Crescimento de Cavalo
Animais

Até quando meu cavalo pode crescer?

O crescimento de cavalo costuma ser um fator acompanhado com certa ansiedade pelos criadores e alguns ficam confusos em relação ao momento em que os equinos deixarão de crescer. A seguir, vamos explicar um pouco mais o desenvolvimento dos equinos tirando algumas dúvidas pertinentes.

Crescimento de cavalo: até quando acontece?

O ponto central para responder a essa pergunta é compreender que o crescimento dos cavalos não está condicionado somente à genética, mas também a outros fatores, como a saúde, manejo e alimentação (inclusive da égua que o está gerando, sendo ou não dona do material genético do potro). 

Os cuidados dedicados aos equinos durante a sua criação podem antecipar a sua maturidade óssea. Os animais jovens têm a chamada epífise em seus ossos mais longos, que nada mais é do que uma camada de cartilagem quase invisível (porém, detectada em radiografias). O crescimento do cavalo faz com que essa camada vá se fechando e o osso se aproxime do tamanho que terá na vida adulta. 

As epífises vão se tornando mais finas com o passar do tempo até desaparecerem totalmente, a partir desse momento o equino não crescerá mais. Ao atingir a maturidade óssea (fechamento completo das epífises) os cavalos param de crescer. 

Avaliação da maturidade óssea

Para avaliar em que passo está à maturidade óssea do seu equino, é interessante submetê-lo a uma radiografia com foco na epífise distal do rádio (oferece mais precisão para essa detecção). 

Há uma definição de tempo médio para a chegada a maturidade para diferentes raças de cavalos, como, por exemplo, o Árabe, em que os machos têm suas epífises fechadas com cerca de 24 meses e as fêmeas com aproximadamente 23 meses. O mesmo é válido para o Puro Sangue Inglês. 

Os machos da raça Mangalarga costumam chegar à maturidade óssea por volta de 24 meses e as fêmeas por volta de 25 meses de idade. Os cavalos da raça Trotador Italiano costumam ter o desaparecimento completo da cartilagem entre 26 e 27 meses, para ambos os sexos. 

Basicamente, para saber se um cavalo continuará crescendo é necessário verificar se ainda há epífise, algo que pode ser feito por meio de uma radiografia solicitada a um médico veterinário. 

Fatores relevantes para o crescimento de um cavalo

A seguir, apresentaremos com mais detalhes os principais fatores envolvidos no crescimento de cavalo, ou seja, as bases para acelerar ou atenuar o “espichamento” do animal. 

Genética e manejo da mãe do potro

Obviamente que um bom material genético contribui para o nascimento de um verdadeiro campeão, no entanto, esse não é o único fator responsável pelo seu crescimento. Alguns criadores descuidam do manejo e boa alimentação da receptora desse material. Independentemente de a égua não ser a dona do material genético, é a mãe que está gerando o potro e, dessa forma, é a responsável por sua nutrição. 

É crucial dedicar um bom manejo para a receptora, especialmente no terço final da gestação e no início da vida do potro, isso influencia consideravelmente no seu crescimento. Há diversos estudos que demonstram a contribuição que o meio tem para acentuar boas características genéticas. 

Alimentação de qualidade

Para quem se pergunta como acelerar o crescimento do cavalo, indicamos o desenvolvimento de uma rotina alimentar focada em proteínas e nutrientes específicos. É importante contar com o auxílio de um veterinário para estabelecer uma alimentação adequada para as necessidades de cada cavalo. Uma combinação assertiva de nutrientes pode contribuir para que seu equino se torne mais longilíneo. 

Suplementação

Suplementos podem ser bons aliados para um crescimento mais consistente e rápido dos potros. É importante dizer que a suplementação deve começar pela mãe no terço final da gestação e seguir no filhote no começo da vida. Mais uma vez, recomendamos a consulta de um veterinário para ter o conhecimento do melhor tipo de suplemento para cada potro particularmente. 

Em geral, o objetivo do suplemento é fazer com que o potro conte com o aporte de uma cadeia mais ampla de aminoácidos. Suplementos enriquecidos com probióticos e prebióticos também são ótimas opções para fortalecimento funcional dos equinos. O veterinário deve fazer uma avaliação completa para entender qual é o melhor caminho a seguir com cada animal.

Balanceando os fatores de crescimento

Para aqueles que estão pensando sobre como parar o crescimento do cavalo, devemos alertar que não há um método específico para essa finalidade. Pode ser válido conversar com o veterinário que atende seus equinos para entender como um balanceamento das refeições pode corroborar para o estacionamento da taxa de crescimento. 

No entanto, lembre-se de que o crescimento dos animais é um processo natural que ocorrerá enquanto houver cartilagem para ser suprimida em seus ossos. Cuidar bem dos seus cavalos é imprescindível para ter uma criação com saúde e pronta para realizar todas as atividades propostas.

Gostou de saber mais sobre o crescimento de cavalos? Aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos que também são apaixonados por equinos!

Imagem: https://www.shutterstock.com/home