Equinos podem consumir sal mineral?
Animais

O sal mineral é indicado para equinos?

O sal mineral é bastante utilizado em propriedades rurais para a suplementação de bovinos. Muitos fazendeiros ficam em dúvida se podem apostar nesse produto também para suplementar cavalos. Será que é indicado? Continue lendo para entender melhor.

Afinal, o sal mineral é indicado para cavalos?

Antes de responder a essa pergunta, devemos alertar que existem importantes diferenças entre a suplementação de bovinos e equinos. Os cavalos, tanto os que trabalham na lida quanto os atletas, gastam mais energia do que os bois. Por esse motivo, o organismo dos equinos demanda mais fornecimento de energia.

O sal mineral, como seu próprio nome indica, possui nutrientes minerais. Muitos desses nutrientes são fundamentais para a manutenção da boa saúde e nutrição dos animais. Então, a suplementação com sal mineral é bastante indicada, inclusive como uma forma de prevenir doenças nos seus cavalos.

Como fornecer sal mineral para os equinos?

Este suplemento é bastante relevante para a nutrição animal, contribuindo para o bom desempenho e para o fornecimento de componentes que não são encontrados no pasto. A dosagem adequada é de 25 gramas de sal mineral para cada 100 quilos de peso do equino.

Esse suplemento deve ser oferecido para os cavalos diariamente. Para equinos de lida e para equinos de competição. Atenção, pois inclusive éguas grávidas e potros podem consumir esse suplemento.

Benefícios do sal mineral para os equinos

A inclusão do sal mineral na alimentação dos equinos traz uma série de benefícios, confira abaixo quais são eles:

Minerais fundamentais

Ele é uma excelente fonte de minerais fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo. Também contribui para desenvolver a saúde e o bom desempenho dos equinos.

Reposição de minerais

Esse suplemento ainda ajuda na reposição de minerais perdidos pelo suor (especialmente sódio, potássio e cloro) e pelas fezes.

Equilíbrio dos minerais na dieta

Uma alimentação balanceada de equinos se baseia em mais do que apenas a quantidade certa de cada mineral, deve haver equilíbrio entre os minerais. Ressaltamos que desequilíbrios minerais são tão perigosos quanto a sua deficiência.

Categorias de minerais essenciais

Existem, basicamente, duas categorias de minerais essenciais, que são: Macroelementos e Microelementos.

Macro elementos (ou elementos minerais principais)

Caracterizam-se pelos minerais principais que são encontrados em concentrações expressas em g / kg ou em porcentagem (%). Entre esses minerais estão: cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S), fósforo (P), potássio (K), sódio (Na) e cloro (Cl).

Microelementos (ou oligoelementos)

As concentrações desses elementos são expressas em partes por milhão (ppm) ou mg / kg. Entre esses minerais estão: cobalto (Co), cobre (Cu), zinco (Zn), ferro (Fe), selênio (Se) e Iodo (I).

Os minerais citados acima possuem papéis estruturais (no esqueleto), fisiológicos (pressão osmótica celular), funcionais e metabólicos (ativação enzimática). Eles são fornecidos para os equinos através da sua alimentação como a ração, por exemplo.

Contudo, em geral, as quantidades fornecidas pelos alimentos não são suficientes ou então estão desequilibradas. Os suplementos minerais, como o sal mineral, contribuem exatamente para chegar a esse equilíbrio.

Dicas para oferecer o sal mineral corretamente aos equinos

Os criadores devem ficar atentos para o fato de que a necessidade de minerais depende da categoria fisiológica a que os cavalos pertencem. As éguas em fase de lactação demandam uma quantidade maior de minerais em sua dieta. Também deve ser levado em consideração a composição dos minerais dos outros alimentos que estão sendo ingeridos pelo cavalo.

Observe, ainda, que o cavalo não tem a mesma necessidade de minerais todos os dias. A eliminação pela urina e pelas fezes é variável. Tomando por base essas questões, confira abaixo algumas dicas de como oferecer o sal mineral para os equinos:

– O sal mineral deve ser oferecido à vontade em cocho próprio. Isso é importante para evitar que o produto entre em contato com resquícios de outros alimentos.

– A reposição do sal mineral deve ser feita em uma frequência em que esteja sempre disponível para os cavalos.

– O criador deve monitorar a quantidade de sal mineral que está sendo ingerida pelos cavalos. Para isso, o material deve ser pesado quando for reposto, assim, é possível calcular uma média diária de fornecimento.

Atenção!

É bastante importante que a suplementação seja feita com sal mineral específico para equinos. Esses produtos já estão balanceados e equilibrados para a boa saúde dos cavalos. Jamais se deve misturar o sal branco de cozinha e nem outros alimentos, como farelo de milho ou de trigo, por exemplo.

Realizar essa mistura desequilibra os nutrientes fornecidos pelo sal mineral para seus equinos. Observe que podem ocorrer problemas pela falta ou excesso de um determinado nutriente. O equilíbrio do sal mineral para equinos é determinante para os bons resultados da suplementação.

Gostou de saber mais sobre este suplemento e como ele pode ser uma boa opção para seus equinos? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pexels.com