Principais impactos do inverno 2022
Agronegócio

Inverno 2022: principais impactos para a agricultura

O inverno 2022 teve início no dia 21 de junho e irá se estender até 22 de setembro. A estação mais fria do ano impacta consideravelmente a produção agrícola. No artigo a seguir você poderá saber mais como serão esses meses gelados e quais as consequências que eles podem acarretar.

Inverno 2022: como será?

Em 2022, o inverno será influenciado pelo La Niña, com intensidade entre fraca e moderada. Esse fenômeno se mantém ativo no Oceano Pacífico Equatorial, com esse ano já são três consecutivos. 

A principal característica desse fenômeno é a temperatura abaixo do normal na parte central e leste do oceano Pacífico Equatorial, ao longo da costa do Equador e do Peru. Mas, quais são as consequências desse cenário para a produção agrícola?

Principais impactos do inverno 2022 

Como mencionamos, o inverno 2022 está sendo influenciado pelo La Niña e uma das consequências é a grande quantidade de dias gelados. As temperaturas deste ano tendem a ficar abaixo da média e poderá, inclusive, ter ocorrência de geadas e neve na região Sul. Os efeitos dessa queda brusca de temperatura podem ser bastante prejudiciais para a lavoura.

Estima-se que haverá considerável oscilação de temperaturas, São Paulo poderá ter mínimas de 5°C. Na região Sul, espera-se temperaturas negativas com alguns intervalos com temperaturas mais amenas.

A seguir explicaremos com mais detalhes os principais impactos gerados pelos dias gelados deste inverno.

Hortaliças

A grande incidência de geadas deve ser especialmente prejudicial para as hortaliças, pois elas são mais sensíveis. Se as temperaturas mais baixas realmente se efetivarem, há grande preocupação com vegetais mais sensíveis, como as verduras de uma forma geral. O frio intenso pode acarretar no aparecimento de queimaduras nas folhas e ser uma fonte de estresse para as folhagens que, como consequência, deixam de crescer. 

Aumento do preço de alimentos

Alguns alimentos que já vinham apresentando aumento de preço devido às chuvas tendem a ficar ainda mais caros. Destacamos as culturas de tomate e cenoura que podem ser impactadas pelas geadas. 

Soja e milho

Nem mesmo carros-chefes da agricultura brasileira, como milho e soja, estão livres dos efeitos do inverno 2022. No entanto, é importante esclarecer que os impactos deste ano tendem a ser mais suaves do que os de 2021. Devido a uma estiagem prolongada, houve quebra de 50% na segunda safra de milho do estado do Paraná. O estado é um dos maiores produtores de milho do país.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está projetando, para a safra atual uma colheita de 269,3 milhões de toneladas. Isso representa 5,4% a mais do que o volume que se obteve no ciclo anterior. Por enquanto, os produtores têm respirado aliviados, haja vista que as primeiras ondas de frio não foram o bastante para causar grandes prejuízos.

Café

Em 2021, muitos produtores no Sul de Minas Gerais perderam suas produções quase inteiras devido à queima das plantas pelo frio intenso. As previsões que apontavam as baixas rigorosas de temperatura não foram levadas a sério e, devido a isso, as plantas não foram devidamente protegidas. 

No entanto, em 2022, não há o risco dessa situação catastrófica se repetir – ainda que as geadas aconteçam novamente – pois o café já está na fase de colheita na região. Dessa forma, as chances de perda de grão são bem reduzidas. Por enquanto, o Sul de Minas vem enfrentando frio e ventos intensos, com temperaturas de até 7°C. 

Essa temperatura já foi o bastante para queimar algumas folhas de café, mesmo sem a geada efetiva. As queimaduras, contudo, foram superficiais e não acarretaram grandes danos para as plantações.

Foi registrada queima de folhas de café também em Franca, São Paulo. Esse fenômeno faz com que elas apresentem a borda em tom amarronzado e ressecamento. O processo de queima danifica as folhas, gerando necrose do tecido, porém, nesse caso, de forma leve. Aconteceu pontualmente nas áreas de baixadas das propriedades. 

No entanto, é essencial se atentar para o fato de que, mesmo não tendo ocorrido perdas generalizadas, é possível que a queima afete as plantações futuramente. Quando uma folha apresenta algum dano, como um rasgo, ou um tronco apresenta alguma rachadura, há a abertura de uma porta para a entrada de bactérias e fungos que podem ser bastante prejudiciais para a plantação. 

Tempestade Yakecan

As regiões Sul e Sudeste enfrentaram ventos de até 100 km/h, resultado da ação de uma tempestade subtropical formada no litoral gaúcho, nomeada de Yakecan. Os especialistas identificaram que essa tempestade vem perdendo a força e está se deslocando para o alto-mar, na altura dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Contudo, é crucial se manter atento, pois um grande volume de chuvas ainda pode atingir as plantações.

O inverno 2022 tende a ser bastante rigoroso, demandando cuidado. Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country.

Fonte imagem: pexels.com