Haras
Animais

Confira algumas dicas para decoração do seu haras

Ter um haras é um grande sonho para muitos criadores de equinos e pode ser um excelente investimento para quem deseja iniciar um negócio com potencial de sucesso. A seguir vamos dar dicas de como decorar e montar uma estrutura consolidada para esse espaço. Então, que tal começar?

Haras: confira dicas de decoração para o seu espaço

O critério mais importante para decidir montar um haras de cavalos é ter amor pelos equinos, afinal, essa é uma atividade que demanda muita atenção e cuidados com os animais. Se você está realmente engajado em dar início a esse trabalho vai gostar das dicas a seguir sobre estrutura e decoração desse espaço.

Propriedade ideal

Antes de partir para a decoração do seu haras, é importante se certificar de ter escolhido a propriedade ideal para a criação dos seus equinos. Os critérios que devem ser observados são clima, qualidade do solo, topografia (as melhores são as plantas ou levemente onduladas) e quantidade de pastagens. 

Evite áreas de brejo, pois podem causar danos irreversíveis para os cascos dos cavalos, assim como dar origem a diversas enfermidades. Lembre-se, ainda, que um solo de qualidade é essencial para a formação de boas pastagens. De maneira geral, todas as regiões brasileiras são adequadas para esse tipo de empreendimento, exceto algumas microrregiões muito úmidas.

Dimensionamento das pastagens

Quando estiver estruturando o projeto do seu haras, tenha atenção para o dimensionamento das pastagens de acordo com a quantidade de animais que serão criados no espaço. A média deve ser de um hectare para cada animal jovem, animais adultos, em especial éguas gestantes ou lactantes, precisam da proporção de uma unidade para cada cabeça.

Escolha das cercas

Além de terem uma função prática para a manutenção da ordem no seu haras, as cercas ajudam a dar um toque decorativo especial. A dica é não optar por cercas de arame liso, elas tornam muito fácil a ocorrência de acidentes. Para os piquetes de animais de exposição e garanhões, a dica é apostar em cercas com réguas. Tenha em mente que esses detalhes, além de bonitos, precisam ser seguros para os animais.

Baias

Um dos elementos mais importantes de um haras e que deve ser pensado nos mínimos detalhes. Para os garanhões, é indicado que as baias tenham pelo menos 4 x 4, para as demais categorias de cavalos as medidas indicadas são 3 x 4. Oferecer um espaço amplo para os animais é essencial para garantir o seu bem-estar em longo prazo. 

Cochos

É importante que os cochos estejam separados para o volumoso e para a ração concentrada. Os cochos de plástico são fáceis de limpar e dão um toque moderno para o seu haras, aproveite que você pode, inclusive, ter cochos coloridos na decoração. 

Considere se os cochos coloridos conversam com o todo da decoração, caso esteja seguindo um estilo mais sóbrio, vale apostar em cores neutras. Sempre pense em como uma peça vai ficar no todo. 

Estábulo

O estábulo do seu haras ou fazenda deve refletir o estilo decorativo que você escolheu para a propriedade. Essa edificação pode ter uma estrutura tradicional ou seguir um desenho mais inovador, é importante ter as orientações de um arquiteto para não errar na distribuição do espaço entre os animais.

Internamente, o estábulo do seu haras pode ter um visual mais elegante com a combinação de diferentes tonalidades de madeira. Quanto mais escuros os tons de madeira usados para as baias, mais refinado ficará, mas não se esqueça de que é importante ter áreas claras e abertas para manter o frescor do ambiente, em particular em regiões de calor intenso.

No momento em que estiver trabalhando nessa parte do projeto, tenha em mente o quanto é essencial que o estábulo seja funcional, ou seja, que facilite o trabalho com os equinos no dia a dia. Diferentes texturas aplicadas nas baias também funcionam como um toque especial para destacar o seu haras. 

Atenção aos detalhes

A essência de uma decoração está nos detalhes e, por isso, é válido dedicar algum tempo para escolher itens como porta-chaves, tapetes de boas vindas, placas decorativas, esculturas, entre outros. Esses elementos devem ser escolhidos mantendo o foco no estilo decorativo predominante do haras. Se a estrutura toda segue uma linha de visual rústico, é legal que os detalhes também tenham essa identidade.

Já no caso de decorações que seguem um padrão mais minimalista, indicamos optar por elementos decorativos mais sóbrios. Tenha em mente a ideia central da decoração do seu haras para escolher com mais assertividade os elementos que farão parte do espaço. A decoração é um todo formado pela combinação dos itens presentes nos ambientes, então, quando for escolher use sempre os mesmos critérios. 

Gostou dessas dicas para montar e decorar o seu haras? Coloque em prática e tenha um ambiente diferenciado! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/home