Música

Como aprender a dançar vaneira

aprender-a-dancar-vaneira

Se você sempre quis saber dançar vaneira veio ao lugar certo, continue lendo para saber mais sobre o ritmo inspirado em uma dança cubana que conquistou a região sul do Brasil. Trata-se de uma dança com passos relativamente simples e com charme único. Está pronto para começar o dois pra lá, dois pra cá?

Guia completo para você aprender a dançar vaneira

A dança vaneira é uma variação do vaneirão, assim como a vaneirinha, a diferença entre esses tipos está no ritmo. Vaneira é a dança com ritmo intermediário, enquanto o vaneirão é a versão acelerada e a vaneirinha é mais lenta. Não é difícil aprender os passos, pois eles consistem em dois passos para um lado e dois passos para outro. A seguir, vamos explicar as origens dessa dança e como praticá-la.

Qual a origem da dança vaneira?

A origem da dança gaúcha vaneira remonta ao estilo de dança cubano, conhecido como Habanera, e tem alguma influência alemã. Embora seja um estilo de dança bastante associado ao Rio Grande do Sul, também faz sucesso nos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O ritmo é um tanto acelerado, mas como os passos são relativamente simples, fica fácil acompanhar a evolução da música. Atualmente, a vaneira é uma das danças mais tradicionais da região sul do Brasil, assim como o xote, o fandango e o bugio. A migração de gaúchos em busca de ampliar as suas fronteiras agrícolas fez o ritmo se expandir para a região centro-oeste, com direito a grupos representativos de sucesso.

Aprendendo os passos da vaneira

A seguir, você confere vídeos didáticos pra dançar vaneira, ensinando a base e os passos para entrar nesse ritmo.

Vídeo – Como dançar vaneira – Aula 1 – Base

Nesse vídeo, damas e cavaleiros aprenderão as bases para os passos de vaneira, é interessante para entender como se posicionar e como mover suas pernas corretamente, acompanhando o ritmo.

Vídeo – Como dançar vaneira – Aula 2 – Abertura

Para a dança de salão vaneira ficar mais bonita, é importante entender o movimento de abertura. Nesse vídeo, você poderá conferir como inserir esse movimento na base ensinada no vídeo da aula 1. É uma dança relativamente simples de executar, os movimentos são fáceis de decorar.

Vídeo – Como dançar vaneira – Aula 3 – Giro

Nesse vídeo, é possível aprender como fazer o movimento de giro em que dama e cavalheiro trocam de lugar. Durante a evolução da dança, fica plasticamente bonito esse movimento de rotação do par e traz uma dinâmica para o casal.

Vídeo – Como dançar vaneira – Sequência completa

Por fim, nesse vídeo é possível fazer uma revisão do conteúdo aprendido nos vídeos anteriores e conferir a sequência completa. A dança vaneira é muito bonita e tem um ritmo bastante interessante. Fica a dica de prestar atenção à música que o casal de professores utiliza para praticar os passos, a sua playlist de sertanejo pode funcionar para que se torne um iniciante da prática da vaneira.

Roupas para dançar vaneira

Além do ritmo, a dança vaneira se destaca pelas vestimentas utilizadas pelos dançarinos. Ao observar casais desenvolvendo essa dança pelo salão, você terá a impressão de ter sido transportado para o passado. As damas usam vestidos longos volumosos e com mangas compridas, enquanto os cavaleiros utilizam calças folgadas com uma bela bota country masculina. As roupas são inspiradas no estilo dos looks da idade média.

As damas geralmente usam um sapato estilo boneca com fivela e um salto quadrado baixo, a fim de dar mais estabilidade. O segredo é buscar por opções de peças confortáveis e que combinem com o seu gosto pessoal. Usar as roupas em momentos de ensaio contribui para se sentir mais adaptado a elas. Os cavaleiros podem incrementar a sua produção e manter o conforto com uma bota texana de cano bordado. Dependendo da estampa da bota, será criado um belo quadro de formas com o mover dos pés.

Iniciando na vaneira

Depois de conferir os vídeos ensinando os principais passos e movimentos da vaneira, você ficou animado para começar a dançar? Então, vale a pena procurar por uma escola de dança de salão ou mesmo pedir dicas para aquele seu amigo já familiarizado com o dois pra lá, dois pra cá. Convide alguém para ser seu par nessa aventura com os pés e deixe a inibição de lado, aproveitando para riscar o salão e se divertir.

Se desejar, você pode, inclusive, fazer adaptações nos looks para realizar essa dança, a moda country está sempre inovando e pode ter uma alternativa ideal para atender a sua necessidade de conforto e de visual. Não tem desculpa para ficar no sofá sem aprender a dançar vaneira, não é mesmo?

E então, está preparado para começar a dançar?