Piseiro
Música

Piseiro: entenda as origens desse ritmo que ganhou espaço nas festas sertanejas

O ritmo conhecido como piseiro ou pisadinha foi criado e se popularizou nos anos 2010. Essa vertente do forró se caracteriza por substituir a superestrutura de uma banda complexa pelo teclado eletrônico.

Novos artistas surgiram e aos poucos os hits do piseiro foram conquistando fãs de outros gêneros musicais como o sertanejo. Que tal conhecer mais sobre as suas origens?

Piseiro: conheça as suas origens

Atualmente, a música conhecida como piseiro ou pisadinha está presente em diferentes esferas musicais como a sertaneja. Esse estilo nasceu no interior do Nordeste nos anos 2010 e representou a oportunidade de sucesso para artistas como o popular Zé Vaqueiro.

A grande mudança que essa vertente do forró trouxe foi substituir a necessidade de uma grande banda por um teclado eletrônico. Bem mais em conta! O resultado dessa junção de voz com teclado eletrônico é um forró mais suingado.

As músicas são tocadas em paredões, os mesmos já famosos nas festas de tecnobrega e bailes funk. Esse tipo de forró nasceu em cidades pequenas e sem tantas condições de fazer grandes eventos.

Basicamente, as pessoas faziam música e festa como dava, ou seja, pegavam um tecladinho simples para acompanhar a voz. Inclusive, essa é a forma mais tradicional e raiz do piseiro. Inicialmente, o ritmo era chamado de pisadinha, depois, com a inclusão de novos instrumentos, passou a ser chamado de piseiro.

Considera-se como a primeira música de pisadinha oficial “Fazer beber de novo” de Nelson Nascimento. Dois anos depois de ser lançada, a faixa ganhou uma versão do cantor sertanejo Gusttavo Lima.

O crescimento do piseiro

A versão sertaneja de Gusttavo Lima do primeiro piseiro fez sucesso, no entanto, o ritmo manteve-se restrito ao Nordeste por um bom tempo. Após uma década, o estilo evoluiu e adquiriu novas características, sendo especialmente influenciado pelo bregafunk e pelo funk.

Conforme o estilo foi crescendo entre o público nordestino, foi chamando a atenção de grandes nomes da indústria musical, como Wesley Safadão. Além de apoiador do movimento, Wesley agencia o cantor Eric Land, um dos principais nomes do gênero. Em linhas gerais, o piseiro nada mais é do que uma célula do forró, assim como o pé de serra, o romântico, o baião, entre outros.

Dançando no ritmo da pisadinha…

Uma curiosidade diz respeito à dança da pisadinha, no começo as pessoas dançavam juntas como no forró convencional. Porém, com o passar do tempo, se criou o hábito de que grupos de amigos se reunissem para dançar sozinhos, cada qual a seu modo. Essa é uma das marcas do gênero. 

Piseiro e o universo sertanejo

Neste momento, o piseiro está em alta e é responsável por um grande feito, ultrapassar as fronteiras de gênero musical. Hoje em dia, é difícil uma festa sertaneja que não inclua em sua playlist músicas desse estilo.

Um dos nomes mais populares nessas festas, nos últimos tempos, é o de Zé Vaqueiro. Cantor de piseiro, ele conquista os fãs de sertanejo por combinar romantismo e um ritmo gostoso de acompanhar com o corpo.

Outro nome que está repercutindo no piseiro e ganhando o coração dos fãs de sertanejo é o da amazonense Márcia Fellipe. A artista, que já lançou trabalhos de diferentes estilos musicais, como batidão, bregafunk, entre outros, identifica no piseiro o gênero do momento. Entregar ao público o que ele é e ainda dar holofote para um gênero nascido no interior do Nordeste é realmente algo especial.

Piseiro nos rodeios

As festas do peão já identificaram o alinhamento entre o piseiro e o sertanejo, incluindo em seus line-ups nomes como Zé Vaqueiro e Barões da Pisadinha. A alegria e a diversão que essas músicas propiciam combinam e muito com o movimento sertanejo dos últimos anos que vem apostando em músicas voltadas ao público jovem.

Provavelmente no decorrer dos próximos anos veremos cada vez mais essa mistura de gêneros. Os artistas de ambos os gêneros vêm se movimentando para fazer com que essa combinação aconteça e traga excelentes resultados para os envolvidos. É um gênero que tem tudo a ver com os apaixonados por sertanejo.

Piseiro é tendência

Como já ficou claro, o piseiro é uma forte tendência musical, mas, mais do que isso, tem se mostrado um ritmo capaz de ultrapassar as fronteiras regionais. Obviamente, esse gênero musical tem um lugar especial no coração dos nordestinos, porém, não são apenas eles que dançam até o dia amanhecer ouvindo esse forró feito com teclado eletrônico.

Cada vez mais popular, o piseiro tem aparecido nas listas de músicas mais ouvidas no Brasil e está chegando também no exterior. O segredo de tamanho sucesso provavelmente está no fato de ser uma música envolvente, gostosa de ouvir e que realmente comunica o que o compositor deseja passar para seus ouvintes.

Gostou de saber mais sobre o ritmo que está dominando o Brasil?

Fonte imagem: gauchazh.clicrbs.com.br