Brucelose Bovina
Animais

Brucelose Bovina: o que é e como evitá-la?

A brucelose bovina é uma grave e altamente contagiosa doença que acomete o gado. Também chamada de febre de malta ou de aborto infeccioso, pode representar um sério problema para o criador. Continue lendo para saber mais sobre essa enfermidade bovina e como evitá-la.

O que é brucelose bovina?

A brucelose bovina é uma doença infecciosa bastante contagiosa que acomete o gado. Essa enfermidade é causada por bactérias do gênero Brucella. Dentre as seis espécies que fazem parte desse gênero, a que afeta as raças bovina é a Brucella abortus.

É importante ressaltar que a doença pode representar uma ameaça tanto para o gado quanto para as pessoas que têm contato com os animais infectados. O ser humano pode ser contaminado pela doença também através de leite cru ou derivados que não tenham sido submetidos a um processo de tratamento térmico. O consumo de carne crua com restos de tecidos de animais contaminados pode infectar o homem.

Para a criação de gado leiteiro, a brucelose representa em torno de 25% de perda de produção de leite e 15% na produção de bezerros. Além de a doença gerar prejuízos financeiros, pode comprometer consideravelmente a credibilidade do produtor e do rebanho local como um todo. Doenças do gado podem acarretar em barreiras comerciais que prejudicam todo o setor.

Transmissão da brucelose bovina

A transmissão da Brucelose Bovina entre os animais pode ocorrer no momento do parto ou quando o animal está em processo de abortamento. Quando a mãe lambe o filhote após dar à luz também pode transmitir a doença se houver a presença da bactéria.

O contágio também pode ocorrer no processo de inseminação artificial, caso o sêmen utilizado possua o agente infeccioso da doença. No coito natural é quase zero as chances de transmissão.

Sintomas da brucelose bovina

Saber reconhecer os sintomas da brucelose bovina é essencial para evitar que ela se espalhe. Confira abaixo os principais sinais da doença em fêmeas e machos.

Sintomas de Brucelose Bovina em fêmeas

  • Queda de produção de leite;
  • Cios repetidos;
  • Partos prematuros;
  • Filhotes recém-nascidos fracos;
  • Perda de bezerros no nascimento;
  • Abortamentos no terço final da gestação;
  • Ocorrência de retenção placentária;
  • Infertilidade (pode ser temporária ou permanente);
  • Presença de corrimento vaginal.

Sintomas de Brucelose Bovina em machos

  • Infertilidade;
  • Orquite (inflamação dos testículos);
  • Presença de lesões nas glândulas mamárias;
  • Problemas articulares, como bursite e artrite.

Ao identificar esses sintomas, é importante contar com o auxílio de um profissional da veterinária que saberá como conduzir a situação da melhor forma. Lembre-se de que o olhar de um profissional é crucial para saber como agir, evitando que a doença se dissemine e o problema se torne ainda maior.

Como evitar a brucelose bovina?

A Brucelose Bovina é uma doença altamente contagiosa e sem cura, sendo imprescindível evitá-la. A forma mais efetiva de prevenção é através da vacinação do gado. Exatamente por ser uma doença infecciosa, tem vacinação obrigatória para rebanhos.

Os criadores devem ter atestado de vacinação dos seus animais expedido e assinado por um profissional veterinário devidamente registrado no Ministério da Agricultura (Mapa). Os animais vacinados do rebanho devem ser marcados, apenas as fêmeas são imunizadas com uma vacina de dose única.

Há duas opções de vacinas contra a doença: B19 e RB51. A vacina B19 é indicada para bezerras que tenham entre três e oito meses de idade. As fêmeas adultas podem ser imunizadas com a RB51. Converse com o veterinário que acompanha o seu gado para saber qual é a melhor opção.

Acompanhamento veterinário

Outra medida relevante para evitar que a doença se espalhe é manter acompanhamento dos animais infectados. O diagnóstico é fundamental para que o criador possa isolar o animal infectado. Os exames mais utilizados para o diagnóstico da doença são: Teste de Soro Aglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) e 2-Mercaptoetanol (2-ME).

Há casos em que se mostra necessário realizar outros exames, como o Teste do Anel do Leite (TAL) e Fixação do Complemento (FC). O veterinário saberá indicar quais testes são mais relevantes em cada caso. Como a Brucelose Bovina é uma doença sem cura e muito contagiosa, se mostra necessário o descarte do animal enfermo. Se a doença não for devidamente erradicada, pode levar até 75% do rebanho a óbito.

É fundamental que as criações de gado tenham o acompanhamento de um veterinário para evitar que problemas como a brucelose bovina contaminem os animais. A saúde do rebanho é essencial para obter um bom rendimento e também para que o mercado como um todo possa prosperar. A disseminação de doenças como essa entre o rebanho pode levar a barreiras comerciais para todo o setor.

A brucelose bovina é uma doença grave que pode ser evitada com a vacinação do rebanho.

Fonte imagem: pixabay.com