Cavalos
Animais

Conheça os 6 melhores acessórios de proteção para cavalos

Para cuidar bem dos seus cavalos, é interessante contar com a ajuda de alguns acessórios desenvolvidos especificamente para a proteção dos equinos. Um animal dedicado a atividades esportivas ou de trabalho em fazenda, precisa de uma atenção especial para evitar possíveis lesões. Continue lendo para conhecer mais sobre esses acessórios.

Conheça 6 acessórios para a segurança de cavalos

A seguir apresentaremos os 6 acessórios de proteção mais relevantes para manter seus equinos bem cuidados e sem o risco de desenvolvimento de lesões. 

1 – Capa para cavalo

Capas para cavalos são imprescindíveis para propriedades localizadas em regiões com invernos rigorosos e muita chuva. Essa peça evita que o equino fique exposto às intempéries do clima, observe no momento da compra se o design do item permite a livre movimentação do cavalo. O mais indicado é que a capa seja aberta na parte frontal e tenha feixes nas patas traseiras que mantenham o animal protegido, mas sem restringir seus movimentos. A melhor matéria-prima é o nylon usado para o fabrico de paraquedas. 

Para quem costuma fazer muitas viagens com seus equinos, recomendamos também o uso de protetor para rabo, o que evita machucados e esfolamentos em uma área muito sensível do animal. O melhor material para essas peças é o neoprene, observe a facilidade para vestir o acessório, evitando irritar seu cavalo. 

2 – Cloche

Acessório de proteção essencial para o casco e coroa dos equinos, contribuindo para suavizar o impacto das batidas, especialmente durante práticas esportivas. Quanto mais os animais realizam atividades que envolvem movimentos em alta velocidade e brusquidão, mais necessidade têm de usar cloches. 

3 – Boleteira

Esse item tem como função oferecer sustentação para a região do boleto e da canela dos animais, de maneira que evita potenciais lesões em decorrência dos movimentos realizados. Deve ser usado tanto no treinamento quanto nas competições. Fique atento que existem diferentes modelos de boleteira, tem os que evitam a entrada de areia e os que contam com couro na parte interna. A escolha dependerá das necessidades do animal. 

Outra opção para a proteção da região da canela dos equinos é a caneleira e splint boot (as duas têm proteção interna de couro), a diferença está no fato de que esses itens não oferecem sustentação para essa região, da mesma forma que a boleteira faz. A extensão da proteção varia de produto para produto e a escolha deverá ser feita de acordo com a necessidade. 

4 – Colar antiaerofagia 

Muitos equinos adquirem o mau hábito de deglutir involuntariamente ar, desenvolvendo a chamada aerofagia. Dentre os malefícios dessa condição estão o emagrecimento do animal, cólicas mais frequentes e redução de sua performance de atleta. 

Para evitar essa situação, é indicado fazer uso do colar antiaerofagia, cujo design impede o ato de deglutir o ar sem ser desconfortável para o animal. Como o cavalo não deve sentir que está usando esse colar, é importante procurar por peças que possuam regulagem. 

5 – Liga de trabalho

Item fabricado no tear de lã, cuja função é proteger os cavalos de lesões, oferecendo melhor sustentação aos tendões, boleto e canelas. A peça pode ser usada durante o transporte do cavalo, garantindo a sua integridade física ao chegar ao destino. Para maior proteção, a liga de trabalho pode ser usada em conjunto com uma almofada. 

6 – Joelheira

Como o nome indica, a joelheira é um item para a proteção dos joelhos dos cavalos contra batidas, em especial em situações em que eles estejam em altas velocidades. O acessório pode ser usado em ambos os joelhos ou, então, ser encontrado em um modelo unitário conhecido como Premium, ele tem desenho diferenciado e é usado em apenas um joelho. 

Há, também, um acessório que contribui para a proteção dos membros inferiores dos cavalos chamado de skid boot, ele é feito de um material bastante resistente para dar mais segurança para a região do machinho e oferecer sustentação. Uma forma de manter os membros inferiores dos cavalos mais protegidos. 

Dica bônus: cuide do visual dos seus cavalos

Independente da raça de cavalo que você possui em sua propriedade, saiba que é fundamental cuidar da higiene e aparência dos equinos, além de uma questão estética, existe o fator de saúde envolvido. A limpeza e o cuidado para que o animal não fique irritado são essenciais para que ele esteja sempre pronto para te ajudar nas tarefas de trabalho ou para entrar nas mais difíceis competições. 

Tenha escovas, pentes e outros produtos, como shampoos específicos para cavalos para a manutenção dos equinos. Esses produtos são desenvolvidos considerando as necessidades físicas e químicas do pelo e do organismo deles, sendo mais eficazes no processo de limpeza. O hábito de fazer a higiene do seu cavalo ajudará a manter a sua saúde fortalecida. 

Gostou de saber mais sobre os acessórios de proteção para cavalos? Lembre-se sempre de cuidar bem dos seus equinos para que se mantenham sempre saudáveis e dispostos, seja para competições ou para a lida no campo.

Imagem: https://www.shutterstock.com/home