Entressafra
Agronegócio

Conheça a diferença entre safra, safrinha e entressafra

Para compreender como funciona o calendário agrícola é essencial saber qual é a diferença entre safra, safrinha e entressafra. Continue lendo para entender melhor cada um dos conceitos e qual é o papel deles para a produção agrícola.

Safra, safrinha e entressafra: componentes do calendário agrícola

A atividade agrícola é guiada por um calendário bastante particular, cujo início se dá no momento do cultivo de uma lavoura que passa por alguns períodos: safra, safrinha e entressafra. O ano do produtor rural pode ter início em qualquer mês, depende de qual é o tipo de cultura com o qual se está trabalhando.

O ano agrícola é determinado pelas condições climáticas da região em relação à cultura escolhida. Normalmente, se inicia quando o período chuvoso tem início. A maior umidade é fundamental para que a lavoura se desenvolva.

O que são safra, safrinha e entressafra?

No agronegócio,há culturas que possuem ciclo de cultivo curto, desenvolvendo-se em apenas um determinado período do ano, e outras que possuem ciclo produtivo longo. É devido a isso que os termos safra, safrinha e entressafra são utilizados. Eles são empregados tanto para se referir à expectativa de produção, quanto para o período em que o cultivo se inicia.

O que é safra?

O termo safra diz respeito ao plantio que é realizado quando a chuva se inicia. O período chuvoso é aquele em que as condições climáticas se mostram mais favoráveis. Um bom exemplo de cultivo adaptado melhor com o período de chuvas é a lavoura de milho. Normalmente, a safra se inicia no mês de outubro, seguindo por novembro e dezembro.

A colheita é realizada em janeiro, contudo, isso varia de acordo com o calendário agrícola. Os produtores rurais investem mais na safra, porque é o momento em que têm chances de maior produtividade, gerando, assim, mais retorno financeiro. Contudo, como veremos a seguir, a safrinha pode ser bastante lucrativa quando bem trabalhada.

O que é safrinha?

O termo no diminutivo se refere ao fato de que a produção apresenta volume menor em comparação com a safra. No entanto, nos últimos anos, muitos produtores têm obtido volumes na safrinha bem próximos daqueles da safra. Nesses casos, a safrinha pode ser chamada de segunda safra e acontece após a safra, nos meses de janeiro, fevereiro e março.

O período da safrinha se caracteriza por não ser o melhor em termos de luminosidade, temperatura e umidade para o cultivo. Dessa forma, pode não ser o melhor momento para iniciar uma lavoura. As temperaturas mais elevadas podem levar ao florescimento precoce dos grãos, resultando em uma produtividade relativamente menor.

Contudo, algumas adaptações nos cultivares estão permitindo que a safrinha alcance índices parecidos com os da safra. No que diz respeito à relevância financeira, é possível afirmar que safra e safrinha possuem quase o mesmo peso para o agronegócio. É interessante mencionar que no período da safra, como há mais oferta no mercado, é natural que os preços dos produtos caiam.

Por isso, produtores rurais que conseguem um bom volume de produção na safrinha obtêm um lucro mais significativo. A demanda na entressafra costuma ser significativa. O preço dos cultivos pode ser mais alto, contudo, não se esqueça de que os preços podem ser impactados por fatores como as condições climáticas.

Milho: o rei da safrinha

Quando se fala sobre safrinha, é natural pensar em milho, que é a cultura mais bem adaptada para esse sistema de cultivo. A safrinha de milho costuma ser bastante próxima da produção da safra. Mas, se deve considerar que durante a safrinha o grão costuma ter uma área de plantio quase dobrada, haja vista que muitos produtores de soja apostam no milho nesse período.

As condições climáticas do período da safrinha não são boas para cultivar soja. Essa cultura fica bastante suscetível ao ataque de ervas daninhas. É um risco bem alto para o produtor investir na safrinha de soja.

O que é entressafra?

O período transcorrido entre o fim de uma safra até o começo de uma nova lavoura é chamado de entressafra. Os produtores rurais usam essa época do ano para se planejar para os plantios seguintes. O planejamento pode se tornar mais simples e alinhado com as variações de condições climáticas se houver o uso de um software para essa finalidade.

Há boas opções de softwares para gestão agrícola que permitem organizar a produção da safra e da safrinha para que o produtor obtenha os melhores resultados possíveis. Fazer projeções com o auxílio de um software de gestão pode ajudar a tornar a sua safra e safrinha mais volumosas. Inclusive, são indicados produtos para ajudar a fomentar a produtividade.

Gostou de saber a diferença entre safra, safrinha e entressafra? Montar um bom calendário agrícola é essencial para alcançar o sucesso!