Nutrição animal
Animais

Nutrição animal: conheça as melhores opções para gado de corte e leite.

A nutrição animal tem um papel decisivo na produção leiteira e de corte. Podendo chegar a representar 70% dos custos de criação dos rebanhos, é crucial escolher as melhores opções. Continue lendo para entender melhor o tema.

Nutrição animal: a base de uma boa criação

O Brasil é um país de grandes extensões territoriais, algo que favorece a criação de gado em campo aberto. No entanto, as demandas ambientais cada vez mais destacadas e o aumento da necessidade de produção de alimentos têm conferido um novo status para a base alimentar do rebanho, seja leiteiro ou de corte.

O aproveitamento máximo dos insumos se tornou imprescindível para o melhoramento da qualidade da produção com o mínimo impacto ao meio ambiente. Na sequência iremos explicar um pouco melhor sobre as melhores práticas voltadas para a nutrição da criação de gado leiteiro e de corte.

Melhores práticas de nutrição animal para o gado leiteiro

Observando os custos que a nutrição representa na atividade pecuária leiteira, é importante adotar algumas práticas. O manejo das pastagens deve receber o devido investimento, assim como se deve trabalhar com a suplementação alimentar. É importante chegar ao equilíbrio entre alimento volumoso e concentrado.

O gado leiteiro deve receber água limpa e fresca constantemente e abundância. O criador deve ter como foco encontrar raças leiteiras geneticamente superiores que apresentem boa performance de conversão alimentar.

Dieta nutricional ideal do gado leiteiro

O primeiro ponto que deve ser destacado é que não existe uma fórmula pronta para a dieta correta do gado leiteiro. Cada rebanho tem uma fórmula mais adequada às suas necessidades. É importante ter em mente que apenas 25% da produtividade diz respeito ao fator genético dos animais. O restante é decorrente de outros fatores como a alimentação.

O déficit nutricional está ligado à finalidade produtiva do rebanho, isto é, as metas estabelecidas previamente pelo gestor. Essas metas podem incluir o aumento do volume de litros de leite ou teor de gordura. Há uma diferença entre os nutrientes relacionados à manutenção das funções vitais do animal e à quantidade necessária para uma finalidade específica.

Essa compreensão é importante para entender quais são as demandas nutricionais do gado. Dessa forma, como cada fazenda tem um objetivo, a dieta dos animais também será única. A nutrição do gado leiteiro deve ser balanceada de acordo com os seguintes fatores:

Alimento volumoso

Esse alimento é rico em fibras, sendo essencial para o bom funcionamento do rúmen.

Sal mineral

Tem como função oferecer os macro e microminerais que são fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo.

Alimento concentrado

Fornece a quantidade de proteína e energia necessárias para que os requerimentos da produção sejam atendidos.

Melhores práticas de nutrição animal para o gado de corte

No tocante ao gado de corte é essencial oferecer uma alimentação baseada nos nutrientes essenciais para manter seu ganho de peso conforme a categoria produtiva em que o animal está inserido.

A dieta se concentra em forragens, suplementos, aditivos e alimentos concentrados. A alimentação deve ser rica em fibras, carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas. Todos esses nutrientes devem estar na medida certa.

O planejamento da alimentação do gado deve passar por algumas fases, incluindo a caracterização dos animais, verificação de suas exigências e a quantificação dos alimentos. Além disso, é imprescindível que haja o balanceamento das proporções de proteína e energia dos componentes da dieta. Cada fase possui suas próprias particularidades.

Nas regiões em que há grande sazonalidade das pastagens, como no Centro-Oeste do Brasil, é importante se atentar para as estações de seca que podem prejudicar a nutrição do gado. Nesse caso, o aporte nutricional se mostra uma estratégia importante para a lucratividade do empreendimento.

Estratégias nutricionais para gado de corte

Confira abaixo as principais estratégias nutricionais voltadas para o gado de corte:

Cria

É essencial fornecer o creep feeding que é essencial para que os bezerros cheguem à fase de desmama com mais peso do que se mantivessem uma alimentação baseada apenas em leite.

Recria

O ideal é fornecer suplemento proteico ou proteico energético de 0,1% ou 0,3% do peso vivo.

Terminação

Tipo de suplementação proteico energética com gordura a 0,5% ou confinamento / sem confinamento de acordo com o regime de chuvas de cada local.

Como escolher a melhor ração para gado de corte?

A fase mais extensa da pecuária de corte é a recria, trata-se de um ponto-chave para a criação. Nesse período, os bovinos tendem a ter uma boa conversão alimentar de forma a poder ter ganhos adicionais com baixo custo, isso se a alimentação tiver como base capim para gado de corte.

Além de ter atenção à escolha da ração adequada, é importante olhar para outros fatores, como a adaptação do gado ao clima e condições da fazenda. A produtividade pode ser comprometida pelo estresse térmico e a baixa resistência à seca ou umidade. O pasto deve ser escolhido observando esses critérios também.

Gostou de saber mais sobre nutrição animal? Navegue pelo blog da Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos como este!

Fonte imagem: pexels.com