gênero. Com toda a certeza, duas estrelas muito brilhantes dessa grande constelação de cowboys e cowgirls do cinema.

Dale Evans conquistou um lugar de destaque no cenário de filmes western! 

Fonte imagem: legacy.com