Mundo Country

As utilidades de um canivete

Você tem um canivete para chamar de seu? Se ainda não tem, saiba que esse artigo de cutelaria (técnica de fabrico de peças metálicas de corte) pode ser de grande utilidade no dia a dia, seja no trabalho, num acampamento ou até mesmo em casa. Conheça um pouco mais sobre a história desse objeto e descubra quais são os seus usos mais recorrentes. Temos certeza de que, ao terminar a leitura, você irá desejar um belo canivete!

A história do canivete

Esse objeto tem uma longa história que se iniciou no período pré-romano, quando a sua utilidade começou a ser descoberta. Contudo, o modelo que é usado atualmente foi desenvolvido no continente europeu, principalmente na França, Escócia, Alemanha e Inglaterra. O aperfeiçoamento do item aconteceu na Península Ibérica através da influência dos mouros com seus lindos desenhos e arabescos.

A popularização do canivete no Brasil se deu no século 19, quando tribos africanas conhecedoras de técnicas de cutelaria chegaram por aqui como escravas. Minas Gerais foi um dos estados em que os canivetes tiveram maior sucesso graças às suas terras ricas em minério de ferro. Os primeiros canivetes verdadeiramente brasileiros datam dessa, época quando os escravos forneciam os objetos aos garimpeiros já que, como colônia de Portugal, o Brasil não podia produzir aço.

Conhecendo os usos do canivete

Os canivetes estavam no Brasil desde o século 19, mas foi no século 20 que sua utilidade foi reconhecida: apontar lápis, descascar e cortar frutas, fazer a regulagem de estribos e fivelas das celas e dos arreios dos animais. Aos poucos esse item foi ganhando relevância em práticas esportivas e profissionais, inclusive para grupos de resgate e salvamento.

Acampamento e pescaria

Quem tem o hábito de acampar sabe que o canivete é uma peça-chave, pois sua lâmina afiada ajuda a cortar alimentos, cordas, galhos e outros, além de ter abridor de latas, essencial para a sobrevivência. O acessório é muito útil ainda para ajudar a fazer incisões em linhas e nos peixes. Se você gosta de filmes de ação, certamente se lembra que o objeto mais usado pelo Rambo é nada menos do que um canivete.

Uso doméstico

Os canivetes também podem ser úteis em casa, para abrir uma lata na cozinha, dar aquele reforço num parafuso, cortar alguma coisa ou até mesmo como um enfeite ou num chaveiro.

Modelos de canivete

Todo mundo já ouviu falar do canivete suíço, o modelo mais famoso dentre os canivetes e também o mais desejado, por ter um mix de funções e contar, além da lâmina afiada, com abridor de vinho, tesoura, chave de fenda e outros. No entanto, existem outros tipos de canivete que são mais versáteis para outros usos. No hall dos mais convencionais estão aqueles com cabo de madeira e lâmina de aço fixa e os modelos com mecanismo retrátil.

Um dos modelos que tem se destacado no mercado é o multiferramenta, criado com um viés especial para quem gosta de fazer pequenos reparos em casa ou trabalha num ambiente que exige ter sempre a mão cortador de fios, chave inglesa ou alicate. Alguns modelos de canivete consistem em lâminas que têm uma grande variedade de usos. Há, inclusive, versões com design inspirado no estilo militar.

Vale lembrar também dos modelos de canivete de acionamento automático e com trava que permitem mais dinamismo em seu dia a dia de uso. Além dos canivetes, existem outros acessórios country que podem adicionar muito estilo à sua produção.

 

Escolha um canivete para chamar de seu

Independentemente de sua atividade profissional sempre haverá um modelo de canivete com grande utilidade na sua rotina. Para quem atua em ambientes como haras e fazendas é fundamental ter um canivete multiúso e com uma faca afiada para cortar cordas, por exemplo. Já para quem realiza atividades de conserto, seja de móveis ou eletrônicos, é interessante ter um canivete com opções de ferramentas. É mais fácil carregar um canivete com clip de bolso do que uma caixa cheia de itens que muitas vezes não são usados.

A dica fundamental é conhecer um pouco mais sobre os modelos disponíveis para comprar e fazer a sua escolha baseada também no modelo que combina com seu estilo pessoal. Para facilitar o manuseio e o transporte do seu canivete, recomendamos uma capa especial. Alguns canivetes têm design pensado para prender no bolso ou são pequenos.