Hanoveriano
Animais

Hanoveriano: uma raça de cavalo de sangue quente

A raça Hanoveriano, também chamada de Hanoverian horse e Hannoveraner (na Alemanha), se destaca por suas qualidades como saltador. Trata-se de um cavalo de sangue quente que teve sua origem em terras alemãs. Continue lendo para saber mais sobre essa raça de equinos.

Hanoveriano: conhecendo melhor a raça

O cavalo Hanoveriano se destaca em disputas de hipismo, especialmente no salto. Essa raça de sangue quente demonstra grande aptidão para competições esportivas. Inclusive, é válido citar que esses equinos foram agraciados com medalhas nas três competições olímpicas equestres: Adestramento, Concurso Completo de Equitação e Salto. Certamente, é uma das raças de maior sucesso entre os cavalos de sangue quente.

Origens

O equino Hanoveriano se originou como um cavalo de cavalaria, tendo sofrido ao longo do tempo a adição de linhagens Puro-Sangue. O desenvolvimento desses cavalos os levou a se tornarem mais ágeis para a prática do esporte equestre. Trata-se de uma raça que se caracteriza por ter bom temperamento, beleza, bom porte, elegância e capacidade atlética.

A data de origem da raça é 1735, ano da fundação do Celle State Stud, uma instalação estatal para a criação de cavalos. Seu fundador foi George II, Rei da Inglaterra e príncipe-eleito de Hanover, que é a capital do maior estado da Alemanha. O rei inglês adquiriu garanhões para realizar trabalhos agrícolas, assim como para montaria de cavalaria.

Também investiu na inseminação de éguas locais com sangue Thoroughbred, Holsteiner e Cleveland Bay. No final do século 18, a raça se tornou um cavalo destinado à carruagem de alta classe. No ano de 1844, foi aprovada uma lei que permitia que apenas os garanhões devidamente aprovados por uma comissão pudessem ser usados como reprodutores. O primeiro stud book foi publicado no ano de 1888.

Objetivos da criação

Após o término da Primeira Guerra Mundial, a demanda por cavalos Hanoverianos para finalidades de combate foi consideravelmente reduzida. O objetivo para a criação dessa raça passou a ser o trabalho agrícola. Contudo, não foi esquecido o fato de que era um animal para competições equestres e condução de carruagens.

A demanda por cavalos adequados à prática esportiva equestre cresceu depois que a Segunda Guerra Mundial terminou. Também cresceu a busca por cavalos de montaria. Essas necessidades fizeram com que a criação do Hanoveriano novamente fosse adaptada. Deu-se início, então, a um importante processo de refinamento da raça.

Refinamento

Essa raça de cavalo passou por um processo bastante longo de refinamento e seleção. Com esse aprimoramento, se tornou uma das raças de equinos mais populares da Europa. Seu porte e talento para os esportes equestres se deve particularmente à presença de sangue Anglo-Arabian e Trakehner. O trabalho de seleção dos reprodutores foi bastante rigoroso.

As bases para o crescimento da raça foram a sua adaptação a diferentes necessidades e à seleção rigorosa dos reprodutores. Toda a história de origem de uma raça de equinos contribuiu para o status que ela alcançou após algumas décadas. O cavalo Hanoveriano se tornou um dos principais nas competições equestres, com destaque para suas excelentes habilidades.

Regulação da reprodução

A reprodução da raça Hanoveriano é regulada pela Sociedade de Criadores de Hanover Warmblood em Hanover, na Alemanha. Como já citamos, o desenvolvimento dessa raça ao longo do tempo envolveu processos bastante criteriosos.

Atualmente, essa sociedade oferece incentivos para que os criadores trabalhem sempre na busca pelo aprimoramento da raça. Destaque para os famosos leilões em Verden, que ajudam significativamente os criadores.

É interessante observar que poucas raças têm registros tão bem mantidos como o cavalo hanoveriano. Os criadores podem rastrear com grande facilidade linhagens por diversas gerações. Esse cuidado facilita que seja encontrado o melhor garanhão ou égua para ter um plantel de qualidade diferenciada.

Tornou-se relativamente comum que se traga sangue de fora para potencializar as qualidades dos puro-sangue, desde que sejam aprovados pela sociedade. Os bons resultados, em termos de formação de animais aptos para as competições equestres, se refletiram nessa rigorosa regulação.

Os critérios de seleção têm como objetivo potencializar o talento para saltos desses animais. Os cavalos hanoverianos têm ótimo porte e são bem adaptados para o adestramento. É uma raça de grandes qualidades.

Características do cavalo Hanoveriano

Os cavalos da raça Hanoveriano têm como principais características seu porte elegante, robusto e forte. Os principais tipos de pelagem desse animal são a castanha, preta, alazão e tordilho. Uma curiosidade é que a regulação da raça não considera animais muito brancos e exige o registro de animais camurça.

Os animais dessa raça são bastante musculosos e sua garupa é plana. Geralmente, eles têm entre 1,60m e 1,75m de altura. Como são grandes, é natural que esses cavalos demandem alimentos em uma quantidade maior do que outras raças.

O cavalo Hanoveriano se caracteriza por seu porte e aptidão para a prática esportiva.

Fonte imagem: pixabay.com