Suinocultura: conheça esse segmento agropecuário
Agronegócio

Suinocultura: saiba mais detalhes desse segmento agropecuário

A suinocultura é um dos segmentos agropecuários que mais tem ganhado destaque no cenário brasileiro nos últimos anos. Confira a seguir mais detalhes a respeito do sistema de produção do setor e entenda como é possível se inserir nesse mercado.

Suinocultura: conheça esse segmento agropecuário

A seguir apresentaremos com mais detalhes as fases do processo de criação de suínos e as metodologias de produção que podem ser empregadas.

Cadeia produtiva da suinocultura

Essa cadeia produtiva tem início pela matéria-prima, em seguida, passa pelos equipamentos e maquinários, além da incorporação de produtos intermediários. O fim do processo é a distribuição do item finalizado.

Acompanhe a cadeia produtiva da suinocultura desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com seus cinco subsistemas:

1 – Apoio

Nessa categoria estão os fornecedores de insumos básicos, além dos agentes transportadores.

2 – Produção de matéria-prima (produção agropecuária)

Estão nesse grupo as companhias rurais responsáveis pela geração, criação e engorda dos animais para atender as demandas das indústrias de primeira transformação. Essas empresas podem estar agrupadas em um único empreendimento ou ainda ser divididas em diferentes empreendimentos.

3 – Industrialização

A suinocultura é um setor dentro do agronegócio que se divide em duas categorias: indústrias de primeira transformação e indústrias de segunda transformação.

No primeiro grupo estão as indústrias que atuam no abate dos animais para obtenção das peças de carne, de acordo com as necessidades dos demais agentes da cadeia. Já na segunda categoria estão as empresas que incorporam a carne aos seus produtos ou então agregam valor a esse item.

4 – Comercialização

Nessa categoria estão atacadistas, varejistas (açougues, supermercados etc), exportadores e companhias alimentícias ou ainda aquelas que usam a carne como produto facilitador (hotéis, hospitais, restaurantes etc).

5 – Consumo

Grupo em que se encontram os consumidores finais desses produtos, aqueles que compram e preparam o produto final. Esse grupo determina as características que deseja que o produto final tenha, possui grande influência sobre os sistemas de produção de todos os agentes dessa cadeia.

Sistemas de produção da suinocultura

Na suinocultura existem, basicamente, dois tipos de criação: intensiva ou extensiva. No primeiro sistema os animais são criados confinados em gaiolas ou baias em uma área relativamente pequena. Nesse sistema os animais recebem ração balanceada e há a manutenção de rigorosas medidas sanitárias. A ventilação, controle da temperatura e umidade do ar também são relevantes.

O sistema intensivo tem como base uma alimentação balanceada e alinhada com as diferentes fases de desenvolvimento dos animais. Esses elementos contribuem para chegar a excelentes resultados de produção e reprodução.

As instalações para cada fase do animal são específicas, de maneira a atender a todas as demandas sanitárias. O foco está na produtividade, além da economia do sistema. Há três tipos de criação intensiva:

Ar livre

Nesse tipo de criação os animais são criados em piquetes.

Tradicional

É o tipo em que são usados piquetes somente para os machos e para as fêmeas em cobertura ou que estão em gestação.

Confinado

É o sistema em que os animais de todas as categorias são mantidos sobre o piso e sob cobertura, de maneira que podem ser separados por fases em diferentes prédios.

Tipos de produção da suinocultura

Os produtores de suinocultura podem optar entre adotar um tipo de produção que abranja todo o ciclo produtivo ou que foque somente em algumas fases dele.

Produção de ciclo completo

É o tipo de produção em que todas as fases de produção estão incluídas e o produto final é o suíno terminado.

Produção de leitões

Refere-se à fase de reprodução, tendo como seu produto final os leitões desmamados ou para terminação.

Produção de terminados

Esse sistema envolve somente a fase de terminação.

Produção de reprodutores

Tem como objetivo obter futuros reprodutores, machos e fêmeas.

Reprodução de suínos

O setor dedicado à reprodução de suínos é aquele em que ocorre a pré-cobrição e a cobrição. Geralmente, a instalação corresponde a um galpão em que as fêmeas em produção são mantidas com os machos para o estímulo do cio.

Há variação do número de baias conforme o número de fêmeas e a quantidade de ciclos por porca, além de ano e período. O indicado é manter de 4 a 6 porcas por baia. O período de uso da baia dura em média seis semanas. Realizando um bom trabalho de manejo é possível conquistar de 2,3 a 2,5 gestações por fêmea anualmente.

É indicado ter um macho para cada 20 ou 25 fêmeas em uma área de 6 m2 por macho. A temperatura interna da instalação deve ficar entre 16 e 22°C. Para manter essa temperatura é importante fazer um manejo correto dos janelões, ventiladores, cortinas e aspersores. Todo cuidado com o manejo é fundamental para ter bons resultados com a produção de suínos.

Gostou de saber mais sobre a suinocultura? Acesse outros posts do blog Rodeo West para conferir outros conteúdos sobre vida no campo e o universo country!

Fonte imagem: pexels.com