Medo de cavalo
Curiosidades

Medo de cavalo: 05 dicas para superar essa fobia

O medo de cavalo extremo recebe o nome de equinofobia, essa síndrome foi descrita por Sigmund Freud. Trata-se de um medo irracional de equinos, mas que pode ser superado com algumas abordagens. Lembrando que, em alguns casos, é necessário contar com a orientação de um profissional para passar por essa situação.

Medo de cavalo: conheça a equinofobia

Equinofobia, o medo extremo de cavalo, é uma palavra formada pela junção de dois termos latinos: equus (cavalos) e phobos (medo profundo). Para se ter uma ideia, em torno de 8% da população mundial sofre com fobia de algum animal, são as chamadas zoofobias. Sigmund Freud, neurologista e psiquiatra, foi quem descreveu a síndrome detalhadamente.

Quais são os sintomas da equinofobia?

Um indivíduo que sofre de equinofobia apresenta os seguintes sintomas diante de cavalos:

  • Ataques de pânico ou ansiedade;
  • Sudorese;
  • Ritmo cardíaco acelerado;
  • Respiração acelerada;
  • Crises de choro, histeria ou gritos;
  • Desejo de fugir;
  • Tremedeira, tonturas e desmaios;
  • Náuseas, vômitos, diarreia entre outros distúrbios gastrointestinais.

O medo pode se estender a outros animais da fazenda com casco, como pôneis, mulas e burros.

Possíveis causas do medo de cavalos

Fobias de animais podem surgir em decorrência de diferentes causas, mas quase sempre surgem de um evento negativo ou traumático envolvendo o objeto do medo. Receber uma mordida ou um coice de um cavalo na infância pode ser o estopim do desenvolvimento dessa fobia.

Há casos em que o problema se origina a partir da observação dos grandes dentes dos cavalos, por exemplo. Também há situações em que a fobia surge a partir do medo de outras pessoas. Uma criança que percebe que seus pais têm medo de cavalos pode se tornar fóbico.

Até mesmo notícias de ataques de cavalo podem desencadear a fobia. Como ficou claro, há uma série de fatores que podem desencadear fobias, o acompanhamento especializado pode ajudar a identificar essas motivações.

Medo de cavalos: 05 dicas para superar essa fobia

Se você se identificou com os sintomas apresentados acima e quer superar essa fobia vai gostar das dicas que listamos a seguir. São sugestões para reduzir o medo infligido pelos cavalos permitindo assim uma relação mais harmoniosa com esses animais.

1 – Terapia comportamental cognitiva

A superação da fobia pode ser conquistada através de uma abordagem psicoterapêutica comportamental cognitiva. Nesse tipo de psicoterapia, o foco está em realizar a mudança de padrões de pensamento no indivíduo fóbico.

A terapia contribui para que os pacientes assumam uma postura mais aberta em relação ao objeto do seu medo, ou seja, os cavalos. Ter maior consciência a respeito dos equinos ajuda a reduzir o medo que se tem deles.

2 – Leituras sobre cavalos

O conhecimento a respeito dos equinos pode ajudar os equinofóbicos a identificarem que seu medo é irracional. Saber mais sobre determinada raça de cavalo ou sobre um animal em especial pode fazer com que o indivíduo identifique que não há ameaça. Quando bem criados e domesticados, os cavalos tendem a ser dóceis, não representando nenhuma dificuldade para as pessoas.

Inclusive, vale dizer que, estatisticamente, é bem pequeno o número de acidentes envolvendo cavalos. Isso significa que, conhecendo mais sobre esses animais, é possível entender que eles não representam uma ameaça.

3 – Filmes e séries

Além de ler sobre cavalos, o equinofóbico pode assistir a filmes e séries sobre cavalos. Claro que essa abordagem demanda se sentir confortável para assistir esse tipo de conteúdo. O filme “Encantador de Cavalos” é uma boa alternativa para que o indivíduo observe como uma fala calma permite um contato seguro com os equinos.

Também é válido assistir a série “Heartland”, nela, é possível entender qual é a melhor forma de se comportar diante de cavalos. Sabendo como se portar, é possível ficar mais tranquilo diante do animal que inflige tanta insegurança no fóbico.

4 – Terapia de dessensibilização gradual/sistemática

Outra forma de superar o medo de equinos é a terapia de dessensibilização gradual/sistemática. Basicamente, esse método visa aproximar aos poucos o paciente do objeto da sua fobia, nesse caso, cavalos. A ideia é que o indivíduo vá se aclimatando aos cavalos, inicialmente através de vídeos e fotos.

Com o passar do tempo, o paciente começa a pensar sobre cavalos, buscando se tranquilizar enquanto tem esses pensamentos. Por fim, chega o momento de tentar tocar os cavalos e montá-los.

5 – Busque ajuda profissional

A equinofobia, assim como outras fobias, pode ser tratada e superada, no entanto, é essencial contar com acompanhamento especializado. Enfrentar o objeto de um medo irracional pode ser bastante complexo e, por isso, é crucial estar sob a observação de um especialista. No início, pode ser bem difícil superar uma fobia, mas com o enfrentamento adequado é possível deixar essa insegurança no passado.

A equinofobia pode ser superada com o devido acompanhamento especializado!

Fonte imagem: pixabay.com