Lavoura
Agronegócio

06 Dicas para conseguir bons resultados na lavoura em 2021

Você quer maximizar os resultados da sua lavoura em 2021? Então, é interessante conferir as dicas que compilamos abaixo. Com algumas medidas práticas é possível aumentar a produtividade e os rendimentos da sua propriedade!

Dicas para melhorar os resultados da sua lavoura

O uso de técnicas inovadoras e investimentos corretos permite alcançar melhores resultados com a sua lavoura em 2021. Embora esse seja um ano desafiador por uma série de questões, como a pandemia, é possível conquistar bons resultados destacando-se no mercado.

1 – Aposte em boas técnicas de cultivo

Uma das melhores técnicas de cultivo para obter bons resultados em 2021 é o Sistema de Plantio Direto (SPD). Trata-se de uma técnica bastante prática e eficiente para realizar o manejo da terra e que ainda contribui para diminuir os custos com o preparo da lavoura. Também evita que ocorra a compactação do solo, o processo de erosão e perda de nutrientes pelo processo de arrasto.

Para se ter uma ideia, o SPD reduz operações como a aração que consiste no revolvimento da terra para a sua descompactação. Na técnica de plantio direto se mantém a palhagem e outros restos vegetais de culturas anteriores na superfície do solo. É uma ação que permite que o solo fique protegido, sem estar exposto ao ambiente.

O plantio direto contribui para que a erosão da terra seja reduzida, inclusive diminui também o processo de assoreamento dos rios. A matéria orgânica ainda contribui para que a terra seja enriquecida. A quantidade de fertilizantes necessária para a cultura seguinte também é significativamente reduzida.

Esse sistema ainda permite o uso de colheitadeiras diferenciadas, como a que tem picador de palhada que prepara a cobertura vegetal sobre o solo enquanto realiza a colheita. A semeadeira é outro equipamento adaptado, geralmente com discos responsáveis por cortar a palhada, tornando o depósito de adubo mais fácil.

2 – Rotação de culturas

Na agricultura, a eficiência do sistema de rotação de culturas não é nenhuma novidade. Contudo, essa técnica ainda não é utilizada corretamente em todas as propriedades. Para que a rotação de culturas seja realmente eficiente, é fundamental que haja um planejamento sólido.

Em um primeiro momento, é necessário entender qual é a aptidão agrícola de cada uma das culturas e de que forma elas irão interagir entre si. Embora seja um processo em longo prazo, é importante manter a flexibilidade. O produtor deve se atentar para o atendimento das demandas comerciais.

Lembre-se de que a rotação de culturas deve ser realizada com o objetivo de diminuir o processo de exaustão do solo. A cada ciclo variam as necessidades de adubação, diferente do que acontece na monocultura. É uma forma de preservar a fertilidade do solo.

3 – Invista em apicultura e meliponicultura

Para potencializar a capacidade produtiva da sua lavoura, é válido investir em apicultura e meliponicultura para melhorar a polinização. É um tipo de prática que oferece resultados consistentes e que não gera custos altos. Abelhas são muito independentes, de forma que seu manejo não requer mão de obra.

As abelhas europeias com ferrão se destacam para essa função, mas vale a pena avaliar também a possibilidade de abrigar em sua propriedade abelhas brasileiras dos gêneros trigona e melípona, como a Uruçu, a Jataí e a Jandaíra. Abelhas sem ferrão permitem um manejo mais tranquilo. Além de ajudar na polinização, é válido porque algumas espécies de abelhas estão em extinção.

4 – Agricultura de precisão

O uso da agricultura de precisão (AP) é interessante para conhecer melhor o solo e as suas propriedades. Isso contribui para aproveitar ao máximo o potencial do solo e reduzir a necessidade do uso de defensivos agrícolas.

Esse método consiste no emprego de tecnologias e técnicas para fazer um mapeamento completo das condições do solo. Isso permite saber quais são as áreas que demandam mais ou menos intervenções.

5 – Invista em tecnologia

A tecnologia se tornou uma grande aliada do campo nos últimos anos e pode significar um aumento considerável na produtividade da sua propriedade. Produtores rurais que investem em tecnologia têm mais chances de prosperar.

Dentre os principais investimentos estão máquinas automatizadas que permitem trabalhar na lavoura sem um operador, uso de softwares de mapeamento, drones para monitorar a propriedade, entre outros.

6 – Propriedade como uma empresa

Por fim, para potencializar os seus resultados como produtor rural, indicamos que você trate sua propriedade como uma empresa. Trabalhe sempre com profissionalismo e tenha um sistema organizado para manter a operacionalidade da sua propriedade.

A qualidade da sua produção depende de você ter responsabilidade com as atividades e estar sempre pronto para realizar novos investimentos. Lembre-se de que, como qualquer outra área de atuação, a produção rural também apresenta grande competitividade. Estar à frente dos seus concorrentes é imprescindível.

Com essas dicas é possível manter a sua lavoura produtiva e com os melhores resultados! 

Fonte imagem: pixabay.com