Batata doce
Agronegócio

Dicas para começar uma plantação de batata doce

O cultivo de batata doce é uma excelente alternativa para pequenos e médios produtores rurais. Demandando baixo investimento financeiro e tendo ciclo curto, é um cultivar com grande potencial de retorno. Continue lendo para entender como iniciar essa produção.

Batata Doce: a opção “pop” de cultivo

A batata doce é uma excelente dica para o produtor rural que está em busca de um cultivar com potencial mercadológico. Embora sempre tenha feito parte das refeições dos brasileiros, essa raiz tuberosa tem ganhado maior popularidade por ser a base da dieta de muitos atletas profissionais e amadores. A principal característica dessa hortaliça é realizar uma liberação gradual de energia no organismo.

Curiosamente, a batata doce também vem se tornando mais “pop” entre pessoas sedentárias e com diabetes por seu baixo índice glicêmico. Oferece uma sensação de saciedade prolongada que pode contribuir para uma dieta focada na eliminação de peso. Os chefs de cozinha também vêm contribuindo para o aumento da valorização da raiz ao adicioná-la como ingrediente em pratos sofisticados.

Para completar o hall de diferenciais da batata doce, precisamos mencionar que ela pode ser utilizada também como insumo para a produção de etanol, o álcool combustível. Observando o mercado dessa raiz, fica evidente que se trata de um cultivar bastante interessante para os produtores rurais.

Vantagens de cultivar batata doce

A plantação de batata doce tem diversas vantagens e elas têm início no plantio. O trato desse cultivar também é considerado simples, o seu ciclo pode variar de pouco mais de três meses a até cinco. Tudo depende da variedade e das condições do clima. Algo recorrente entre quem cultiva ou já cultivou batata doce é que se trata de uma hortaliça muito fácil de manejar.

Entendendo o cultivo da batata doce

O cultivo da hortaliça pode ser realizado a partir de uma batata ou de ramas. É possível realizar o cultivo até em vasos com capacidade de 15 litros pelo menos. A batata doce possui duas raízes, entre elas a que tem valor comercial no agronegócio é a tuberosa ou de reserva. Cabe à raiz absorvente realizar a absorção de água e extrair nutrientes do solo.

A raiz tuberosa é facilmente identificável pela sua espessura significativa e por ter raízes secundárias. Essa raiz tem como destino o consumo in natura. Uma parte pequena da produção de batata doce é captada pela indústria de processamento de doces e para o fabrico de rações para animais.

Características da batata doce

O crescimento dessa planta é rastejante e o seu caule é tipo herbáceo com folhas largas. Possui formato, cores e recortes variados. O período entre a fertilização das flores hermafroditas até o fruto se abrir espontaneamente é de cerca de seis semanas.

Dicas para iniciar a plantação de batata doce

Confira abaixo dicas para dar início a sua plantação de batata doce.

1 – Compra das mudas

O produtor rural deve realizar a compra das suas mudas de batata doce de fornecedores que possam garantir que o material está livre de vírus. Essa compra pode ser feita de laboratórios de institutos de pesquisa que realizam o trabalho de micropropagação dessa planta.

2 – Condições ambientais

O mais indicado para o sucesso do cultivo de batata doce é ambientes com clima temperado a quente. O ideal é que as temperaturas fiquem acima de 10°C. Os locais que mais se destacam pela produção de grandes volumes dessa hortaliça em geral costumam manter uma temperatura média de 20°C por quatro meses.

Essa cultura costuma prosperar também em locais com regimes de chuva, variando de 750 a 1.000 milímetros. Há boas taxas de sucesso também em locais que apresentam ciclo completo de chuvas entre 500 e 600 milímetros. O único senão é que a batata doce é uma cultura que não se dá bem com solos sujeitos a encharcamento.

3 – Propagação

O uso de ramas é o mais indicado do ponto de vista técnico e econômico. Nesse processo se deve extrair um ou mais pedaços por haste de lavouras que já tenham pelo menos 90 dias. No caso de uma lavoura comercial, o produtor pode usar ramas-semente ou estacas de uma cultura que esteja em desenvolvimento.

4 – Plantio

O plantio da batata doce pode ser feito em diferentes tipos de solo. Porém, os melhores resultados são obtidos em solos mais leves, de boa estruturação e de fertilidade entre média e alta. Solos bem drenados e aerados são os mais recomendados.

5 – Espaçamento

O mais comumente usado é um espaço de 80 a 100 centímetros entre as leiras. Já entre as plantas, esse espaço costuma ser 25 a 40 centímetros. Essas medidas devem ser reduzidas no caso dos solos mais férteis.

6 – Adubação

A adubação deve ser realizada tomando por base a análise do solo. Contudo, de maneira geral, para a batata doce os nutrientes indicados são: K, P, N, Ca e Mg.

7 – Cuidados

É necessário irrigar nos períodos secos e ter uma boa estratégia de controle de pragas. Adquira mudas de qualidade.

8 – Colheita

A batata doce é de ciclo curto e geralmente está pronta para a colheita em um período entre 100 e 150 dias. Nas áreas de menor porte, pode ser extraída manualmente.

Gostou de saber mais sobre o cultivo de batata doce?

Fonte imagem: pixabay.com