Quais são as Regras do Team Roping?

Praticantes do Team Roping

O Team Roping é uma das modalidades de rodeio que mais vem crescendo em interesse dos espectadores. Conhecida no Brasil também como Laço em Dupla é uma atividade que nasceu nos Estados Unidos como uma forma dos peões demonstrarem sua habilidade domar novilhos. Que tal saber mais sobre essa modalidade?

Team Roping: Tudo o que você precisa saber

A seguir, vamos explicar mais detalhes a respeito das particularidades dessa modalidade como o que é Team Roping, quais são as suas regras e quais as principais competições.

O que é Team Roping ou Laço em Dupla?

Como o nome em português sugere essa modalidade é disputada em duplas sendo um dos indivíduos responsável por laçar a cabeça do novilho (o cabeceiro) e outro as patas traseiras (o peseiro). Os dois competidores precisam ter uma boa sintonia para realizar seus movimentos com harmonia obtendo sucesso dessa forma em sua empreitada de laçar o novilho no menor tempo possível. Quando foi criada pelos norte-americanos essa atividade não tinha finalidade competitiva, era uma maneira de tornar a lida com os animais mais prática no dia a dia.

Regras do Team Roping

Para entender melhor do que se trata o Team Roping é interessante conhecer mais sobre as suas principais regras.

Objetivo da prova

Os dois competidores, que atuam como uma dupla, têm como objetivo imobilizar um novilho laçando a sua cabeça e depois as suas patas traseiras. O trabalho deve ser feito contra o relógio, a dupla vencedora é aquela que conclui a tarefa no menor tempo possível.

Local da competição

Team Roping é uma modalidade disputada numa arena de areia e bretes.

Cabeceiro e peseiro

O cabeceiro é o competidor que fica do lado esquerdo do brete, sendo o responsável por laçar a cabeça do novilho enquanto que o peseiro fica do lado direito e tem como tarefa laçar as patas traseiras do animal.

O brete

O brete nada mais é do que um corredor em que o boi permanece até ser dado um sinal para que ele possa partir em disparada para enfrentar os competidores. As regras determinam que o brete deve ter largura entre 60 e 80 centímetros, a menos que haja aprovação de um representante oficial do evento, assim como do Comitê de Rodeios da FNRC.

A barreira

Trata-se do local de partida dos competidores, deve contar com cerca de 60% a 75% do comprimento do boxe de partida do cabeceiro e a barreira do peseiro deve ter 60% do tamanho daquela do cabeceiro.

Laçando o novilho

A partir do momento que a dupla foi anunciada pelo locutor e a pista liberada o cabeceiro tem 60 segundos para dar o sinal para a liberação do novilho. O animal ao sair do brete desarma uma barreira automaticamente, somente a partir desse momento é que a dupla está liberada para iniciar a atividade de laço do animal, obviamente é nesse instante que o cronômetro da prova é acionado.

No período de 60 segundos, a dupla tem direito a dar três laçadas, ou seja, podem ser duas do cabeceiro e uma do peseiro ou vice-versa. Não é permitido refazer a laçada, então os competidores devem levar consigo a segunda corda.

Remanejando a ordem

Competidores que estiverem inscritos em outras modalidades ou treinando animais de outras modalidades poderão remanejar a sua ordem de participação, contudo, devem avisar à mesa logo no início da competição.

Quantidade de novilhos

Os organizadores é que definem quantos bois cada dupla deverá laçar, sendo que geralmente as duplas profissionais laçam entre 6 e 8 bois e as amadoras de 3 a 5 bois. Para vencer, a dupla não pode errar nenhum boi.

Penalidades do Team Roping

Alguns erros podem levar os competidores a ter penas de adição de tempo ou desclassificação, saiba quais são eles:

Peseiro laçar antes do tempo

O peseiro somente pode dar início à laçada das patas traseiras do novilho a partir do momento em que o cabeceiro tiver completado a sua parte sob pena de desclassificação. A concentração e o entrosamento entre a dupla são decisivos para que os dois consigam realizar a sua atividade em perfeita sintonia.

Laçar somente uma das patas

Se o peseiro conseguir laçar somente uma das patas do novilho penaliza sua dupla em 5 segundos.

WNFR (Wrangler National Finals Rodeo): Principal competição de Team Roping

Essa é a principal competição de laço em dupla do mundo e na qual o Brasil ainda está construindo seu nome. Chegar até o mundial da categoria é um grande feito e um dos principais objetivos de quase todas as duplas da modalidade.

Que tal saber mais sobre as competições se informando mais sobre o que fazem os juízes da competição de rodeio? Clique e acesse!