Semeadeira
Agronegócio

Semeadeira: vantagens e desvantagens de sua utilização na produção agrícola

Cada vez mais presente no agronegócio, a semeadeira ou semeadora é uma máquina que contribui para potencializar o volume de produção. No artigo a seguir iremos falar um pouco mais a seu respeito, levantando as suas principais vantagens e desvantagens no âmbito de produção agrícola.

Semeadeira: conheça o maquinário

A semeadeira – nome popular da semeadora – é uma máquina responsável pelo processo de semeadura. O maquinário pode ser automatizado ou manual e tem grande relevância na agricultura. É importante esclarecer que o termo semeadeira diz respeito apenas a atividades de semeio, dessa forma, não estão incluídas as máquinas de transplantio.

É válido também fazer o adendo da diferença entre semeadeiras e plantadeiras, ambos são nomes populares atribuídos à máquina semeadora. A diferença está no fato de que a primeira geralmente tem relação com sementes menores, como aveia e trigo. Por sua vez, a segunda diz respeito às sementes de maior porte, como feijão, milho e soja, por exemplo.

As semeadeiras estão diretamente ligadas ao processo de plantio direto, havendo inclusive máquinas específicas para esse sistema. No Brasil, o plantio direto começou a ser aplicado na década de 1970 através do trabalho do pioneiro Herbert Bartz em Rolândia, no Paraná.

O que é plantio direto?

Basicamente, se trata de um sistema em que a plantação é realizada diretamente no solo sem as devidas etapas de aração e gradagem. É um sistema que preserva as características físicas, químicas e biológicas do solo, de maneira a mantê-lo recoberto pelas plantas em desenvolvimento, assim como pelos resíduos vegetais.

Nesse sistema, os cultivares ficam protegidos do impacto direto das gotas de chuva, além do escorrimento natural e de erosões eólicas e hídricas. Em resumo, se trata do processo de semeadura em solo não revolvido. Os seus principais fundamentos são:

– Redução ou completa eliminação do processo de preparo do solo;

– Formação e preservação de uma cobertura do solo que é chamada de cobertura morta;

– Possibilidade de rotação de culturas;

– Utilização de máquinas semeadeiras específicas.

Plantio direto: quais são as vantagens do uso de semeadeiras?

O sistema de cultivo da lavoura com semeadeiras possui vantagens relevantes que devem ser consideradas pelos produtores rurais. Confira abaixo quais são essas vantagens:

– Diminuição ou eliminação dos processos de preparo do solo;

– Maior facilidade para controlar o processo de erosão do solo;

– Aumento da matéria orgânica presente no solo;

– Melhor aproveitamento da estrutura da propriedade;

– Menor perda de água da terra;

– Temperatura do solo equilibrada;

– Potencialização da atividade biológica;

– Controle mais efetivo no momento da semeadura;

– Sequestro do carbono no solo, evitando, assim, que esse gás seja altamente liberado para a atmosfera;

– Rompimento do ciclo de insetos e doenças pelo sistema de rotação de culturas.

Como o solo não é revolvido no sistema de plantio direto com semeadeira, há menor oxidação da matéria orgânica. Isso permite que fique mais livre de contaminações, mantendo os seus nutrientes. Durante o dia, a palha e os restos de materiais ajudam a reduzir as oscilações de temperatura porque isolam a superfície.

Nesse sistema, o uso de maquinário fica concentrado na semeadeira e, dessa forma, há um menor uso de combustível. O maquinário contribui para tornar o processo de cultivo muito mais prático, permitindo que se inicie logo após a colheita.

Plantio direto: quais são as desvantagens do uso de semeadeiras?

Os principais pontos desvantajosos em relação ao sistema de plantio direto com semeadeiras é a necessidade de maior conhecimento técnico e o fato de precisar de mais uso de defensivos agrícolas.

– Pode haver maior incidência de pragas nesse sistema baseado em menor preparo do solo e uso de semeadeira;

– Uso mais destacado de defensivos;

– Nas terras úmidas pode haver dificuldade de germinação das sementes.

Para driblar essas eventuais dificuldades, é importante apostar em um maior controle de pragas, ficando atento às correções do solo.

Semeadeiras: escolha a melhor para cada finalidade

Desde o século 2 a.C., a humanidade utiliza ferramentas para agilizar o plantio de sementes em filas e sem ser necessário distribuí-las com as mãos. Foi no século XX que essa forma de plantar sementes passou pelo processo de mecanização, ganhando a forma de máquinas.

Atualmente, existem alguns modelos de semeadeira, sendo possível escolher aquele mais condizente com as necessidades da sua propriedade. A categorização desses maquinários pode ter três categorias: distribuição de sementes, acionamento e deposição.

Também é possível dividir as semeadeiras em categorias de acordo com o seu método de acionamento: manuais (modelo semelhante as mais antigas), motorizadas (modelos automatizados que muitas vezes nem precisam da ação humana), tração animal (equipamentos puxados por animais como mulas, cavalos ou bois) e tração a trator (tipo de semeadeira conduzida por um trator).

Gostou de saber mais sobre a semeadeira e o processo de plantio direto? Aproveite para navegar pelo blog da Rodeo West e conferir mais novidades sobre o universo country e a vida no campo!

Fonte imagem: farmweekly.com.au