Passeio a cavalo na praia
Curiosidades

Passeio a cavalo na praia – Confira algumas dicas

Você tem o desejo de fazer um agradável passeio a cavalo na praia, mas tem dúvidas de como viver a experiência da melhor forma possível? Então veio ao lugar certo, pois ao longo deste artigo vamos apresentar dicas para tornar esse sonho uma realidade e com todos os cuidados necessários, acompanhe.

Passeio a cavalo na praia: confira as dicas a seguir

Levar cavalos para passeios na praia pode ser extremamente agradável por vários fatores, como a brisa tocando o seu rosto, a areia fofa embaixo das patas do animal, o som do mar ao fundo, entre vários outros. No entanto, por ser um tipo de passeio que não é exatamente convencional com equinos, há alguns cuidados que devem ser tomados. Abaixo listamos dicas de como fazer um passeio seguro e tranquilo.

1 – Troca de experiências

O ambiente da praia é totalmente novo para cavalos que estão habituados a paisagens de haras, por exemplo. Para que o animal não se sinta intimidado pelo que não conhece, é interessante se possível levar outro equino mais experiente junto. O seu cavalo observará o desempenho do outro cavalo, que já está habituado ao ambiente da praia, e terá mais segurança para dar os primeiros trotes na areia.

Colocar-se no lugar do seu amigo de quatro patas, considerando a sua insegurança pelo que é novo, é um dos cuidados com os animais de maior relevância. Os equinos precisam se sentir seguros para poder nos conduzir com segurança. 

2 – Comece com caminhadas e trotes

Quando você sonha com um passeio a cavalo na praia, talvez se veja galopando pela areia com o mar de fundo, no entanto, na prática, o ideal é iniciar com calma. Dê um tempo para que seu cavalo se adapte ao ambiente, inicie com caminhadas e trotes. Com o passar do tempo, se perceber que o animal se sente confortável e seguro para galopar, é possível realizar seu sonho.

3 – Leve kit de primeiros socorros

Independentemente do grau de experiência do cavalo, em passeios na praia indicamos que o tutor leve um kit de primeiros socorros para o cavaleiro e um para o animal. Esteja sempre pronto para o que pode se desviar do seu planejamento de diversão. Se o seu amigo equino precisar esteja pronto para ajudá-lo. 

4 – Conheça bem o terreno

Ao decidir levar animais para passeios na praia, é necessário conhecer profundamente o terreno, identificando o quanto ele é sólido e o quanto pode oferecer algum risco devido a buracos escondidos na areia pela água do mar, por exemplo. 

Tenha em mente que a areia da praia apresenta muito menos firmeza do que o terreno da sua arena. Esse entendimento torna mais simples adequar suas estratégias de condução dos equinos, tendo o mar como plano de fundo.

5 – Atenção com a reação de terceiros

Quando o cavalo sai do ambiente em que é comum vê-lo para um ambiente diferente como a praia, torna-se uma verdadeira atração. É natural que as crianças queiram se aproximar, provavelmente de uma forma inadequada, cachorros latam e curiosos se aglomerem em torno do equino. Todo esse contexto gerado por terceiros pode ser extremamente estressante para o seu companheiro de quatro patas. 

Um animal estressado representa um grande risco para si mesmo, para o cavaleiro e para as pessoas que estão em volta. A dica é que o interessado nesse tipo de passeio escolha praias mais tranquilas que sejam pouco frequentadas para dar mais privacidade ao seu animal. Ressaltamos que a intimidação independe das raças de cavalos, os equinos tendem a se sentir um tanto ameaçados com tanta atenção. 

6 – Tenha paciência com seu cavalo

Pode levar algum tempo até que seu cavalo se sinta realmente à vontade em um ambiente de praia e a dica é não forçar uma situação. Procure ser paciente e dar o tempo que ele precisar para apreciar o local antes de sair trotando.

Ao chegar à praia, você pode caminhar ao lado do seu cavalo para mostrar o cenário e demonstrar que está tudo bem, que vocês estão em um lugar seguro. Seja companheiro do seu amigo para dar início a essa nova aventura. 

7 – Não se esqueça de limpar o esterco deixado pelo cavalo

Sabemos que o esterco deixado pelos cavalos pode se tornar um grande problema para os banhistas que estão frequentando a praia. Recolher os dejetos deixados pelo seu amigo durante o passeio é fundamental. 

Uma dica para não ter problemas quanto a isso, é manter um balde estrategicamente em seu trailer somente para recolher os desejos. O respeito de todos por ambientes públicos é o que permite que cada vez mais pessoas possam apreciar bons passeios!

Com essas dicas você pode realizar seu sonho de passear na praia com seu cavalo de forma segura e sem ultrapassar o espaço das outras pessoas. Aplique-as e aproveite a experiência! 

imagem: https://www.shutterstock.com/