Pecuária
Agronegócio

Pecuária ou Agricultura – Em que área apostar?

A cada ano, cresce o número de interessados em investir em atividades rurais, haja vista seu grande potencial de crescimento, no entanto, é natural ficar em dúvida sobre qual área apostar: pecuária ou cultivo de alimentos? A escolha deve ser tomada com base em alguns fatores que apresentaremos melhor a seguir. 

Pecuária ou cultivo de alimentos: em que área apostar?

Se você sente que tem vocação para uma atividade rural, mas está em dúvidas sobre investir na criação de animais ou em agricultura, vai gostar de ler os tópicos a seguir em que apresentamos as vantagens de cada setor, bem como o que é preciso para ser bem-sucedido em cada um. 

Agricultura: vantagens de investir

A produção agrícola representa uma grande parcela dos rendimentos do agronegócio brasileiro e, em parte, isso se deve à verdadeira vocação que nosso país parece ter para esse tipo de atividade, entenda melhor nos tópicos abaixo. 

Variedade de culturas

Com extensão continental, o Brasil apresenta uma grande diversidade de climas e tipos de solo, adequando-se bem a culturas distintas. É possível investir no cultivo de culturas adaptadas a climas mais quentes e, também, a climas mais frios, tudo depende de onde fica a sua propriedade. 

Avanço tecnológico

O desenvolvimento de soluções tecnológicas vem corroborando para o crescimento da atividade agrícola no país. Atualmente, é mais simples reter o avanço de pragas sem o uso extensivo de agrotóxicos, assim como está mais fácil realizar atividades cotidianas como plantio e colheita. A qualidade no manejo aumentou com o surgimento de novas tecnologias, bem como o potencial produtivo e de difusão no mercado.

Múltiplos mercados

Com os recursos que o agricultor possui atualmente ao alcance das suas mãos, ficou mais fácil contar com grande diversidade de produtos para atender à demanda do mercado interno e externo. Mesmo agricultores de primeira viagem podem investir em culturas variadas, tendo um leque mais amplo de mercados nos quais obter boa lucratividade. 

Agricultura: questões que merecem atenção

Se na pecuária é necessário investir nos animais para dar início ao plantel, na agricultura o investimento se concentra na aquisição de sementes e de consultoria profissional. Ao dar início a uma atividade de plantação, o empresário deve ter ciência de que está sujeito a prejuízos decorrentes de estiagem, entre outros problemas que podem surgir ao longo do cultivo. 

O ideal é que aqueles que decidem investir em agricultura tenham profundo conhecimento a respeito das culturas com as quais irão trabalhar, assim como elaborem um planejamento consistente de suas atividades. 

Pecuária: vantagens de investir

Para quem está considerando investir na criação de gado, é interessante conhecer as vantagens dessa atividade rural abaixo.

Investimentos iniciais

Mencionamos acima que, ao decidir investir em agricultura, é necessário fazer um investimento significativo em sementes e acompanhamento profissional, no caso da pecuária, esse investimento se concentra na aquisição de terras e alguns animais para dar início a criação. Não há dependência do plantio e nem do clima para a prosperidade do seu empreendimento. 

Mercado crescente

O Brasil é o segundo maior exportador de carne do mundo, de forma que esse é um setor com excelentes oportunidades de crescimento. Os novos empresários do segmento pecuarista devem se atentar para a qualidade dos produtos, haja vista que há vários países se aproximando dos números brasileiros. Em alguns anos, o mercado exportador pode não ser tão vantajoso para o nosso país, mas nesse momento é um oceano de oportunidades. 

Variedade de gado

Em nosso país há nove raças de gados com grande destaque, algo que oferece um leque mais amplo de possibilidades para quem está iniciando nessa atividade. Cada raça de gado requer uma gama de cuidados específica, sendo interessante que o investidor se ocupe de investigar esses pontos para encontrar a melhor alternativa para as características da sua propriedade e recursos. 

Pecuária: questões que merecem atenção

A criação de gado é uma atividade que demanda uma série de cuidados em cada etapa de desenvolvimento dos animais para chegar à excelência da produção de carne. Uma das etapas mais relevantes de tratamento do gado é a reprodução, em que é interessante apostar no melhoramento genético para se ter uma carne mais macia.

Além disso, a forma como os animais serão criados também tem grande impacto nos resultados. Saiba que nem mesmo processos, como o de engorda, que parecem simples são feitos a esmo, é essencial ter planejamento e conhecimento daquilo que se está fazendo.

Conclusão

De maneira geral, não existe uma opção melhor do que a outra, somente aquela para a qual você está mais bem preparado para investir. Dependendo do tipo de propriedade que possui, pode não ser fácil desenvolver uma plantação de sucesso, condições de clima e solo devem ser adequadas. No entanto, acima de qualquer questão técnica, é primordial escolher uma atividade rural que será realizada com paixão.

Com os tópicos pontuados esperamos ter ajudado você a fazer sua escolha entre agricultura e pecuária!  

Imagem: https://www.shutterstock.com/