Trator Agrícola
Agronegócio

Trator agrícola: pontos a observar antes de fazer a compra

O trator agrícola é um dos maquinários mais relevantes para quem trabalha no campo, pois é responsável por diferentes atividades rurais como plantar, cultivar e arar. No momento de escolher o seu, é fundamental levar alguns pontos em consideração. Pensando nisso listamos os principais tópicos a serem analisados para fazer um bom investimento.

Trator agrícola: pontos principais a observar antes de comprar

A compra de máquinas agrícolas, como os tratores,representa um grande investimento para o produtor rural. Além de serem empregados em diferentes funções, esses maquinários têm grande valor agregado.

Dessa forma, é importante que o comprador esteja ciente de alguns pontos que precisa observar antes de fechar o negócio. Confira a seguir a lista com os principais tópicos para levar em consideração.

1 – Potência

Um dos pontos mais importantes de considerar, a potência do trator, deve ser adequada às atividades para as quais ele está sendo adquirido. Mais do que considerar as tarefas, observe o tipo de solo e a topografia em que ele vai atuar. O porte da máquina diz muito sobre a sua potência.

Os tratores de pequeno porte, até 100 cv, apresentam menos potência, porém, são mais econômicos. Os modelos de grande porte, com mais de 200 cv, entregam melhor desempenho nas atividades mais pesadas, contudo, gastam mais combustível. Tratores de médio porte, que tem entre 100 cv e 200 cv, têm mais versatilidade aliando boa potência com economia de combustível.

2 – Consumo de combustível

Quando estiver escolhendo um trator para a sua fazenda, tenha em mente que é mais ou menos como comprar um carro. Assim como ocorre com os automóveis, há tratores econômicos que podem te deixar na mão e alguns que gastam muito combustível para pouca entrega.

Dessa forma, é imprescindível analisar a relação entre desempenho e gasto de combustível. O ideal é aliar essas duas características, para isso, verifique o consumo de litros por hectare ou por hora de trabalho.

Quando essas duas características estão no mesmo trator agrícola, você tem a melhor relação custo e benefício. Faça comparações entre diferentes modelos para escolher o que for realmente mais interessante para a sua propriedade.

3 – Transmissão do câmbio

A troca de marchas é crucial para que o motorista do trator desempenhe um bom trabalho agrícola. Felizmente, já se foi o tempo em que essa era uma dificuldade. Mais marchas permitem maior variação de velocidade e rotação do motor.

A consequência é conseguir um melhor desempenho nas tarefas sem problemas. Para o bom andamento do trabalho rural, é bastante interessante contar com bons tratores.

4 – Reserva de torque

Invista em tratores com boa reserva de torque, pois isso significa que eles não vão te deixar na mão numa dificuldade. Basicamente, essa reserva é o que permite que o trator continue trabalhando mesmo quando perde a rotação.

Em outras palavras, funciona como a capacidade “elástica” que o motor precisa para se manter trabalhando com boa capacidade. Ao realizar a compra de maquinário para a sua fazenda, se antecipe a eventuais dificuldades.

5 – Tecnologia do trator agrícola

Nos últimos anos, a tecnologia dos tratores agrícolas evoluiu consideravelmente. Dessa forma, é possível encontrar máquinas bastante desenvolvidas no mercado. Obviamente, quanto mais tecnologia no maquinário maior é o valor para adquiri-lo.

Os produtores que estão na fase de compra devem se atentar para pontos como tração nas quatro rodas, GPS, ar condicionado, transmissão automática ou manual, entre outros.

Todos esses pontos impactam no valor final do trator, contudo, visando ter melhores resultados produtivos, pode ser válido pagar mais por eles. Vale a pena ainda pensar sobre como investir em um determinado recurso tecnológico pode aumentar a produtividade da sua propriedade e consequentemente seus lucros.

Quem está comprando tratores para substituir máquinas mais antigas deve levar em consideração as dificuldades que enfrenta atualmente para encontrar uma opção mais adequada. É sempre positivo fazer um balanço das dificuldades atuais para encontrar as melhores soluções.

6 – Negociação

Esse ponto não diz respeito, necessariamente, à máquina, mas sim ao seu valor e as condições que o vendedor pode oferecer. O produtor rural deve buscar por um investimento seguro, ou seja, adquirir um trator que caiba em seu orçamento, sem levar a uma descapitalização e nem uma dívida de longo prazo, e que corresponda às expectativas. Lembre-se também que você pode e deve fazer uma pesquisa com diferentes vendedores para encontrar a melhor opção.

Em alguns casos, pode ser necessário fazer concessões, isto é, abrir mão de um pouco de desempenho em prol de um valor que caiba no seu orçamento. Em uma compra de grande valor agregado, como um trator, o produtor deve compreender que não está fazendo uma compra apenas para o momento presente, esse equipamento impactará todo o futuro da sua propriedade.

Com essas dicas é possível fazer um investimento em tratores agrícolas com mais segurança!

Fonte imagem: pixabay.com