Raça de cavalo para hipismo: conheça as mais comuns
Animais

Raça de cavalo para hipismo: quais as mais comuns?

Encontrar a raça de cavalo para hipismo mais adequada para a atividade que se pretende praticar é fundamental para alcançar bons resultados. No artigo a seguir vamos apresentar as raças de equinos que mais se destacam para essas práticas.

Raça de cavalo para hipismo: conheça as mais comuns

Ao longo da história da humanidade, os cavalos sempre foram bons companheiros para o ser humano. Esses animais foram bastante utilizados em guerras e para trabalhos rurais até serem substituídos por veículos como tanques e maquinários como tratores.

Em paralelo a essas transformações, os equinos passaram a ser utilizados para uma prática esportiva denominada hipismo. Essa prática esportiva se caracteriza por montar cavalos num contexto esportivo. As competições podem ser olímpicas ou não.

Embora essa seja uma prática física saudável para os equinos, nem todas as raças são indicadas para essa prática. Essa não indicação pode ser resultado de questões como obediência, temperamento ou porte físico. Confira a seguir quais são as raças mais recomendadas para o hipismo.

Brasileiro de hipismo

O hipismo Brasil tem se desenvolvido consideravelmente nas últimas décadas. E uma das raças de equinos mais indicadas para essas atividades esportivas é a brasileiro de hipismo. 

Esses animais possuem ótima mecânica de salto, inteligência e elegância ao desempenhar seus movimentos. Esses cavalos são considerados ideais para competições de adestramento, salto ou concursos de equitação. Mesmo não tendo um trote muito cômodo, é esperto e ágil. 

Anglo árabe

Essa raça de porte médio tem origem francesa. São animais inteligentes e com fácil adaptação. Possuem velocidade de galope e aptidão para salto. Esses equinos possuem grande elegância e resistência. 

Quarto de milha

Uma das raças de cavalo mais populares em competições de velocidade, o quarto de milha, tem origem norte-americana. Porém, não é somente na velocidade que esses animais se sobressaem. Nas provas de vaqueiros de forma geral são utilizados para a realização de trabalhos no campo. Esses cavalos são dóceis, velozes e robustos.

Mangalarga

Outro cavalo de origem brasileira nessa lista. O mangalarga possui porte médio e uma estrutura física proporcional e forte. Apresenta expressão vigorosa e sadia, mas sem perder a leveza na aparência. Uma raça bastante ativa e dócil.

Pampa

O nome dessa raça brasileira de cavalo se deve à cor da sua pelagem pampa (malhada). É um animal de temperamento dócil cujo andamento pode ser dividido em cinco categorias: marcha batida, de centro, picada, trote e trotada. 

Andaluz

Essa raça de cavalo tem origem na Andaluzia, Espanha. Os animais dessa raça podem ser usados para equitação, adestramento e sela. Tem perfil versátil e inteligente. Esse é o cavalo de sela mais antigo do mundo. Apresenta bom desenvolvimento dos músculos e ossos. Tem excelente resistência física.

Conheça as principais modalidades de hipismo

Acima apresentamos as raças de cavalo mais utilizadas para práticas esportivas. A seguir iremos falar um pouco mais sobre as principais modalidades dessa atividade esportiva.

Saltos

Nessa modalidade, o atleta e seu cavalo, devem percorrer um percurso com obstáculos a serem superados. O objetivo da competição de saltos é fazer o circuito no menor espaço de tempo possível e com o menor número de penalidades. 

Essa modalidade pode ser disputada nas categorias individual e em equipes. Na categoria por equipes, os conjuntos são formados por quatro atletas. As piores notas são descartadas ao longo da competição. 

No percurso há de 12 a 16 tipos de obstáculos diferentes. Cada erro cometido pelo atleta em um desses obstáculos gera a penalização em um ponto. No final das provas, o vencedor é aquele que tiver menos pontos negativos ou penalizações. 

Adestramento

Também conhecida como dressage (em francês), o adestramento objetiva demonstrar o desenvolvimento de movimentos naturais do animal como trotar, andar e galopar. No decorrer da apresentação o cavalo deve passar uma imagem de confiança, harmonia e atenção. 

Três ou cinco juízes, distribuídos pelo percurso, analisam as movimentações dos animais. O condutor e seu cavalo devem memorizar e executar com perfeição e harmonia os movimentos. Existem três categorias no adestramento: Amador, Profissional e Sênior.

CCE

Nessa modalidade os participantes devem apresentar domínio de três disciplinas diferentes: dressage, cross country e jumping. Essas competições acontecem em três dias de provas, um dia dedicado a cada disciplina. No decorrer do evento os participantes acumulam pontos. O vencedor é aquele que tiver maior pontuação. 

Hipismo paraolímpico

É a modalidade disputada por atletas com deficiência visual e/ou fisicomotora (com deficiência nos membros inferiores, paralisados ou de baixa estatura). Há apenas uma atividade nessa disciplina, o adestramento paraequestre. 

A classificação dos atletas para as provas se dá conforme a deficiência. O julgamento é feito observando a capacidade ou habilidade equestre demonstrada. A competição pode ser individual, por equipes ou estilo livre. 

Gostou de conhecer mais sobre a raça de cavalo para hipismo, que mais se destacam? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!