Belo Cavalo Percheron
Animais

Cavalo Percheron: animais de boa musculatura e bastante dóceis

O cavalo Percheron se caracteriza por sua musculatura bem definida e temperamento dócil. No artigo a seguir você poderá conhecer mais esse equino de origem francesa que é bem distribuído pelos Estados Unidos.

Cavalo Percheron: conheça um pouco da sua história

A raça de cavalo Percheron é originária da França e tem como principais características a sua força e elegância. Tornou-se notório em meados do século XIX, quando esses animais foram difundidos pelos Estados Unidos. Nesse período, os cavalos Percheron eram usados para realizar as atividades de tração nas fazendas.

No entanto, o processo de mecanização e industrialização que chegou ao campo fez com que a raça fosse esquecida momentaneamente. O prestígio desses belos animais voltou em torno de 1920. A partir de então, eles voltaram a ser utilizados em atividades de tração e também para animar jogos e eventos puxando charretes.

A origem da raça Percheron

O nome dessa raça de equinos é uma referência à região da França de que eles são originários, Le Perche, no nordeste do país. Essa raça se formou a partir da contribuição de várias outras raças como a Belga, Árabe e Shire.

Trata-se de uma raça derivada de cavalos orientais, cujas raças foram misturadas a muitos séculos. Esses animais foram novamente cruzados com os cavalos árabes, levando à origem da raça Percheron.

Inicialmente, os cavalos eram amplamente utilizados para realizar atividades agrícolas e também para a tração de carruagens. Esses animais eram reconhecidos por sua extrema força e constituição, estilo e beleza.

Durante o século XVII, os animais Percheron eram considerados os equinos favoritos dos fazendeiros. Esse foi um período de grande fertilidade do solo, algo que favoreceu a atividade. Contudo, no decorrer da história, acabou sendo substituído por tratores. No ano de 1393, um haras foi criado na França com a tarefa de conservar essa raça de equinos.

O renascimento da raça

Na década de 1960, os norte-americanos redescobriram os animais da raça Percheron para atividades de tração. Inclusive, há um movimento atual de retorno do uso desses animais para atividades de tração em pequenas propriedades rurais dos Estados Unidos.

Contudo, esses animais são vistos também fora do contexto rural. Há diversos cavalos Percheron realizando atividades de tração em grandes cidades norte-americanas. Já se tornou algo habitual que eles façam parte do cenário urbano, assim uma nova popularização está sendo impulsionada.

A chegada da raça Percheron ao Brasil

O cavalo Percheron chegou ao Brasil no começo do século XX, na década de 1920. Os animais foram trazidos pela Companhia Matarazzo e pela Companhia Cervejaria Antarctica.

Porém, foi somente em 1936 que os primeiros animais Percheron foram registrados no Stud Book Brasileiro da raça. Nos dias atuais, há poucos criadores no Brasil que se dedicam à criação de animais Percheron. As maiores concentrações de animais acontecem nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Cavalo Percheron: animais de boa musculatura

Os animais da raça Percheron são considerados como de grande vantagem em seu porte físico. O destaque fica para a sua altura que varia entre 1,60m e 1,70m. O seu peso pode variar entre 500 kg e 1.200 kg.

A cabeça desse cavalo é alongada, com formas equilibradas e perfil reto. As ganachas são robustas e seus olhos grandes. As orelhas curtas são móveis. Os cavalos Percheron possuem pescoço largo, curto, musculoso e ligeiramente arqueado.

Suas costas são volumosas e inclinadas e sua garupa arredondada e ampla. A pelagem é geralmente tordilha ou castanha escura. Trata-se de um cavalo de bela aparência e porte musculoso.

O temperamento dócil dos cavalos Percheron

O porte físico avantajado dos cavalos Percheron está alinhado com um temperamento bastante dócil. Exatamente por isso, esses animais são amplamente utilizados em atividades realizadas em fazendas. São excelentes para tarefas de tração e fáceis de manejar por serem dóceis.

Esses cavalos ainda apresentam agilidade notável e bastante força. Tem ótima resistência, energia e inteligência. A função principal a que se destinam esses animais é a atrelagem, contudo, pode ser usado em carruagens, desfiles e apresentações.

Cavalo Percheron: conheça algumas curiosidades

Confira abaixo algumas curiosidades sobre os cavalos Percheron:

Produção de leite

As fêmeas Percheron, assim como acontece com as fêmeas Bretão, se destacam como ótimas produtoras de leite. Podem chegar a produzir 35 litros por dia. Inclusive, são bastante usadas como ama de leite e também como receptoras de embrião.

Tração

Os cavalos Percheron possuem ótima musculatura e bastante força, sendo muito empregados em atividades de tração. Podem tirar 1.000 kg no trote.

Trotadores na tração de carruagem

Esses animais podem ser classificados como trotadores na tração de carruagem semipesada. Podem fazer 1 km em dois minutos.

Gostou de saber mais sobre o belo cavalo Percheron? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com