Hipismo Brasil
Mundo Country

Hipismo Brasil: atletas mais promissores nas categorias masculina e feminina

Nos últimos anos, o Hipismo Brasil vem crescendo e conquistando cada vez mais adeptos. No artigo a seguir iremos apresentar alguns dos nomes mais promissores desse segmento. Prepare-se para torcer muito por esses competidores.

Hipismo Brasil: conheça mais sobre os atletas mais promissores

O hipismo é uma modalidade que está conquistando o coração dos brasileiros, a cada quatro anos aumenta a representatividade do nosso país na categoria nas Olimpíadas. Confira a seguir mais detalhes sobre os nomes que prometem se destacar em médio e longo prazo nessa competição.

Luiz Francisco Azevedo (Salto)

A paixão pelo esporte hípico vem de família, Luiz Francisco Azevedo é filho do medalhista olímpico Luiz Felipe de Azevedo. Em 2021, o atleta da categoria de saltos chamou a atenção do mundo ao conquistar o terceiro lugar (medalha de bronze) no Internacional de Valkenswaard, na Holanda. Disputaram a competição 36 conjuntos mundiais.

Infelizmente, nas Olimpíadas de Tóquio, o atleta foi cortado da competição de saltos pela identificação de uma lesão em sua montaria, Comic. A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) precisou convocar para ocupar esse lugar o cavaleiro Pedro Veniss.

Juliana Domingues (Adestramento)

Na modalidade esportiva de adestramento, as mulheres vêm conquistando seu espaço. Um dos grandes destaques é Juliana Domingues que tem tido ótimos resultados nas diversas séries do Campeonato Brasileiro de Adestramento.

Uma curiosidade é que Domingues praticou pentatlo moderno por quatro anos. A equitação faz parte do conjunto de atividades dessa categoria, que inclui natação, esgrima, tiro a laser, corrida e hipismo.

Enquanto atleta de pentatlo moderno, Juliana conquistou diversos títulos, incluindo alguns internacionais, como a medalha de bronze no Sul-Americano Júnior de 2011. A partir de 2016, ela decidiu focar no esporte que sempre foi o seu preferido no pentatlo, o hipismo. Ela sempre relata que se diverte durante as provas de adestramento.

Marlon Zanotelli (Salto)

Atualmente, Marlon Zanotelli é o principal nome dos saltos da equipe brasileira de hipismo. O atleta tem uma história no mínimo curiosa com a modalidade, afinal conheceu o esporte numa viagem de caminhão.

O campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2019 nasceu no Maranhão e começou a sonhar com as competições hípicas quando tinha apenas seis anos de idade, em 1994.

O pai de Marlon comprou um carro e construiu um caminhão gaiola para levar dois cavalos, um próprio e um emprestado. A família, formada pela mãe e outros três irmãos, saiu rodando o país. Ali nasceu o amor pelos cavalos e o desejo de competir.

O atleta investiu muita dedicação e se tornou um dos principais nomes da categoria. Marlon mora atualmente na Bélgica e tem uma rotina bastante regrada de prática de montaria.

Giovana Pass (Adestramento)

Uma das competidoras mais jovens das Olimpíadas de Tóquio, Giovana Pass vem construindo uma trajetória de muito sucesso e conquistas. Competindo desde muito cedo, se mudou para a Espanha com o objetivo de se dedicar ao preparo para as modalidades equestres.

Um dos principais focos da atleta é os Jogos Equestres Mundiais. Uma oportunidade para mostrar todo o seu talento e desenvoltura com seu cavalo, Eleito Plus. Giovana vislumbra na competição mundial uma chance de escrever seu nome no hall dos grandes competidores da categoria.

Pedro Tavares de Almeida (Adestramento)

A paixão pelos cavalos vem desde cedo, Pedro se lembra de que quando era criança sua mãe o amarrava com um lençol na cela de um equino e puxava montada em outro.

A mãe do atleta, Thereza, vem de uma família que criava cavalos e ela sempre teve grande inclinação para as competições equestres. Os outros três irmãos de Pedro também se envolveram com as competições equestres. Iniciou na equitação de trabalho aos nove anos de idade, em seguida foi para o salto e então para o adestramento.

Ao longo de sua jornada, Pedro se orgulha de poder dizer que monta todos os dias. No hipismo é fundamental ter persistência para conquistar uma boa conexão com o seu cavalo. Pedro é uma das grandes promessas brasileiras, vem acumulando experiência em grandes competições mundiais.

Rafael Losano

O atleta mais jovem da equipe brasileira de Concurso Completo de Equitação (CCE) dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Rafael Losano foi medalhista de prata dos Jogos Pan-Americanos. O interesse pelos cavalos começou quando ele tinha apenas sete anos de idade, em 2005, de forma bem casual.

Um amigo convidou Rafael para fazer aulas experimentais no Clube de Cavaleiros em Horto Florestal, Rio Claro. Os bons resultados conquistados rapidamente o tornaram uma promessa do esporte.

No ensino médio, já era bicampeão brasileiro de “Young Riders” do CCE. Percebendo que poderia aprender muito na Inglaterra, mudou-se para lá e se dedica a se aperfeiçoar no esporte que escolheu e que parece ter o escolhido também.

Gostou de conhecer mais sobre os atletas brasileiros mais promissores do hipismo? Com certeza poderemos acompanhá-los nas melhores competições!

Fonte imagem: pexels.com