Fogueira de São João: conheça a história
Curiosidades

Fogueira de São João: conheça a história por trás dessa tradição

Você conhece a história que deu origem a tradicional fogueira de São João das festas juninas? Continue lendo e descubra por que esse é um dos principais símbolos desses festejos tão populares do meio do ano.

Fogueira de São João: conheça a história

A festa de São João é uma das mais aguardadas do ano e se caracteriza pela valorização de tradições brasileiras, elementos históricos e religiosos. Esperamos com tanta ansiedade essas festas que pode ser que alguns elementos passem despercebidos.

A seguir iremos explicar a origem da tradicional fogueira de São João, um dos elementos que não podem faltar nesse festejo. Para isso, contudo, precisamos compreender melhor a festa em si.

Festa de São João: qual é a sua origem?

As festas juninas são realizadas de acordo com o calendário litúrgico da Igreja Católica. Essas celebrações que hoje envolvem danças de quadrilha e pratos típicos foram criadas como uma forma de assimilação de cultos pagãos europeus no período de transição entre a Idade Antiga e a Idade Média.

Basicamente, essas festas dedicadas aos santos católicos substituíram os rituais que eram realizados como homenagem aos deuses médio-orientais, nórdicos, gregos e romanos. Na Europa, na segunda metade do mês de junho (período em que ocorre o solstício de verão), era realizada uma celebração em culto a deuses da natureza, colheitas, plantações, entre outros.

Um dos deuses celebrados nesse período era Adônis, que teria sido disputado pelas deusas Afrodite (do amor) e Perséfone (do submundo). Zeus, buscando a paz, determinou que Adônis passaria metade do ano no mundo superior (luz) com Afrodite e a outra metade com Perséfone no mundo inferior (trevas).

Tal disputa entre as deusas foi então associada aos ciclos naturais pelos quais a vegetação passa. A vegetação morre no outono/inverno para renascer com vigor na primavera/verão. No dia 24 de junho, Adônis era celebrado como uma forma de exaltar a “boa-nova” do renascimento da natureza. O cristianismo assimilou essa ideia substituindo Adônis por São João Batista.

São João Batista e a Boa-Nova

No cristianismo, São João Batista foi o responsável por anunciar a boa-nova da chegada do filho de Deus. Também foi São João quem batizou Jesus no rio Jordão. A cultura popular europeia passou a mesclar a história do santo com alguns elementos relacionados com Adônis. Um dos símbolos mais importantes com relação ao santo é a fogueira.

Conheça a história da fogueira de São João

As festas de São João, além de comidas típicas e muita dança, costumam ter uma fogueira. Esse símbolo está fundamentado na história do nascimento de São João Batista. Santa Isabel, mãe de São João, teria acendido uma fogueira como uma forma de anunciar o nascimento de seu filho para Maria, a mãe de Jesus.

Nossa Senhora e Santa Isabel eram muito amigas e a última prometeu que acenderia uma grande fogueira quando o filho nascesse para que Maria soubesse do ocorrido mesmo à distância.

Cumprindo sua promessa, Santa Isabel acendeu a fogueira no dia em que seu filho nasceu e logo recebeu a visita de Maria. São João Batista se tornaria um dos principais santos da Igreja Católica.

Tradição trazida pelos jesuítas

A tradição de acender uma fogueira na passagem do dia 23 para o dia 24 de junho foi trazida para o Brasil pelos jesuítas. Com o passar do tempo, essa tradição foi sendo associada a outras tradições populares, como o forrobodó africano, que é um tipo de dança de arrasta-pé.

O forrobodó, por sua vez, acabou levando ao surgimento do forró nordestino e da quadrilha caipira. A dança de quadrilha possui alguns elementos presentes nos populares bailes da Europa, com palavras como “alavantú”, “anarriê” e “balancê”. Hoje em dia, é difícil pensar nem uma festa junina sem essas tradicionais palavras durante a dança de quadrilha, não é mesmo?

Conheça as simpatias realizadas em torno da fogueira

No decorrer do tempo, se desenvolveu uma série de tradições e simpatias realizadas em volta da fogueira de São João. Existem várias simpatias que têm foco na adivinhação, especialmente no tocante a um possível casamento. Acredita-se que saltar as brasas da fogueira estabelece um tipo de apadrinhamento.

Uma das simpatias mais populares é aquela em que a pessoa deve passear sem sapatos sobre as brasas da fogueira com uma faca virgem. Em seguida, a faca deverá ser cravada em uma bananeira. No dia seguinte, é necessário observar os desenhos que as nódoas do caule produziram a pessoa conhecerá as iniciais do seu pretendente.

Essas simpatias guardam relação com os rituais pagãos dos quais as festas juninas se originaram. Lembrando que pular a fogueira não é recomendado por ser bastante perigoso. O ideal é curtir a diversão da festa, quem sabe em uma dança de quadrilha você conhece o tão sonhado pretendente?!

Gostou de conhecer mais sobre a festa e a fogueira de São João? Essa é uma importante comemoração da nossa cultura!

Fonte imagem: pixabay.com