Adestrameto de Cavalos
Animais

Adestramento de cavalos – Características e vantagens

O adestramento diz respeito ao desenvolvimento de movimentos naturais. É importante esclarecer que não se trata de uma atividade focada em preparar animais para shows e sim de trabalhar a sua doma de forma que proporcione seu bem-estar. Continue lendo para conhecer melhor o conceito, suas características e vantagens.

Adestramento de cavalo: conheça o conceito

O papel do adestramento é tornar a monta do cavalo mais fácil, com foco no bem-estar do animal. O cavaleiro-treinador deve realizar as atividades de adestramento observando os talentos naturais de cada cavalo. Quando há uma boa conexão entre o cavalo e o cavaleiro é feita a busca por objetivos em comum. 

Treinadores que conhecem a fundo atividade de adestramento sabem avaliar quando cada animal está pronto para uma nova leva de exercícios. No começo, os cavalos devem ser submetidos a exercícios mais simples que proporcionarão a base para realizar atividades mais audaciosas futuramente. O animal é sempre preparado para passar para a fase seguinte.

Adestramento: atividade olímpica 

Adestramento vem do termo “dressage” em francês que, por sua vez, vem do verbo “dresser”. Essa atividade é uma das três modalidades equestres olímpicas cuja regulação é feita pela Federal Equestre Internacional (FEI). No Brasil, a regulação é responsabilidade da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). O objetivo dessa atividade é auxiliar o cavalo a desenvolver os seus movimentos naturais. As técnicas e recursos utilizados para essa finalidade entram na categoria de “equitação natural”. 

Adestramento de cavalos: principais características 

A seguir vamos apresentar as principais características do adestramento de equinos, acompanhe!

Busca pelo desenvolvimento 

A principal característica da prática de adestramento de cavalos é a busca pelo desenvolvimento pleno do animal treinado. Por meio de uma educação harmoniosa e respeitosa, o treinador contribui para que o animal desenvolva todo o seu potencial como atleta. 

Submissão sem sofrimento

Um trabalho de adestramento bem feito tem como resultado cavalos submissos sem sofrimento. O animal passa a executar os comandos que lhe são solicitados, tendo a impressão de que o faz por vontade própria. Um dos primeiros sinais de que o adestramento está obtendo resultados é o cavalo aceitar a embocadura sem resistência. 

Desenvolvimento de andar leve

Cavalos adestrados tendem a ter um passo mais leve e elegante em comparação com equinos que não receberam esse treinamento. O galope do animal treinado é leve e equilibrado. Após o treinamento, os cavalos nunca ficam inativos e conservam a boa postura para uma série de atividades. 

Cavalos “na mão”

Uma das características mais marcantes do trabalho de adestramento é deixar o cavalo “na mão”. Um cavalo que está “na mão” é um animal que apresenta pescoço levemente elevado, aceita a embocadura sem resistência, se mostra macio e submisso. O equino mantém a sua cabeça em atitude fixa com seu chanfro ligeiramente à frente da vertical. Um cavalo que alcança esse patamar de adestramento não oferece nenhuma resistência ao cavaleiro. 

Treinamento lógico e sistemático

O adestramento caracteriza-se, sobretudo, por ser um método de trabalho lógico e sistemático. O treinamento é dividido em escalas, os cavalos somente podem passar para o degrau seguinte ao alcançar determinados pré-requisitos. Essa metodologia respeita o tempo de assimilação que cada cavalo possui e tem o cuidado de não exigir mais do que o equino é capaz de entregar. 

Adestramento de cavalos: Principais vantagens

Confira, a seguir, as principais vantagens de apostar no adestramento de cavalos para o treinamento dos seus animais.

Temperamento

Ao receber um treinamento qualificado e respeitoso, os cavalos tendem a desenvolver um temperamento dócil e tranquilo. A sensação de plenitude que a evolução do treinamento agrega para o animal faz com que ele se torne mais confiante e atento. O adestramento contribui para um melhor relacionamento entre o cavalo e o cavaleiro. Desse bom relacionamento depende os resultados que serão obtidos pela dupla formada pelo cavalo e o cavaleiro. 

Qualidade de movimentos

Um dos principais reflexos de um bom treinamento de adestramento é a melhora da qualidade de movimentos naturais dos equinos. O animal passa a se deslocar em linhas retas perfeitas e encurva-se de forma adequada quando precisa fazer curvas. 

Conexão com o cavaleiro

Um cavalo adestrado passa a responder corretamente até a mais leve indicação dada pelo cavaleiro. Passar pelo adestramento faz com que o cavalo se torne ativo e preparado para cumprir suas funções em todos os momentos. Essa conexão contribui para um desempenho melhor tanto para a realização de atividades de lazer quanto em resultados esportivos. 

Elegância

O adestramento trabalha no desenvolvimento da elegância dos animais, o uso de acessórios ganha outro significado com esse preparo. Equinos adestrados têm uma cadência única para caminhar e se apresentar com muito refinamento. A submissão ao cavaleiro faz com que esses animais assimilem mais facilmente o que precisam fazer em cada situação. 

Você pode conferir mais novidades no mundo country em outros artigos do blog da Rodeo West!