AgriTechs: várias áreas de atuação
Agronegócio

AgriTechs: conheça essa nova tendência no mercado brasileiro

Nos últimos tempos, as agritechs vêm ampliando a presença do agronegócio na economia brasileira. Continue lendo para entender melhor esse modelo de negócios que está mudando a configuração do agro em nosso país.

O que são AgriTechs?

Inicialmente, a agricultura era uma atividade de subsistência. Contudo, no decorrer do tempo surgiu a necessidade de escalar a produção e assim se passou a aplicar tecnologia no campo. As máquinas de tração animal foram gradativamente substituídas por máquinas de combustão.

Também passaram a ser utilizadas técnicas de rotação de culturas, expansão do cultivo agrícola e o fornecimento de insumos alinhados com a política da Revolução Verde. Dessa forma, se tornou possível produzir mais numa mesma área.

A necessidade de ampliar a produção continuou crescendo conforme a população manteve seu ritmo de crescimento. Assim, recursos da Era Digital passaram a ser empregados no campo com o objetivo de potencializar a sua capacidade produtiva.

Tecnologia aplicada ao campo

A adição desses recursos digitais, tais como drones, robôs, Inteligência Artificial (IA) e automação, deram origem ao que se conhece como Agricultura 4.0. Trata-se de tornar os processos mais enxutos e econômicos para reduzir o desperdício, aumentando a qualidade.

Com esses recursos, se tornou possível produzir mais, com mais qualidade e em menos tempo. O mercado anseia por novos modelos de produção que permitam otimizar o tempo de trabalho, potencializando os ganhos. Assim, começaram a surgir startups para atender diretamente as necessidades do campo.

Qual é a contribuição das AgriTechs para o mercado brasileiro?

As agritechs têm contribuído consideravelmente para promover uma verdadeira revolução no campo. A partir da tecnologia aplicada ao campo é possível produzir de forma mais econômica e inteligente. Estão sendo criadas tecnologias que ajudam a trabalhar de forma mais estratégica no campo.

Com as informações precisas obtidas pelos recursos tecnológicos e uso de estudos científicos para desenvolver modelos de atuação, o setor só tem a ganhar. Confira abaixo alguns pontos que são analisados através dessa configuração tecnológica:

– Cadeia produtiva da fazenda;

– Análise e aumento da fertilidade do solo;

– Monitoramento das plantações;

– Verificação das condições climáticas e previsão do tempo;

– Gestão de operações agrícolas;

– Pesagem mais precisa dos animais;

– Controle de estoque preciso;

– Análise das condições fisiológicas dos animais;

– Melhores condições de armazenagem de grãos.

AgriTechs: várias áreas de atuação

A tecnologia na fazenda é aplicada para reduzir custos, mas não só para isso. É importante mencionar que as agritechs podem trabalhar com foco em diferentes cenários do agro. Essas startups podem desenvolver soluções para qualquer tipo de problema nas fazendas.

Por exemplo, há agritechs que trabalham para contornar a questão da baixa conectividade das áreas rurais. Com o auxílio dessas empresas se está desenvolvendo uma estrutura de maior conectividade e integração dos processos.

Esse trabalho focado em desenvolver a conectividade funciona como a base para que a agricultura 4.0 continue evoluindo. Afinal, para utilizar os recursos da Era Digital no campo é fundamental que as fazendas estejam conectadas à internet.

AgriTechs no Brasil: qual é o cenário?

O Brasil é um dos países com maior vocação agrícola do planeta. Suas condições climáticas, do solo, ar, incidência solar e chuvas contribuem para potencializar a produção. Esse conjunto tão propício ao sucesso agrícola tem também impulsionado o setor das agritechs.

Um mercado mais robusto demanda mais soluções tecnológicas para resolver demandas que podem impedi-lo de crescer. Nosso país tem sido um laboratório a céu aberto atuando no desenvolvimento de soluções práticas para o agro.

Uma curiosidade é que o Brasil possui o seu “Vale do Silício” das agritechs localizado em Piracicaba. Lá está concentrado 38% das startups brasileiras focadas em desenvolver soluções para o agro.

Projeções para o futuro

As agritechs têm se mostrado bem mais do que uma tendência passageira. Ao que tudo indica, há grande potencial para que essas empresas continuem se desenvolvendo e se expandindo no mercado.

Observa-se uma necessidade crescente de tecnologia no setor agro e, dessa forma, essas startups terão sua importância aumentada. Logo, a projeção não poderia ser melhor, isto é, essas empresas certamente terão mais trabalho e foco no desenvolvimento de soluções.

A aplicação da tecnologia ao campo também está em processo de crescimento constante. Há novos tópicos que serão melhor trabalhados com o passar do tempo para tornar o setor ainda mais produtivo e forte, confira abaixo alguns desses tópicos:

– Soluções para a disponibilização de 4G;

– Aplicação de Internet das Coisas (IoT);

– Desenvolvimento de máquinas agrícolas autônomas;

– Integração para comunicação sem fio;

– Desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA);

– Realização de análises avançadas;

– Aplicações de Big Data, analytics entre outros;

– Blockchain;

– Desenvolvimento de algoritmos inteligentes;

– Recursos para uso de imagens via satélite;

– Uso de aplicações de Cloud Computing (Computação em Nuvem).

Gostou de saber mais sobre as agritechs? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com