Ovo caipira: boas práticas para ter destaque na produção
Agronegócio

Ovo caipira: aprenda se destacar na produção

A produção de ovo caipira sempre representou uma fonte de renda para pequenos produtores rurais. Contudo, ainda há disparidade tecnológica entre esse tipo de produção e os demais. A seguir iremos pontuar algumas boas práticas para otimizar a produção da sua propriedade e assim aumentar os seus ganhos.

Ovo caipira: conheça boas práticas para ter destaque na produção

Para os pequenos produtores rurais, a criação de galinhas e frangos caipiras é uma fonte de renda relevante, especialmente no tocante à produção de ovos. No entanto, esse tipo de produção não acompanhou o ritmo de evolução tecnológica da produção considerada convencional. Logo, há altas taxas de mortalidade e baixa produtividade no setor.

Entre os principais fatores que impedem o crescimento desse tipo de criação estão a falta de variedade genética dos animais, descuidos com questões higiênico-sanitárias e deficiência alimentar. Pensando nisso, é essencial que os criadores tenham acesso a informações a respeito de boas práticas de criação. Confira a seguir essas dicas para se destacar na produção.

1. Seleção das aves

Para uma criação de galinha caipira com finalidade de produção de ovos, é fundamental selecionar animais com esse foco. Os produtores podem escolher entre as seguintes opções em termos de raças: puras, cruzamentos (linhagens) e sem raça definida (SRD).

Os aspectos mais relevantes a serem observados são:

– Boa saúde sem apresentar problemas físicos;

– Conformação corporal boa e boa cobertura muscular;

– Animais sexualmente ativos;

– Frangas e galinhas que apresentem postura frequente com produção de ovos uniformes e sem defeitos;

– Os galos e frangos, por sua vez, devem ter vigor, músculos e bom peso.

No momento da compra de pintinhos ou pintainhas verifique se os seus bicos e canelas são encerados e brilhantes. Os olhos devem ser ativos e brilhantes.

2. Instalações (galpões ou galinheiros)

Para atuar no agronegócio, é preciso investir na estrutura, no caso da produção de ovos é necessário ter galpões ou galinheiros adequados. Trata-se basicamente do local em que as aves descansam, bebem água e se alimentam.

Os ambientes podem ser simples, contudo, devem prezar pela boa higiene. É fundamental que sejam locais de terreno seco e recebam boa incidência solar. Também deve ser um local bem protegido de ventos fortes e de outros animais.

Uma instalação funcional deve ter:

Duas paredes de alvenaria

Se possível, as paredes devem ser feitas de alvenaria, mas podem ser feitas com o material disponível na propriedade, como madeira ou bambu.

Duas paredes teladas

As outras duas paredes devem ser teladas feitas de fio 24 ou 22. É preciso utilizar cortinas.

Telhado

O telhado do galinheiro ou galpão deve ser feito com telhas de barro (2,66 a 2,80 m de altura), zinco (3,50 m de altura), amianto (3 m de altura). A parte externa da telha de amianto deverá ser pintada de branco, como uma forma de reduzir a absorção de calor e assim potencializar o conforto térmico.

Varanda

Deve haver passeio ou varanda no entorno da instalação.

Mureta

O indicado é que a área tenha um entorno de alvenaria e 50 cm de altura.

Piso

Deve ser firme, se possível de cimento com caimento de 1 a 1,5%.

O recomendável é construir essa instalação no sentido leste/oeste.

3. Quantidade de aves

A quantidade de aves depende das condições que o produtor tem disponíveis. O ideal é ter uma proporção de 5 aves adultas por metro quadrado. A recria das aves é feita em um período entre 31 e 60 dias. Já a terminação ocorre no período entre os 61 e 120 dias de vida.

4. Equipamentos

Fatores como quantidade de aves e recursos disponíveis influenciarão no número e tamanhos dos equipamentos. Porém, os itens em si não têm muita variação, confira quais são eles abaixo:

Bebedouros

Esses equipamentos devem ser regulados conforme a idade e a altura das aves. A regulagem e a borda no pendular devem ficar 5 cm acima do dorso das aves. No nipple, a regulagem deve ser feita entre 35 e 45 graus de inclinação. Para os pintinhos, a inclinação pode ser de 75 a 85 graus.

Comedouros

A borda do comedouro deve estar na altura do dorso das aves.

Ninhos

Deve estar em um lugar calmo, é indicado para 1 a 4 galinhas. A altura acima do solo precisa ser entre 40 e 60 cm. A dimensão deve ser 30 cm de largura, 35 cm de altura e 30 cm de comprimento. O mais recomendado é que sejam de plástico e a cama de capim seco/serragem grossa.

5. Manejo de galinhas poedeiras

O manejo mais indicado das galinhas poedeiras é o de semiconfinamento, em que as aves são recolhidas nos galpões ou galinheiros ao anoitecer. No amanhecer seguinte, são soltas para que possam se alimentar de forma balanceada e realizar a postura dos ovos. Para que isso ocorra de forma adequada, é interessante contar com uma estrutura fechada.

Gostou de saber mais sobre as boas práticas para produzir ovos caipiras? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pixabay.com