Raiva em Equinos
Animais

Como tratar a raiva em equinos?

Uma doença letal e por vezes silenciosa, a raiva em equinos é uma zoonose decorrente da infecção por um vírus transmitido por animais silvestres, como morcegos (sejam hematófagos ou não), gambás, raposas e lobos. Infelizmente, essa enfermidade não possui tratamento e deve ser notificada às autoridades quando identificada. 

O que é a raiva em equinos?

A raiva em equinos é uma doença letal que se caracteriza pelo desenvolvimento de encefalomielite progressiva nos animais afetados. Médicos veterinários são obrigados a notificar o diagnóstico positivo para a doença pelo fato de se tratar de uma questão de saúde pública, uma vez que o vírus pode ser transmitido para seres humanos. 

Animais silvestres, como morcegos, lobos, gambás e raposas, são os portadores do vírus, que é transmitido para os cavalos através de mordidas. A enfermidade pode se apresentar de forma bastante agressiva ou silenciosa, essa última é a mais comum e problemática porque atrasa a identificação de uma doença que, como já mencionamos, é uma questão de saúde pública. 

Ciclo e sinais da doença

Através da mordida de um animal silvestre portador do vírus, a raiva entrará no organismo do cavalo, atingindo primeiro as células musculares e, posteriormente, o sistema nervoso central do animal, chegando finalmente à sua medula e cérebro. 

Uma das grandes dificuldades para o diagnóstico é o fato de que esse vírus pode se replicar em qualquer parte do sistema nervoso, de forma que apresenta sintomas distintos dependendo de onde está concentrado.

O tempo de incubação do vírus é de, em média, 12 dias, levando os animais a óbito em aproximadamente cinco dias após a manifestação dos primeiros sinais clínicos. A partir do momento em que um animal apresenta sintomas neurológicos, deve ser isolado.

Diagnóstico da raiva em equinos

Infelizmente, não há nenhuma forma de diagnosticar raiva em equinos antes da morte. Pode-se levar em consideração a apresentação de sintomas neurológicos e a situação epidemiológica na região para ter uma ideia mais bem formulada a respeito da contaminação pela enfermidade. 

Embora não haja nenhum exame que permita ter completa certeza da contaminação do vírus da raiva em um animal, é possível se valer de testes como Hemaglutinação, Radioimunoensaio, Fixação de Complemento e Coloração do Anticorpo Fluorescente Indireto. 

O cavalo com suspeita de raiva deve ser isolado até o momento do seu óbito, existe a possibilidade de promover a eutanásia para aliviar o sofrimento. Cabe ao médico veterinário notificar o Serviço de Defesa Sanitária oficial (Casa da Agricultura ou Escritório de Defesa local) a respeito da ocorrência. 

Em caso de óbito suspeito de raiva, é necessário realizar necropsia para atestar a existência do vírus ou não no organismo do equino. A coleta de material para teste pode ser feita pelo veterinário ou por técnicos oficiais. 

Para a certificação de que o animal tem mesmo o vírus da raiva, é necessário realizar coleta e análise do cérebro fresco. O diagnóstico é muito relevante para que se possa tomar as medidas profiláticas necessárias para reduzir o risco de contágio humano. 

Questão de segurança

Quem for realizar a coleta de material dos animais com suspeita de raiva deverá usar equipamentos de proteção individual, como máscara, luvas, botas de borracha, jaleco/macacão e óculos de proteção.

Pessoas que tenham tido contato com o animal infectado ou suas secreções orais deverão se apresentar ao serviço de saúde local para a realização da profilaxia pós-exposição. 

Raiva em equinos tem tratamento?

A raiva é uma doença letal em equinos e não possui tratamento, os tutores podem aliviar o sofrimento dos animais infectados optando pela eutanásia. Quando ela se manifesta, é 100% certo que o animal irá perecer e falecer. 

Há a possibilidade de tratar os sintomas neurológicos, prolongando um pouco a vida do animal, porém, isso não é recomendado uma vez que estende o sofrimento do cavalo e potencializa o risco de contágio de tratadores e outras pessoas em contato com ele. 

Vacinação para prevenir a raiva em equinos

A principal forma de prevenção da raiva em equinos é através da vacinação dos animais sadios. Para todas as raças de cavalos, é indicado vacinação contra a doença aos três meses de idade, outra dose após 30 dias da primeira vacina e revacinação todos os anos. 

É um processo constante para manter os animais saudáveis e livres de uma possível contaminação pelo vírus da raiva. A vacina para cavalos deve ser de uma dose de 2 ml, administrada via intramuscular profunda. É essencial que a vacina seja mantida protegida da luz solar a uma temperatura entre 2°C e 8°C. 

O frasco da vacina deve ser bem agitado antes da aplicação, além disso, não se deve vacinar animais que estejam doentes ou estressados. Tanto as agulhas quanto as seringas precisam ser esterilizadas antes da vacinação.

Vacine seus cavalos contra a raiva e garanta que eles se mantenham saudáveis em longo prazo!