Show sertanejo com Yasmin Santos
Música

Conheça Yasmin Santos, a revelação da música sertaneja

A cantora e compositora Yasmin Santos está entre as vozes mais ouvidas atualmente do sertanejo. A jovem nascida no Guarujá, em São Paulo, ganhou destaque em 2019, ao emprestar o seu vozeirão para a canção “Evidências”, tema do casal principal de uma novela das 21h da Rede Globo. Que tal conhecer mais sobre ela?

Yasmin Santos: uma voz poderosa e jovem

Yasmin dos Santos de Jesus nasceu no dia 10 de janeiro de 1998, na cidade do Guarujá, São Paulo. Assim como outros artistas da música sertaneja, a cantora começou a sua carreira tocando em bares da sua região.

Dona de uma voz poderosa e impactante, Yasmin passou a ser bem aceita no cenário sertanejo e logo começou a abrir os shows de artistas como Simone e Simaria, Raça Negra e Henrique e Juliano.

Com o reconhecimento, a artista se tornou uma das grandes apostas para o futuro do sertanejo. Em junho de 2018, lançou seu primeiro single intitulado “Saudade nível hard”, que ficou entre as 10 faixas mais tocadas em streamings e rádios. Nos meses de julho, agosto e setembro de 2018, Yasmin Santos lançou 3 EPs chamados EP1, EP2 e EP3.

Em outubro do mesmo ano, ela lançou a canção “Pronta pra trair”, que teve excelente performance, ficando no top 5 das músicas mais tocadas em streamings e rádios do Brasil. Em março de 2019, a jovem cantora de timbre poderoso assinou contrato com a Sony Music.

Yasmin Santos – Esquenta do DVD

Também em março de 2019, a cantora sertaneja lançou um álbum com dez canções inéditas, intitulado “Yasmin Santos – Esquenta do DVD”. A receptividade do álbum foi muito boa e no dia 17 de abril ela recebeu das mãos do presidente da gravadora, Paulo Junqueira, uma placa em comemoração aos 172 milhões de streamings e downloads.

O trabalho ainda rendeu para Yasmin uma placa de platina pelo single “Saudade nível hard” e uma placa de ouro pelo single “Pronta pra trair”. Além de ter recebido todo esse reconhecimento, no mesmo dia ela gravou o primeiro DVD da sua carreira. Nesse trabalho, a jovem sertaneja contou com as participações de Marília Mendonça, Maiara e Maraisa, Gustavo Mioto e Wesley Safadão.

Evidências

O ano de 2019 foi bastante positivo para Yasmin Santos, pois ela se consolidou como a grande revelação do feminejo ao emprestar sua voz poderosa para uma versão especial da música “Evidências”. A regravação do hit serviu de tema para embalar o romance do casal principal da novela “A dona do pedaço”, da Rede Globo.

Nesse momento, Yasmin já figurava nas rádios, porém, ter uma música forte como “Evidências” na sua voz, na principal novela da televisão brasileira, ajudou a torná-la mais conhecida do grande público. A própria cantora comentou em entrevistas que se escutar no horário nobre da maior emissora do país a fez entender que as coisas estavam realmente acontecendo na sua carreira.

Os primeiros contatos com a música sertaneja

Yasmin começou a se dedicar à música quando ganhou da avó um violão. Ainda criança, ela estudava em casa com livros, porém, a maior parte deles era de rock e MPB. Era difícil encontrar opções desses livros com músicas sertanejas. Com 12 anos, Yasmin ganhou dos pais um computador e foi então que ela começou a cantar e tocar canções sertanejas.

O debut nos palcos se deu de uma forma improvisada, um amigo da família cantora precisou de um percussionista de última hora e convidou Yasmin para tocar cajon. Nos bastidores, o artista a chamou para quebrar um galho e ela acabou aceitando mesmo estando bastante nervosa de encarar o público. A partir desse primeiro contato improvisado com o público, ela começou a ter acesso a novas oportunidades.

A paixão pela carreira musical fez com que Yasmin deixasse a faculdade, atitude apoiada pela sua família que sempre acreditou no seu sonho. Mas, é interessante citar que a cantora é formada em Turismo e Hotelaria, além de ter estudado Design e Informática.

Sempre com os pés no chão, Yasmin queria ter opções seguras se a música não trouxesse os resultados que ela esperava. Porém, com todo o sucesso que já alcançou, achamos difícil ela trabalhar em outra área.

A comparação com Marília Mendonça

Desde que Yasmin Santos surgiu no cenário sertanejo, é comum que sejam feitas comparações entre o timbre forte dela e o de Marília Mendonça. As comparações aumentaram quando, infelizmente, Marília nos deixou em 2021 em um trágico acidente.

Contudo, Yasmin sempre afirmou que não sente nenhum incômodo com as comparações, inclusive fica muito orgulhosa de ser, como ela mesma diz, gêmea de Marília no timbre. Para Yasmin, Marília é uma das maiores artistas do Brasil e dona de uma voz inesquecível, então, é um privilégio que as pessoas pensem que a voz delas se assemelha.

Gostou de conhecer mais sobre Yasmin Santos? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pexels.com