Quais os cuidados necessários para a saúde do cowboy

cuidados-com-a-saude-do-cowboy

A saúde do cowboy deve ser uma prioridade, contudo, nem todos os praticantes de atividades esportivas country dão a devida importância para os cuidados preventivos e podem ter sérios problemas. No dia a dia, é fundamental se atentar para o equipamento de segurança, assim como para os pequenos machucados, eles podem evoluir para lesões de maior gravidade.

Se você nunca parou para pensar como uma prática esportiva country mal realizada pode afetar a saúde do homem, recomendamos continuar esta leitura. Abaixo, vamos explicar como se manter seguro e aproveitar ao máximo os benefícios de diferentes atividades de montaria e equestres.

Saiba quais são as principais lesões possíveis

A vida de cowboy proporciona uma série de emoções, porém, antes de focar na alegria de montar um touro bravo ou cavalgar em um cavalo de raça, é essencial conhecer os tipos de lesões mais comuns entre os adeptos dessas práticas, que variam de leves a graves. Quanto maior e mais pesado for o animal utilizado na modalidade, mais riscos de lesões existem.

No hipismo, é mais comum lesões nos membros superiores (ombros, punhos e cotovelos), já nos rodeios, as lesões mais recorrentes afetam os membros inferiores (pernas, tornozelos, joelhos e pés). No dia a dia de montaria, é possível ter distensões (em partes moles, como a pele, músculos, ligamentos e tendões), fraturas e luxações.

Além da possibilidade de se machucar ao sofrer uma queda, os peões também podem ter problemas, como assaduras de contato, torções e hematomas. Ao perceber qualquer problema decorrente da prática esportiva, procure um médico imediatamente.

Lesões podem acontecer a todo momento

É importante mencionar que os acidentes com cavalos podem acontecer dentro e fora das pistas. Em muitos casos, os indivíduos se machucam lidando com o animal no estábulo. Há diversos fatores, como a influência no humor do equino, acarretando riscos de coices e outras agressões.

O bem-estar do animal é um cuidado com a saúde de quem irá manejá-lo no dia a dia, então, mantenha os equinos e bovinos bem alimentados, com água fresca e em um local confortável. Para se tornar bem-sucedido nesse campo de atuação, é essencial conhecer bem o trato com os animais.

Capacete e colete de segurança

É obrigatório o uso de capacete para os cavaleiros ao montar em seu cavalo, o item deve estar com a cinta devidamente presa. No caso de o capacete sofrer qualquer impacto, deve ser substituído, pois perde parte de sua eficiência. Alguns rodeios realizados no Brasil já têm como exigência o uso de itens de proteção, como capacete e colete para os peões da montaria em touro.

Esses cuidados não eliminam potenciais lesões em caso de queda, mas reduzem significativamente a sua gravidade. Receber um coice ou cabeçada de um touro durante um rodeio equivale a ser atingido por um objeto 20 vezes mais pesado do que o animal, pois a emoção e o calor do momento potencializam lesões.

Outros equipamentos

Outros itens de cuidados com a saúde do cowboy incluem a utilização de equipamentos adequados para a montaria, como: celas, barrigueiras, capacetes, coletes e, em casos como o do polo, a queixeira (capacete de fixação). Antes de iniciar a montaria, o interessado deve consultar um especialista para ter certeza de estar realizando tudo corretamente.

Auxílio técnico

Para quem está se iniciando na jornada de como se tornar cowboy, é necessário a consciência de que há formas corretas de manejar o animal e montá-lo, muito a ser aprendido com instrutores qualificados. A dica é ter esse período de preparo, evitando surpresas desagradáveis. Montar com a postura errada pode causar problemas de coluna, por exemplo, além do risco já mencionado de se lesionar ao cair por não estar seguro ou por irritar o animal.

Uso de produtos adequados

Como mencionamos, existe o risco de desenvolver assaduras de contato e outros problemas decorrentes da montaria. Uma forma de evitá-los é com a utilização de produtos adequados, como pomadas e cremes, por exemplo. Consulte seu médico para encontrar o produto com a fórmula ideal para a sua pele. Cuidar bem de si mesmo é uma demonstração de cuidado com todo o seu potencial realizador.

Acompanhamento médico

Há diversas histórias no universo country de peões que precisaram encerrar suas carreiras antes do previsto por um simples descuido. Uma pequena lesão pode se tornar um impeditivo de continuar montando quando não é tratada corretamente. Isso sem contar a possibilidade de ter dores frequentes para o resto da sua vida.

Um cuidado simples para evitar isso consiste em ter o devido acompanhamento médico no decorrer da sua vida esportiva. Ortopedistas e um médico clínico devem ser consultados, tanto quando se tem alguma queixa como quando não se tem. Algumas lesões inicialmente são silenciosas, mas são capazes de um grande estrago.

Gostou dessas dicas de cuidados para ser um cowboy com boa saúde? Existe mais alguma medida que considere indispensável? Deixe seu comentário abaixo!