Bioenergia
Agronegócio

Bioenergia: conheça sua importância e a forma de adotá-la

Nos últimos tempos, muito se tem falado a respeito da bioenergia, uma alternativa em relação às fontes de energia não-renováveis. Esse tipo de energia é criado a partir de biomassa e pode ser utilizado para produzir calor, eletricidade e, até mesmo, combustíveis. Continue lendo para entender mais o conceito e sua relevância.

O que é bioenergia?

A bioenergia se caracteriza por ser um tipo de energia sustentável e se trata de uma excelente alternativa às fontes convencionais e não-renováveis. Esse tipo de energia é criado a partir de biomassa, matéria orgânica produzida por seres vivos. Pode ser utilizada para produzir calor, eletricidade e também na fabricação de combustíveis.

O termo bioenergia é bastante abrangente, referindo-se, de maneira geral, a todo tipo de energia produzida a partir de plantas e resíduos orgânicos. Basicamente, se considera bioenergia a energia produzida a partir da biomassa. Estão incluídas nessa definição matérias-primas derivadas de plantas ou animais.

Jornada de bioenergia

O processo de conversão de uma matéria-prima em um produto que pode ser utilizado para gerar calor, eletricidade ou transporte recebe o nome de jornada de bioenergia (bioenergy path em inglês). É chamada jornada porque possui um número considerável de etapas, dentre as quais estão:

  • Produção da biomassa;
  • Colheita ou coleta dessa biomassa;
  • Processamento prévio e armazenamento da matéria-prima;
  • Transporte;
  • Armazenamento pós-transporte;
  • Conversão da biomassa em energia;
  • Transporte da energia produzida;
  • Uso da energia produzida.

É importante ressaltar que o número de etapas varia de acordo com o tipo, localização e fonte de biomassa. A tecnologia empregada para fazer essa conversão também influencia.

Para que a bioenergia serve?

A bioenergia é uma alternativa energética viável em um contexto de outras fontes não-renováveis e danosas para o meio ambiente, como os combustíveis fósseis, por exemplo. Trata-se de uma fonte de energia verde e renovável, contrastando positivamente com outras fontes que, além de caras, são poluentes e insustentáveis.

Esse tipo de energia é bastante interessante para pequenos produtores rurais que demandam o uso de calor e eletricidade, mas não têm condições de arcar com elevados custos. Para se ter uma ideia, a bioenergia é capaz de alimentar um hospital, um edifício de escritórios ou até mesmo uma fazenda.

E, claro, que não podemos deixar de citar que se trata também de uma oportunidade extra de gerar receita. Lembre-se de que diferentes tipos de resíduos orgânicos podem ser utilizados como biomassa para a produção de bioenergia.

Qual a importância da bioenergia?

A bioenergia tem sido pauta no mundo todo por ser uma fonte de energia renovável, barata e sustentável. A energia produzida a partir de biomassa permite melhor aproveitamento de resíduos orgânicos, gera poucos poluentes (não contribui para o efeito estufa) e representa o futuro energético do país.

O uso da bioenergia ainda não é um padrão mundial, mas pode ser consideravelmente impactante para os resultados da produção agrícola. Além de reduzir os custos, contribui para melhorar a qualidade do ar e, em larga escala, desacelerar as mudanças climáticas pela redução do uso de fontes de energia poluentes.

Por que adotar a bioenergia?

Ao longo do texto ficou evidente que a bioenergia é extremamente positiva no tocante à redução de custos da produção agrícola. Além disso, é uma forma de contribuir para a sustentabilidade e reaproveitar eventuais resíduos. A partir do uso da bioenergia é possível criar uma economia circular, em que tanto os pequenos produtores quanto os mercados têm vantagens.

Trata-se de um ciclo virtuoso, em que o produtor utiliza a bioenergia, contribuindo para reduzir os danos ao meio ambiente – algo que se reflete em um solo e demais condições melhores para o cultivo – e os seus custos produtivos. Quanto mais reduz custos e melhora as condições ambientais, melhor se torna a produção agrícola, algo que torna a propriedade rural mais competitiva.

Como a bioenergia funciona?

Não existe apenas uma forma de produzir bioenergia, existem várias, na verdade. A forma como o uso dessa energia verde será implementada depende da matéria-prima em questão e do tipo de biomassa que se quer produzir. Há processos bem simples, como o cultivo, colheita e queima de lenha para gerar calor.

Porém, existem vários outros processos, mais complexos, como o cultivo de algas para produzir combustível, por exemplo. Nesse caso, devem ser cultivadas microalgas específicas em um ambiente controlado. Essas algas passam por um processamento em que são separados os óleos. Em seguida, os óleos são refinados em biocombustíveis.

Há uma grande variedade de tecnologias – que variam em sua complexidade – usadas para transformar biomassa em bioenergia. Tudo depende da estrutura que se tem à disposição e do processo que está mais alinhado com as necessidades da sua propriedade. A bioenergia é o futuro em termos de energia e uma excelente alternativa para propriedades rurais.

Agora você já conhece melhor a bioenergia e pode optar por usá-la em sua propriedade!

Fonte imagem: digitalagro.com.br